A criatividade, as emoções de realização e o desempenho académico no ensino regular e artístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Gabriela Batista da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25504
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_74f2dd88c0235707d07f6db5db999705
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/25504
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criatividade, as emoções de realização e o desempenho académico no ensino regular e artísticoCriatividadeDesempenho académicoEmoçõesDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraO presente estudo propõe-se analisar a relação entre o pensamento divergente, as emoções de realização e o desempenho académico em função de dois tipos de ensino (regular e artístico). A amostra utilizada é constituída por 163 alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos, a frequentar o 3º Ciclo num estabelecimento de ensino público de Coimbra. Utilizou-se a adaptação portuguesa da versão mais recente do Torrance Test of Creative Thinking-Figural – TTCT-Figurativo (Azevedo, 2007), procedeu-se à adaptação para a língua portuguesa da subescala Learning-Related Emotions During Studying – Emoções de Realização Relativas à Aprendizagem Durante o Estudo (ERADE), pertencente à escala Achievement Emotions Questionnaire de Pekrun, Goetz e Perry (2005), e elaborou-se um questionário para a recolha de dados sociobiográficos e familiares. A análise dos dados revelou uma superioridade dos valores obtidos na maioria dos parâmetros do TTCT-Figurativo por parte dos alunos do ensino artístico, que revelaram igualmente diferenças significativas nalgumas emoções de realização e no desempenho académico, favorecendo aquele tipo de ensino. Verificou-se ainda uma relação positiva entre o parâmetro Fluência do TTCT-Figurativo e a emoção Vergonha. O presente estudo permite algumas reflexões em torno do desenvolvimento da criatividade e do seu papel no desempenho académico, bem como da pertinência da experiência emocional no processo de ensino-aprendizagem.The present study proposes an analysis of the relationship between divergent thinking, achievement emotions and academic performance for two different types of education (regular and artistic). The sample is comprised by 163 students, aged between12 and 16 years old, attending middle school in a public school of Coimbra. It was used the Portuguese adaptation of the Torrance Test of Creative Thinking-Figural – TTCT-Figural (Azevedo, 2007), and it was made an adaptation from the Learning – Related Emotions During Studying scale (Pekrun, Goetz & Perry, 2005) to Portuguese language. We also made a questionnaire for demographic and family data assessment. The artistic education’ students showed higher values in the TTCT-Figure’s parameters majority, differences in some achievement emotions experience, and in academic performance, favoring this type of education. Furthermore, it was verified a positive relationship between the Fluency parameter (TTCT-Figural) and the Shame subscale. The present study allows for some reflections on creativity development and its role on academic performance, as well as on emotional experience’s pertinence during education-learning process.2013-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25504http://hdl.handle.net/10316/25504TID:201444550porSilva, Ana Gabriela Batista dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:25.652876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade, as emoções de realização e o desempenho académico no ensino regular e artístico
title A criatividade, as emoções de realização e o desempenho académico no ensino regular e artístico
spellingShingle A criatividade, as emoções de realização e o desempenho académico no ensino regular e artístico
Silva, Ana Gabriela Batista da
Criatividade
Desempenho académico
Emoções
title_short A criatividade, as emoções de realização e o desempenho académico no ensino regular e artístico
title_full A criatividade, as emoções de realização e o desempenho académico no ensino regular e artístico
title_fullStr A criatividade, as emoções de realização e o desempenho académico no ensino regular e artístico
title_full_unstemmed A criatividade, as emoções de realização e o desempenho académico no ensino regular e artístico
title_sort A criatividade, as emoções de realização e o desempenho académico no ensino regular e artístico
author Silva, Ana Gabriela Batista da
author_facet Silva, Ana Gabriela Batista da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Gabriela Batista da
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Desempenho académico
Emoções
topic Criatividade
Desempenho académico
Emoções
description Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/25504
http://hdl.handle.net/10316/25504
TID:201444550
url http://hdl.handle.net/10316/25504
identifier_str_mv TID:201444550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133774160592896