Autoconceito e incerteza na rejeição de propostas assimétricas no jogo do ultimato
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/82701 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada |
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Autoconceito e incerteza na rejeição de propostas assimétricas no jogo do ultimatoSelf-concept and uncertainty in the rejecting of asymmetrical propositions in the ultimatum gameAutoconceitoIncertezaRejeiçãoAssimetriaJogo do ultimatoSelf-conceptUncertaintyRejectionAsymmetricalUltimatum gameCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia AplicadaNo jogo do ultimato estamos perante dois jogadores cuja sua função é decidir como dividir uma determinada quantia de algo por ambos. Um dos jogadores apresenta uma proposta de divisão de algo que foi selecionado para ser dividido e cabe ao outro jogador decidir se aceita ou não a proposta que lhe foi apresentada. Para a realização deste estudo foram utilizadas 50 propostas assimétricas de divisão de 2000 pontos. Manipulando o autoconceito e a incerteza, era expectável que, elevados níveis de autoconceito conduzissem a maiores taxas de rejeição de propostas assimétricas no jogo do ultimato uma vez que aceitar essas mesmas propostas implicaria a aceitação de uma avaliação negativa relativamente a si, bem como, que elevados níveis de incerteza levassem a que os sujeitos rejeitassem mais vezes propostas injustas como forma de afirmação de uma norma social. Através de uma amostra constituída por 168 participantes distribuídos aleatoriamente por seis grupos, estes realizaram uma experiência composta por quatro fases para verificar se a taxa de rejeição aumentava devido a elevados níveis de autoconceito e/ou incerteza. O presente estudo apresenta algumas limitações e os resultados do mesmo não confirmam as nossas hipóteses sendo necessário realizar estudos futuros para conseguir conclusões mais concretas.In the ultimatum game two players must decide how to split a certain quantity of something between both. One of the players will make a proposal on how that something should be split and the other player has to decide if they accept or not the offer that was proposed. For the fruition of this study 50 asymmetrical proposals of the split between 2000 points were applied. Manipulating self-concept and uncertainty, it was expected that high levels of self-concept would lead to higher rates of rejection towards asymmetrical propositions in the ultimatum game, given that the acceptance of said propositions would imply a negative self assessment of themselves, as well as high levels of uncertainty would lead the subject to an also high refusal rate of unfair proposals as a way of affirmation of a social norm. Through a sampling comprised of 168 participants, randomly distributed among six groups, the subjects were exposed to a four phase trial with the aim of verifying if the rejection rate would increase due to high levels of self-concept and/or uncertainty. The current study features a few limitations and its results do not confirm our hypotheses, with future studies proving necessary in order to ascertain more definite conclusions.Keating, JoséUniversidade do MinhoBarbosa, Ana Cristina Barros2022-11-252022-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82701por203157923info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T06:04:30Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T06:04:30Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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