Escutar a voz da criança: possibilidades sem fim
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/77950 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
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Escutar a voz da criança: possibilidades sem fimListening the child's voice: endless possibilitiesDireitos da criançaInteresses da criançaParticipação ativaVoz da criançaChild's rightsChild's interestsActive participationChild's voiceCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoO relatório “Escutar a voz da criança: possibilidades sem fim” foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta investigação cuja questão orientadora é “As aprendizagens das crianças tornam-se mais significativas para elas se resultarem de interesses expressos pela sua própria ‘voz’?”, foi realizada no âmbito de dois contextos distintos: primeiro com um grupo de crianças do pré-escolar e, em seguida, com crianças do 1.º ciclo. A metodologia utilizada foi a de investigação-ação, num paradigma de natureza qualitativa e interpretativa. O projeto teve início no contexto de pré-escolar e partiu de uma observação em particular que despertou o nosso interesse, nomeadamente, a dinâmica de participação de uma criança. Deste modo, procurou-se perceber se e como o ’dar a voz’ às crianças, escutando e respeitando os seus interesses, pode tornar as suas aprendizagens mais significativas e, consequentemente, torná-las mais motivadas, interessadas e confiantes na sua participação. No contexto do 1.º ciclo, tentou-se dar continuidade ao projeto, apesar de a maior parte do estágio ter sido realizado em ensino à distância. O presente projeto relata, assim, o processo de investigação e de intervenção cujo âmbito essencial foi o de ‘dar a voz’ às crianças, valorizar as suas ideias e respeitar os seus interesses na investigação, planificação e desenvolvimento das atividades. As atividades realizadas eram propostas pelas crianças ou em função dos seus interesses, expressos através de formas diversas. A ludicidade, característica inerente à infância, foi um aspeto sempre presente em todas as atividades desenvolvidas.The report “Listening to the child's voice: endless possibilities” was prepared under the Master’s degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. This research whose guiding question is "Do children's learning become more meaningful to them if they result from 'interests' expressed by their own 'voice'?”, was carried out considering two different contexts: first with a group of preschool and then with the children of the 1st cycle. The methodology used was action-research, in a qualitative and interpretative paradigm. The project started in the pre-school context and started from a particular observation that aroused our interest, namely, the dynamics of a child's participation. In this way, we tried to understand if and how 'giving a voice' to children by listening and respecting their interests, could make their learning more relevant and, consequently, make them more motivated, interested and confident in their participation. In the context of the 1st cycle, an attempt was made to continue the project, although most of the internship was carried out in distance learning. The present project, therefore, disclaims the research and intervention process whose purpose was ‘to give children a voice’, to value their ideas and to respect their interests in the investigation, planning and development of activities. The activities carried out are proposed by the children or planned according to their interests, expressed in different ways. Playfulness, a characteristic inherent in childhood, was an aspect always present in all activities developed.Antunes, Carla PiresUniversidade do MinhoMoreira, Ana Sofia Pinho2021-03-242021-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77950por202989259info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77950Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:18.683883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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