A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13314 |
Resumo: | O texto é resultado da análise de três situações em que a Aula Histórica, proposta pela historiadora Maria Auxiliadora Schmidt (2020), foi desenvolvida como estratégia para uma Didática Reconstrutivista da História, na Universidade Federal de Goiás, Brasil, nos anos de 2022 e 2023. Estudantes da graduação e da pós-graduação partiram de diferentes problematizações e intenções para essas elaborações, mantendo como eixo a articulação entre ensino e pesquisa. O texto apresenta algumas considerações e busca ampliar as possibilidades para a construção de uma metodologia que aproxima a universidade da escola de educação básica, rompendo o paradigma da transposição didática. |
id |
RCAP_74d33cd1e50375f84df8f44e5e0929cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13314 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduaçãoDossier temáticoO texto é resultado da análise de três situações em que a Aula Histórica, proposta pela historiadora Maria Auxiliadora Schmidt (2020), foi desenvolvida como estratégia para uma Didática Reconstrutivista da História, na Universidade Federal de Goiás, Brasil, nos anos de 2022 e 2023. Estudantes da graduação e da pós-graduação partiram de diferentes problematizações e intenções para essas elaborações, mantendo como eixo a articulação entre ensino e pesquisa. O texto apresenta algumas considerações e busca ampliar as possibilidades para a construção de uma metodologia que aproxima a universidade da escola de educação básica, rompendo o paradigma da transposição didática.The text is the result of the analysis of three situations in which the History Class, proposed by the historian Maria Auxiliadora Schmidt (2020), was developed as a strategy for a Reconstructivist Didactic of History, at the Federal University of Goiás, Brazil, in the years 2022 and 2023 Undergraduate and postgraduate students started with different problematizations and intentions for these elaborations, maintaining the articulation between teaching and research as an axis. The text presents some considerations and seeks to expand the possibilities for the construction of a methodology that brings the university closer to the basic education school, breaking the paradigm of didactic transposition.2024-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13314por2183-04792182-3278, Cristiano NicoliniMarciano, Ruan Lucasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T13:49:36Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:35:52.327893Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação |
title |
A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação |
spellingShingle |
A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação , Cristiano Nicolini Dossier temático |
title_short |
A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação |
title_full |
A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação |
title_fullStr |
A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação |
title_full_unstemmed |
A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação |
title_sort |
A Didática Reconstrutivista da História e a Aula Histórica: experiências na graduação e na pós-graduação |
author |
, Cristiano Nicolini |
author_facet |
, Cristiano Nicolini Marciano, Ruan Lucas |
author_role |
author |
author2 |
Marciano, Ruan Lucas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
, Cristiano Nicolini Marciano, Ruan Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dossier temático |
topic |
Dossier temático |
description |
O texto é resultado da análise de três situações em que a Aula Histórica, proposta pela historiadora Maria Auxiliadora Schmidt (2020), foi desenvolvida como estratégia para uma Didática Reconstrutivista da História, na Universidade Federal de Goiás, Brasil, nos anos de 2022 e 2023. Estudantes da graduação e da pós-graduação partiram de diferentes problematizações e intenções para essas elaborações, mantendo como eixo a articulação entre ensino e pesquisa. O texto apresenta algumas considerações e busca ampliar as possibilidades para a construção de uma metodologia que aproxima a universidade da escola de educação básica, rompendo o paradigma da transposição didática. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-01-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13314 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/historia/article/view/13314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0479 2182-3278 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136834202107904 |