A Pragmatic Approach To Boot Time Optimization For Modern Embedded Linux Systems

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Brian Emmanuel Vilaça
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1748
Resumo: Sistemas embebidos (SE) são ubíquos. Escondidos nos sistemas de transporte, dispositivos médicos, bens de consumo e todos os outros equipamentos eletrónicos, ficamos cada vez mais dependentes deles. E, com o avanço tecnológico, tornam-se mais complexos e sofisticados. O poder computacional que outrora nos levou à lua, hoje não satisfaz os requisitos de uma calculadora gráfica moderna. Uma das áreas onde isto se torna particularmente evidente é na indústria automóvel. Inspirado pela evolução dos smartphones, o utilizador exige mais funcionalidades no seu veículo. Consequentemente, o Infotainment In-Vehicle (IVI) tradicional consistia apenas numa consola de um rádio básico. Atualmente, os sistemas IVI possuem emparelhamento Bluetooth, sistemas de navegação e até transmissão de vídeo. Caracterizado por sistemas críticos de tempo real em várias Unidades de Controlo Eletrónico (ECU), o sistema IVI, com este ambiente rico em funcionalidades tem dificuldade em lidar com ele. Este problema destacou-se durante o desenvolvimento da Interface Homem-Máquina (HMI) no projeto P689 "Cockpit do Future: Conceitos e Funções HMI" do programa INNOVCAR. Com a funcionalidade rica e pesada que o software tinha, o hardware não conseguia acompanhar sem se sobrecarregar o tempo de inicialização. Além disso, devido às limitações de ambiente, os atalhos vulgares de inicialização, como suspensão e hibernação, não são aplicáveis. É neste contexto que o objetivo desta dissertação é reduzir de forma pragmática o tempo de inicialização de um caso de estudo do sistema IVI desenvolvido no P689. No entanto, para atingir bons níveis de optimização, é necessária uma análise crítica das funcionalidades e requisitos do caso de estudo. Somente depois deste passo, é possível optimizar cuidadosamente os vários níveis de inicialização. A partir do momento que a primeira linha de código é executada, até ao caso de estudo estar totalmente operacional, esta tese documenta o uso de várias técnicas para resolver este problema.
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