Ética e responsabilidade social das empresas cotadas da EURONEXT Lisboa (2008-2012)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/4630 |
Resumo: | Mestrado em Contabilidade |
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Ética e responsabilidade social das empresas cotadas da EURONEXT Lisboa (2008-2012)Divulgação de informaçãoÉticaResponsabilidade socialRelatoInformation disclosureEthicsSocial responsibilityReportingMestrado em ContabilidadeA grave crise económica e financeira e de valores que afetam a atualidade e que contribuíram para a atual recessão económica, são fatores que uma vez mais vêm demonstrar que é necessário desencadear uma nova perspetiva para a contabilidade assente na Responsabilidade Social (RS) e na ética, que favoreça a recuperação mundial a nível económico, financeiro e social. O presente estudo relaciona a dependência entre o relato, a ética e a RS das empresas. Com esta investigação analisa-se a divulgação de informação sobre o investimento em ética e relaciona-se este investimento com rácios financeiros, nos períodos económicos entre 2008 e 2012. Para tal, utiliza-se uma amostra composta por 36 empresas cotadas na Euronext Lisboa. Neste sentido, com base nos dados das respostas recolhidas dos relatórios e contas, de sustentabilidade e de governo das empresas efetuou-se o tratamento e a análise estatística, com recurso ao programa de estatística Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Conclui-se que as empresas investem cada vez mais em ética e em RS. Porém, ainda existe algum caminho a percorrer na divulgação deste tipo de informação, uma vez que há sectores de atividade que no período analisado não sofreram alterações (Sector dos produtos Químicos; Sector dos Bens Pessoais e Domésticos e Sector das Viagens e Lazer). Constata-se, ainda, que as maiores empresas são as que mais investem em ética e em RS.The severe economic and financial crisis and the value crisis that affect the actuality and wich contributed to the current economic recession, are factors that once again demonstrate that it is necessary to set off a new perspective to the accounting based on Social Responsibility (SR) and on the ethics, that favours the global economic, financial and social recovery. This study relates the dependence between reporting, ethics and SR firms. This research analyzes the dissemination of information on investment in ethics and relates this investment with financial ratios, in economic periods between 2008 and 2012. For this, it is used a sample of 36 companies listed on Euronext Lisbon. In this direction, based on data collected from the responses given on the sustainability and governance reports and accounts of companies, it was performed the treatment and statistical analysis, using the statistical program Statistical Package for Social Sciences (SPSS). We conclude that companies are increasingly investing in ethical and RS. However, there is still some way to go in spreading this kind of information, since there are sectors of activity that didn’t change in the analyzed period (Chemical Products Sector; Personal and Household Goods Sector and Travel and Leisure Sector). It is verified, though, that larger companies are the major investors in ethics and in RS.Santos, Paula Gomes dosJesus, Tânia Alves deRCIPLPinto, Liliana Cristina de Almeida2015-06-08T12:16:43Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4630porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:54Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4630Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:02.888030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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