Paródia Sacra
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/377 |
Resumo: | Santo Daime é uma religião com origem na Amazónia brasileira, baseada, em particular, no consumo do ayahuasca, uma bebida alucinógena especialmente emblemática das práticas xamânicas nas áreas da Amazónia do Peru e Bolívia. No Brasil, o Santo Daime surgiu durante a primeira parte do século 20, no contexto do êxodo de imigrantes do Nordeste do Brasil que foram trabalhar nas plantações de borracha. Hoje, este movimento religioso expandiu-se para as grandes cidades brasileiras e para o estrangeiro, especialmente a Europa, atraindo, em particular, jovens escolarizados de classe média. A questão é que a invenção desta religião, que expressa o típico sincretismo associado com a invenção religiosa na cultura brasileira, inverte, mas não subverte os símbolos da sociedade dominante, refletindo a forma como os subordinados, simultaneamente, resistem e se identificam com os poderes da dominação.  Parodia SacraSanto Daime is a religion with origins in the Brazilian Amazon, based, in particular, on the consumption of ayahuasca, a hallucinogenic beverage specially emblematic of shamanic practices in the Amazon areas of Peru and Bolivia. In Brazil, Santo Daime arose during the first part of the 20th century, in the context of the exodus of immigrants from Northeast Brazil who went to work in the rubber plantations. Today, this religious movement has expanded to the larger Brazilian cities and abroad, especially Europe, where it attracts middle class, young and educated people in particular. The question is that the invention of this psychedelic religion, which reflects the fertile syncretism associated with religious invention in the Brazilian culture, inverts, but does not subvert the symbols of the dominant society, expressing the way as the subordinate simultaneously resist and identify with the powers of domination.Keywords: Santo Daime, ayahuasca, syncretism, religious invention, parodia sacra, inversion without subversion. |
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Paródia SacraSanto Daimeayahuascasincretismoinvenção religiosaparodia sacrainversão sem subversãoSanto Daime é uma religião com origem na Amazónia brasileira, baseada, em particular, no consumo do ayahuasca, uma bebida alucinógena especialmente emblemática das práticas xamânicas nas áreas da Amazónia do Peru e Bolívia. No Brasil, o Santo Daime surgiu durante a primeira parte do século 20, no contexto do êxodo de imigrantes do Nordeste do Brasil que foram trabalhar nas plantações de borracha. Hoje, este movimento religioso expandiu-se para as grandes cidades brasileiras e para o estrangeiro, especialmente a Europa, atraindo, em particular, jovens escolarizados de classe média. A questão é que a invenção desta religião, que expressa o típico sincretismo associado com a invenção religiosa na cultura brasileira, inverte, mas não subverte os símbolos da sociedade dominante, refletindo a forma como os subordinados, simultaneamente, resistem e se identificam com os poderes da dominação.  Parodia SacraSanto Daime is a religion with origins in the Brazilian Amazon, based, in particular, on the consumption of ayahuasca, a hallucinogenic beverage specially emblematic of shamanic practices in the Amazon areas of Peru and Bolivia. In Brazil, Santo Daime arose during the first part of the 20th century, in the context of the exodus of immigrants from Northeast Brazil who went to work in the rubber plantations. Today, this religious movement has expanded to the larger Brazilian cities and abroad, especially Europe, where it attracts middle class, young and educated people in particular. The question is that the invention of this psychedelic religion, which reflects the fertile syncretism associated with religious invention in the Brazilian culture, inverts, but does not subvert the symbols of the dominant society, expressing the way as the subordinate simultaneously resist and identify with the powers of domination.Keywords: Santo Daime, ayahuasca, syncretism, religious invention, parodia sacra, inversion without subversion.Instituto Superior Miguel Torga2014-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/377Interações: Sociedade e as novas modernidades; No. 27Interações: Sociedade e as novas modernidades; Núm. 27Interações: Sociedade e as novas modernidades; N.º 272184-39290873-0725reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/377https://www.interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/377/391Direitos de Autor (c) 2016 Interaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessAfonso, Carlos Alberto2024-02-21T19:46:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:07.342027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Santo Daime é uma religião com origem na Amazónia brasileira, baseada, em particular, no consumo do ayahuasca, uma bebida alucinógena especialmente emblemática das práticas xamânicas nas áreas da Amazónia do Peru e Bolívia. No Brasil, o Santo Daime surgiu durante a primeira parte do século 20, no contexto do êxodo de imigrantes do Nordeste do Brasil que foram trabalhar nas plantações de borracha. Hoje, este movimento religioso expandiu-se para as grandes cidades brasileiras e para o estrangeiro, especialmente a Europa, atraindo, em particular, jovens escolarizados de classe média. A questão é que a invenção desta religião, que expressa o típico sincretismo associado com a invenção religiosa na cultura brasileira, inverte, mas não subverte os símbolos da sociedade dominante, refletindo a forma como os subordinados, simultaneamente, resistem e se identificam com os poderes da dominação.  Parodia SacraSanto Daime is a religion with origins in the Brazilian Amazon, based, in particular, on the consumption of ayahuasca, a hallucinogenic beverage specially emblematic of shamanic practices in the Amazon areas of Peru and Bolivia. In Brazil, Santo Daime arose during the first part of the 20th century, in the context of the exodus of immigrants from Northeast Brazil who went to work in the rubber plantations. Today, this religious movement has expanded to the larger Brazilian cities and abroad, especially Europe, where it attracts middle class, young and educated people in particular. The question is that the invention of this psychedelic religion, which reflects the fertile syncretism associated with religious invention in the Brazilian culture, inverts, but does not subvert the symbols of the dominant society, expressing the way as the subordinate simultaneously resist and identify with the powers of domination.Keywords: Santo Daime, ayahuasca, syncretism, religious invention, parodia sacra, inversion without subversion. |
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