Ciências da Educação e Ciências Cognitivas. Contributos para uma abordagem transdisciplinar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.3022 |
Resumo: | O desenvolvimento da investigação científica no domínio das Ciências Cognitivas tem contribuído para uma nova e mais complexa perspectiva sobre o sujeito da educação, a cognição e a aprendizagem. A natureza do fenómeno educativo e as rápidas transformações a que tem estado sujeito remetem para a necessidade de incorporar uma teoria da mudança que permita lidar com as múltiplas questões e problemas com que se confronta a reflexão em educação e a prática educativa. Estes aspectos tornam necessários novos paradigmas de investigação e novas formas de colaboração que ultrapassem as barreiras entre os saberes. Partindo da teoria da complexidade como paradigma emergente, quer no âmbito das Ciências Naturais quer das Ciências Sociais e Humanas, apresentam-se alguns argumentos a favor da colaboração entre Ciências da Educação e Ciências Cognitivas, clarificando a sua necessidade e implicações, assim como as possibilidades que representa para a investigação e acção educativas. Palavras-chave Educação; Cognição; Complexidade; Transdisciplinaridade |
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Ciências da Educação e Ciências Cognitivas. Contributos para uma abordagem transdisciplinarCIENCiAS DE lA EDUCACIÓN Y CIENCIAS COGNITIVAS. UN ENFOQUE TRANSDISCIPLINARIOCiências da Educação e Ciências Cognitivas. Contributos para uma abordagem transdisciplinarArtigosO desenvolvimento da investigação científica no domínio das Ciências Cognitivas tem contribuído para uma nova e mais complexa perspectiva sobre o sujeito da educação, a cognição e a aprendizagem. A natureza do fenómeno educativo e as rápidas transformações a que tem estado sujeito remetem para a necessidade de incorporar uma teoria da mudança que permita lidar com as múltiplas questões e problemas com que se confronta a reflexão em educação e a prática educativa. Estes aspectos tornam necessários novos paradigmas de investigação e novas formas de colaboração que ultrapassem as barreiras entre os saberes. Partindo da teoria da complexidade como paradigma emergente, quer no âmbito das Ciências Naturais quer das Ciências Sociais e Humanas, apresentam-se alguns argumentos a favor da colaboração entre Ciências da Educação e Ciências Cognitivas, clarificando a sua necessidade e implicações, assim como as possibilidades que representa para a investigação e acção educativas. Palavras-chave Educação; Cognição; Complexidade; TransdisciplinaridadeThe development of scientific research in the field of Cognitive Sciences contributed to a newer and more complex perspective about the human subject, learning and cognition. The nature of the educational phenomenon and its fast transformations point out for the need to incorporate a theory of change allowing to deal with the multiple questions and problems in the field of education. Considering complexity theory as an emergent paradigm in the field of Natural Sciences as well as in Social Sciences, some arguments for the cooperation between Educational Sciences and Cognitive Sciences will be presented, clarifying its need and implications, as well as the possibilities that it will represent to educational research and action. Keywords Education; Cognition; Complexity; TransdisciplinarityEl desarrollo de la investigación científica en el ámbito de las Ciencias Cognitivas ha contribuido para una nueva y más compleja perspectiva sobre el sujeto de la educación, la cognición y el aprendizaje. La naturaleza del fenómeno educativo y las rápidas transformaciones por las que ha pasado recientemente remeten para la necesidad de incorporar una teoría del cambio que permita afrontar las múltiples cuestiones y problemas con los que se depara la reflexión en educación y la práctica educativa. Estos aspectos tornan necesarios nuevos paradigmas de investigación y nuevos modos de cooperación que ultrapasen las barreras entre los saberes. Considerando la teoría de la complejidad como paradigma emergente en el ámbito de las Ciencias Naturales y las Ciencias Sociales y Humanas, se presentan algunos argumentos en defensa de la cooperación entre Ciencias de la Educación y Ciencias Cognitivas, clarificando su necesidad y implicaciones, bien como las posibilidades que representa para la investigación y la acción educativas. Palabras-clave Educación; Cognición; Complejidad; TransdisciplinaridadInstituto de Educação - Universidade do Minho2012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3022por2183-04520871-9187Gonçalves, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:09Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3022Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:28.085526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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