A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: , Cristiano Nicolini
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Marciano, Ruan Lucas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13314
Resumo: O texto é resultado da análise de três situações em que a Aula Histórica, proposta pela historiadora Maria Auxiliadora Schmidt (2020), foi desenvolvida como estratégia para uma Didática Reconstrutivista da História, na Universidade Federal de Goiás, Brasil, nos anos de 2022 e 2023. Estudantes da graduação e da pós-graduação partiram de diferentes problematizações e intenções para essas elaborações, mantendo como eixo a articulação entre ensino e pesquisa. O texto apresenta algumas considerações e busca ampliar as possibilidades para a construção de uma metodologia que aproxima a universidade da escola de educação básica, rompendo o paradigma da transposição didática.
id RCAP_74d33cd1e50375f84df8f44e5e0929cd
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduaçãoDossier temáticoO texto é resultado da análise de três situações em que a Aula Histórica, proposta pela historiadora Maria Auxiliadora Schmidt (2020), foi desenvolvida como estratégia para uma Didática Reconstrutivista da História, na Universidade Federal de Goiás, Brasil, nos anos de 2022 e 2023. Estudantes da graduação e da pós-graduação partiram de diferentes problematizações e intenções para essas elaborações, mantendo como eixo a articulação entre ensino e pesquisa. O texto apresenta algumas considerações e busca ampliar as possibilidades para a construção de uma metodologia que aproxima a universidade da escola de educação básica, rompendo o paradigma da transposição didática.The text is the result of the analysis of three situations in which the History Class, proposed by the historian Maria Auxiliadora Schmidt (2020), was developed as a strategy for a Reconstructivist Didactic of History, at the Federal University of Goiás, Brazil, in the years 2022 and 2023 Undergraduate and postgraduate students started with different problematizations and intentions for these elaborations, maintaining the articulation between teaching and research as an axis. The text presents some considerations and seeks to expand the possibilities for the construction of a methodology that brings the university closer to the basic education school, breaking the paradigm of didactic transposition.2024-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13314por2183-04792182-3278, Cristiano NicoliniMarciano, Ruan Lucasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T13:49:36Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:52.327893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação
title A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação
spellingShingle A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação
, Cristiano Nicolini
Dossier temático
title_short A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação
title_full A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação
title_fullStr A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação
title_full_unstemmed A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação
title_sort A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação
author , Cristiano Nicolini
author_facet , Cristiano Nicolini
Marciano, Ruan Lucas
author_role author
author2 Marciano, Ruan Lucas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv , Cristiano Nicolini
Marciano, Ruan Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Dossier temático
topic Dossier temático
description O texto é resultado da análise de três situações em que a Aula Histórica, proposta pela historiadora Maria Auxiliadora Schmidt (2020), foi desenvolvida como estratégia para uma Didática Reconstrutivista da História, na Universidade Federal de Goiás, Brasil, nos anos de 2022 e 2023. Estudantes da graduação e da pós-graduação partiram de diferentes problematizações e intenções para essas elaborações, mantendo como eixo a articulação entre ensino e pesquisa. O texto apresenta algumas considerações e busca ampliar as possibilidades para a construção de uma metodologia que aproxima a universidade da escola de educação básica, rompendo o paradigma da transposição didática.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13314
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0479
2182-3278
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136834202107904