Processos e práticas durante o acolhimento de crianças e jovens: resultados de um programa de desenvolvimento de competências para a vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Laura
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Velho, Cristina, Pinheiro, Maria do Rosário, Palaio, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/46949
Resumo: Este trabalho integrou o Seminário Os Direitos da Criança e o Sistema Nacional de Acolhimento de Crianças e Jovens: dos desafios da lei à intervenção durante e após o acolhimento residencial de jovens, apresentado no I Encontro da Secção Sociologia do Direito e da Justiça da APS (8-9 de janeiro, 2016, Coimbra), versando a avaliação da eficácia do programa de Desenvolvimento de Competências para a Vida-Projet’Ar-te (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian 2012-2015). Participaram 39 jovens (M=15,33 anos; DP=1,797) em acolhimento residencial. Autonomia, autoestima, vulnerabilidade ao stresse e problemas de comportamento foram avaliados, pré e pós intervenção. Os resultados revelaram aumento das competências de autonomia na gestão de casa (74% das jovens), no estudo/trabalho (67%) e na gestão do dinheiro (72%). Registou-se ainda diminuição de problemas emocionais de ansiedade/depressão (F=-2,304; p=0.021), verificando-se que 58% das jovens diminuíram os níveis de psicopatologia geral.
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