O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/2634 |
Resumo: | Copyright © 2007 Universidade dos Açores. |
id |
RCAP_74d4a48fb3bca6e2f8ded4b4cf339e38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/2634 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-JosephEstratégias EducativasGéneroFratriaDoença de Machado-JosephCopyright © 2007 Universidade dos Açores.Este artigo procura identificar possíveis diferenças parentais nas estratégias educativas e de investimento escolar, atendendo ao género e à posição na fratria das(os) filhas(os) de famílias desfavorecidas. Dos resultados obtidos através de dez entrevistas a doentes de Machado-Joseph, nos Açores, encontrámos situações em que, sem colocar em causa a importância da escola na estruturação da vida futura ou a existência de percursos escolares de sucesso, as famílias retiram filhos(as) da escola por necessidades económicas ou de apoio doméstico, entrecruzando-se, deste modo, justificações económicas com justificações de género e de posição na fratria. Conclui-se que se torna essencial compreender as lógicas educativas parentais subjacentes ao lugar da criança que é atribuído nestas famílias, de forma a possibilitar uma intervenção preventiva na criação de condições para uma trajectória escolar bem sucedida destas crianças, enquanto condição essencial para o seu futuro.ABSTRACT: This article intends to identify possible parental differences on educational strategies and scholarship investment, considering the gender and the position in the fratria of sons and daughters within disadvantage families. From the results obtained through ten interviews to people suffering from Machado-Joseph disease, in Azores, situations were found on which, without taking in account the importance of school in future life structure or the existence of scholarship successful courses, these families take off their children from school due to economical needs or domestic support, intersecting this way, economical justifications with gender and position on fratria reasons. We infer that it is essential to understand the educational parental logic subjacent to the place imputed by these families to the child, in order to enable a preventive intervention to create conditions to a well succeeded scholar trajectory or these children, as an essential condition for their future.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresSerpa, Sandro Nuno Ferreira2014-01-22T16:37:02Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/2634porSerpa, S. (2007). "O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph". Arquipélago - Ciências da Educação, 8, 175-197. ISSN 0873-8165.0873-8165info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:30:29Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/2634Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:25:18.254172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph |
title |
O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph |
spellingShingle |
O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph Serpa, Sandro Nuno Ferreira Estratégias Educativas Género Fratria Doença de Machado-Joseph |
title_short |
O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph |
title_full |
O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph |
title_fullStr |
O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph |
title_full_unstemmed |
O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph |
title_sort |
O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph |
author |
Serpa, Sandro Nuno Ferreira |
author_facet |
Serpa, Sandro Nuno Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serpa, Sandro Nuno Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias Educativas Género Fratria Doença de Machado-Joseph |
topic |
Estratégias Educativas Género Fratria Doença de Machado-Joseph |
description |
Copyright © 2007 Universidade dos Açores. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-01-01T00:00:00Z 2014-01-22T16:37:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/2634 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/2634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Serpa, S. (2007). "O género e a fratria nas estratégias educativas e investimento escolar de famílias desfavorecidas: um estudo com progenitores com a Doença de Machado-Joseph". Arquipélago - Ciências da Educação, 8, 175-197. ISSN 0873-8165. 0873-8165 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade dos Açores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade dos Açores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130702401241088 |