Modelo lógico de um programa de intervenção comunitária – GerAcções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalhosa, Susana Fonseca de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Domingos, Ana Maria, Sequeira, Cátia Filipa Narciso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6152
Resumo: Os modelos lógicos são uma maneira sucinta de mostrar e ilustrar como um projecto foi concebido e está a ser desenvolvido e resume os principais elementos do projecto. O modelo lógico do programa GerAccões é apresentado. Foi desenvolvido como uma forma de planeamento estratégico, que vem sendo utilizado para uma melhoria contínua do programa e, agora, no final deste, para o planeamento da avaliação. Os componentes do modelo lógico do GerAcções são: (1) Missão do programa – envolver as pessoas que moram ou trabalham na Freguesia de Santa Maria de Belém (Lisboa), como os membros-chave na promoção dos seus interesses e na resolução dos seus problemas, afim de construir uma comunidade saudável; (2) Recursos – parcerias, coligações comunitárias e patrocinadores; (3) Objectivos – Gerais: envolvimento de crianças e jovens, famílias e seniores no seu próprio processo de desenvolvimento, bem como o envolvimento da comunidade e parceiros da rede social para uma intervenção integrada no processo de construção de uma comunidade saudável, e Específicos: o empowerment comunitário, a promoção da saúde e prevenção da violência, o bemestar e qualidade de vida; (4) Actividades – Conselho Consultivo, a intervenção nas escolas, Roteiro de espaços lúdicos, Centro Jovem e Centro Sénior, Formação Parental, Comissão Social de Freguesia, Dia Europeu dos Vizinhos, Publicações; (5) Cronograma – desde Março de 2006 até Fevereiro de 2010; (6) Resultados – maior conhecimento em relação aos comportamentos positivos para a saúde, o aumento das competências pessoais e sociais para as crianças e os jovens, os pais aumentarem seus conhecimentos e competências de comunicação positiva, aumentar a participação comunitária, estabelecimento de redes de suporte formais e informais; (7) Indicadores – número de participantes, conhecimentos e competências alcançados, mudança de atitudes e de condições; (8) Medidas – quantitativa como inquéritos e aplicação de escalas, e qualitativas como grupos de discussão e entrevistas; (9) Sustentabilidade; e (10) Avaliação. A avaliação do programa GerAcções é pertinente, neste momento, providenciando informação sobre o valor e a importância do programa através de investigação sistemática. A avaliação tem um objectivo e as informações fornecidas serão usadas para facilitar a decisão do rumo das acções. .
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Os componentes do modelo lógico do GerAcções são: (1) Missão do programa – envolver as pessoas que moram ou trabalham na Freguesia de Santa Maria de Belém (Lisboa), como os membros-chave na promoção dos seus interesses e na resolução dos seus problemas, afim de construir uma comunidade saudável; (2) Recursos – parcerias, coligações comunitárias e patrocinadores; (3) Objectivos – Gerais: envolvimento de crianças e jovens, famílias e seniores no seu próprio processo de desenvolvimento, bem como o envolvimento da comunidade e parceiros da rede social para uma intervenção integrada no processo de construção de uma comunidade saudável, e Específicos: o empowerment comunitário, a promoção da saúde e prevenção da violência, o bemestar e qualidade de vida; (4) Actividades – Conselho Consultivo, a intervenção nas escolas, Roteiro de espaços lúdicos, Centro Jovem e Centro Sénior, Formação Parental, Comissão Social de Freguesia, Dia Europeu dos Vizinhos, Publicações; (5) Cronograma – desde Março de 2006 até Fevereiro de 2010; (6) Resultados – maior conhecimento em relação aos comportamentos positivos para a saúde, o aumento das competências pessoais e sociais para as crianças e os jovens, os pais aumentarem seus conhecimentos e competências de comunicação positiva, aumentar a participação comunitária, estabelecimento de redes de suporte formais e informais; (7) Indicadores – número de participantes, conhecimentos e competências alcançados, mudança de atitudes e de condições; (8) Medidas – quantitativa como inquéritos e aplicação de escalas, e qualitativas como grupos de discussão e entrevistas; (9) Sustentabilidade; e (10) Avaliação. A avaliação do programa GerAcções é pertinente, neste momento, providenciando informação sobre o valor e a importância do programa através de investigação sistemática. A avaliação tem um objectivo e as informações fornecidas serão usadas para facilitar a decisão do rumo das acções. .ABSTRACT: The logic models are a succinct way to show and illustrate how a project was designed and is being developed and outlines the main elements of the project. The logic model of GerAccões’ program is presented. It was developed as a form of strategic planning, which has been used for a continuous improvement program, and now at the end of program for evaluation planning. The components of the GerAcções logic model are: (1) Mission of the program – involving people who live or work in the borough of Santa Maria de Belém (Lisbon), as key members in promoting their interests and to solve their problems in order to build a healthy community, (2) 489 Resources – partnerships, coalitions and community sponsors, (3) Goals – General: Involving children and young people, families and seniors in their own development process, as well as community involvement and partners in the social network for an integrated intervention in the process of building a healthy community, and Specific: The community empowerment, health promotion and violence prevention, wellbeing and quality of life (4) Activities – Advisory Board Intervention in schools, Roadmap of leisure areas, Youth Center and Senior Center, Parental Training, Social Commission, European Neighbours' Day, Publications, (5) Schedule – from March 2006 until February 2010, (6) Results – greater knowledge regarding the positive health behaviours, increasing personal and social skills for children and young people, parents increase their knowledge and skills of positive communication, increasing community participation, establishment of networks of formal and informal support; (7) Indicators – number of participants, knowledge and skills achieved, changing attitudes and conditions, (8) Measures – quantitative, such as surveys and scales, and qualitative, focus group discussions and interviews (9) Sustainability and (10) Evaluation. The evaluation of GerAcções program is pertinent at this point, providing information about the value and importance of the program through systematic investigation. The assessment takes a target and the information provided will be used to facilitate the decision of the direction of actions.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPACarvalhosa, Susana Fonseca deDomingos, Ana MariaSequeira, Cátia Filipa Narciso2018-01-29T18:54:14Z2010-01-01T00:00:00Z2010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6152porAnálise Psicológica, 28(3), 651-6630870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:53Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:59.556886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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