Suicídios ferroviários: scoping review
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/17432 |
Resumo: | Contexto: O suicídio ferroviário é um dos métodos mais letais e violentos de morte, originando 94% de resultados de morte. Embora exista um corpo crescente de literatura e investigação sobre suicídio ferroviário e sua prevenção, pouco se sabe sobre a sua abrangência temática, sendo grande a lacuna na sistematização das evidências existentes. Objetivos: Identificar as evidências disponíveis na literatura sobre suicídios ferroviários, determinar como a investigação sobre este tema se tem realizado e identificar lacunas de forma a orientar futuras investigações. Método: Foi conduzida uma Scoping Review (ScR), seguindo as etapas definidas por Arksey e O’Malley (2005) para este tipo de revisão sistemática e as orientações PRISMA ScR. A pesquisa foi realizada através de quatro bases de dados (CINAHL with Full Text, MEDLINE/PubMed, PsycInfo e EMBASE), usando critérios de elegibilidade amplos e orientados pela questão PICo definida. Resultados: Dos 1086 artigos inicialmente identificados, foram incluídos 58 estudos, identificando-se 6 categorias relativamente às temáticas abordadas: fatores de risco, comportamentos antecedentes, impacto dos suicídios ferroviários, intervenção/ prevenção, hotspots e miscelânea. A maioria dos estudos eram quantitativos e apenas 3 eram qualitativos. Entre os fatores de risco destacam-se: género masculino, jovens, solteiros, com doença mental, desempregados, a viverem sozinhos ou perto de caminhos-de-ferro. Entre os comportamentos antecedentes do suicídio ferroviário salientam-se: deixar objetos pessoais para trás, evitar o contacto visual, movimentos repetitivos, padrões de comunicação desorganizados, confusão geral e abuso de álcool. As estratégias de prevenção mais estudadas até à data foi a utilização das designadas platform screen doors. Os estudos do impacto, centrados maioritariamente nos maquinistas, revelam a existência de reações psicológicas severas. Conclusão: Esta Scoping Review identifica três lacunas principais: necessidade de estudos qualitativos, de estudos de impacto específicos do suicídio ferroviário envolvendo vários potenciais afetados e de estudos de eficácia de medidas abrangentes de prevenção do suicídio ferroviário. |
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Suicídios ferroviários: scoping reviewSuicídios ferroviáriosPrevençãoFatores de riscoHotspotsScoping reviewDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisContexto: O suicídio ferroviário é um dos métodos mais letais e violentos de morte, originando 94% de resultados de morte. Embora exista um corpo crescente de literatura e investigação sobre suicídio ferroviário e sua prevenção, pouco se sabe sobre a sua abrangência temática, sendo grande a lacuna na sistematização das evidências existentes. Objetivos: Identificar as evidências disponíveis na literatura sobre suicídios ferroviários, determinar como a investigação sobre este tema se tem realizado e identificar lacunas de forma a orientar futuras investigações. Método: Foi conduzida uma Scoping Review (ScR), seguindo as etapas definidas por Arksey e O’Malley (2005) para este tipo de revisão sistemática e as orientações PRISMA ScR. A pesquisa foi realizada através de quatro bases de dados (CINAHL with Full Text, MEDLINE/PubMed, PsycInfo e EMBASE), usando critérios de elegibilidade amplos e orientados pela questão PICo definida. Resultados: Dos 1086 artigos inicialmente identificados, foram incluídos 58 estudos, identificando-se 6 categorias relativamente às temáticas abordadas: fatores de risco, comportamentos antecedentes, impacto dos suicídios ferroviários, intervenção/ prevenção, hotspots e miscelânea. A maioria dos estudos eram quantitativos e apenas 3 eram qualitativos. Entre os fatores de risco destacam-se: género masculino, jovens, solteiros, com doença mental, desempregados, a viverem sozinhos ou perto de caminhos-de-ferro. Entre os comportamentos antecedentes do suicídio ferroviário salientam-se: deixar objetos pessoais para trás, evitar o contacto visual, movimentos repetitivos, padrões de comunicação desorganizados, confusão geral e abuso de álcool. As estratégias de prevenção mais estudadas até à data foi a utilização das designadas platform screen doors. Os estudos do impacto, centrados maioritariamente nos maquinistas, revelam a existência de reações psicológicas severas. Conclusão: Esta Scoping Review identifica três lacunas principais: necessidade de estudos qualitativos, de estudos de impacto específicos do suicídio ferroviário envolvendo vários potenciais afetados e de estudos de eficácia de medidas abrangentes de prevenção do suicídio ferroviário.Context: Railway suicide is one of the most lethal and violent methods of death, with 94% of death results. Although there is a growing body of literature and research on railway suicide and his prevention, little is known about this thematic scope, with a large gap in the systematization of existing evidence. Objectives: To identify the evidence available in the literature on railway suicides, to determine how research on this topic has been carried out and to identify gaps in order for future investigations. Method: A Scoping Review (ScR) was conducted, following the steps defined by Arksey and O'Malley (2005) for this type of systematic review and the PRISMA ScR guidelines. The research was carried out through four databases (CINAHL with Full Text, MEDLINE / PubMed, PsycInfo and EMBASE), using broad eligibility criteria and guided by the defined PICo question. Results: Of the 1086 informative articles, 58 studies were included, identifying 6 categories in relation to the themes addressed: risk factors, antecedent behaviour, impact of railway suicides, intervention / prevention, hotspots and miscellaneous. Most studies were quantitative and only 3 were qualitative. Among the risk factors are: male, young, single, mentally ill, unemployed, living alone or close to railways. Among the antecedent behaviour of railway suicide, the following stand out: leaving personal objects behind, avoiding eye contact, repetitive movements, disorganized communication patterns, general confusion and alcohol abuse. The most studied prevention strategy until the data was platform's screen doors. Impact studies, mostly focused on train drivers, reveal the existence of severe psychological reactions. Conclusion: This scope review identifies three main gaps: the need for qualitative studies, specific impact studies of rail suicide and involving several affected and studies of the effectiveness of comprehensive rail suicide prevention measures.Brás, MartaRothes, InêsSapientiaCavaco, Catarina Filipa Dos Reis2022-01-05T09:31:26Z2021-06-232021-06-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/17432TID:202754499porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:29:36Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:07:25.021082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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