O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serpa, Sandro Nuno Ferreira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2634
Resumo: Copyright © 2007 Universidade dos Açores.
id RCAP_74d4a48fb3bca6e2f8ded4b4cf339e38
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2634
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-JosephEstratégias EducativasGéneroFratriaDoença de Machado-JosephCopyright © 2007 Universidade dos Açores.Este artigo procura identificar possíveis diferenças parentais nas estratégias educativas e de investimento escolar, atendendo ao género e à posição na fratria das(os) filhas(os) de famílias desfavorecidas. Dos resultados obtidos através de dez entrevistas a doentes de Machado-Joseph, nos Açores, encontrámos situações em que, sem colocar em causa a importância da escola na estruturação da vida futura ou a existência de percursos escolares de sucesso, as famílias retiram filhos(as) da escola por necessidades económicas ou de apoio doméstico, entrecruzando-se, deste modo, justificações económicas com justificações de género e de posição na fratria. Conclui-se que se torna essencial compreender as lógicas educativas parentais subjacentes ao lugar da criança que é atribuído nestas famílias, de forma a possibilitar uma intervenção preventiva na criação de condições para uma trajectória escolar bem sucedida destas crianças, enquanto condição essencial para o seu futuro.ABSTRACT: This article intends to identify possible parental differences on educational strategies and scholarship investment, considering the gender and the position in the fratria of sons and daughters within disadvantage families. From the results obtained through ten interviews to people suffering from Machado-Joseph disease, in Azores, situations were found on which, without taking in account the importance of school in future life structure or the existence of scholarship successful courses, these families take off their children from school due to economical needs or domestic support, intersecting this way, economical justifications with gender and position on fratria reasons. We infer that it is essential to understand the educational parental logic subjacent to the place imputed by these families to the child, in order to enable a preventive intervention to create conditions to a well succeeded scholar trajectory or these children, as an essential condition for their future.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresSerpa, Sandro Nuno Ferreira2014-01-22T16:37:02Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2634porSerpa, S. (2007). "O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph". Arquipélago - Ciências da Educação, 8, 175-197. ISSN 0873-8165.0873-8165info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:29Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:18.254172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph
title O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph
spellingShingle O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph
Serpa, Sandro Nuno Ferreira
Estratégias Educativas
Género
Fratria
Doença de Machado-Joseph
title_short O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph
title_full O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph
title_fullStr O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph
title_full_unstemmed O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph
title_sort O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph
author Serpa, Sandro Nuno Ferreira
author_facet Serpa, Sandro Nuno Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Serpa, Sandro Nuno Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias Educativas
Género
Fratria
Doença de Machado-Joseph
topic Estratégias Educativas
Género
Fratria
Doença de Machado-Joseph
description Copyright © 2007 Universidade dos Açores.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2014-01-22T16:37:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/2634
url http://hdl.handle.net/10400.3/2634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Serpa, S. (2007). "O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph". Arquipélago - Ciências da Educação, 8, 175-197. ISSN 0873-8165.
0873-8165
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130702401241088