O papel do técnico de exercício físico como promotor da qualidade de vida na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.26923 |
Resumo: | Esta revisão narrativa tem como objetivo examinar as evidências atuais que suportam a importância do exercício físico e o papel do técnico de exercício físico como promotor de educação para a cidadania, da aptidão física e o seu impacto no desempenho das atividades de vida diária e, por conseguinte, da qualidade de vida de indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Várias questões são elencadas, de modo a perceber as razões para as elevadas taxas de sedentarismo nesta população, o porquê da escassez de estudos experimentais, quem são os intervenientes na avaliação, prescrição e condução dessas atividades, qual a formação dos intervenientes e que cuidados devem ter com a referida população, no qual, através da uma reflexão suportada pela evidência científica, tentar-se-á dar resposta. Em termos de resultados é clara necessidade do mercado de técnicos de exercício físico com formação de base na área das ciências do desporto e específica em atividades físicas adaptadas, no desenrolar de funções, tarefas e atividades com indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, seja em contexto de ensino regular, de fitness ou modalidade desportiva e, consequentemente, promotores de qualidade de vida em indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. |
id |
RCAP_7504af0b52342afff2d3280827254fca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26923 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do técnico de exercício físico como promotor da qualidade de vida na Dificuldade Intelectual e DesenvolvimentalO papel do técnico de exercício físico como promotor da qualidade de vida na Dificuldade Intelectual e DesenvolvimentalReview ArticleEsta revisão narrativa tem como objetivo examinar as evidências atuais que suportam a importância do exercício físico e o papel do técnico de exercício físico como promotor de educação para a cidadania, da aptidão física e o seu impacto no desempenho das atividades de vida diária e, por conseguinte, da qualidade de vida de indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Várias questões são elencadas, de modo a perceber as razões para as elevadas taxas de sedentarismo nesta população, o porquê da escassez de estudos experimentais, quem são os intervenientes na avaliação, prescrição e condução dessas atividades, qual a formação dos intervenientes e que cuidados devem ter com a referida população, no qual, através da uma reflexão suportada pela evidência científica, tentar-se-á dar resposta. Em termos de resultados é clara necessidade do mercado de técnicos de exercício físico com formação de base na área das ciências do desporto e específica em atividades físicas adaptadas, no desenrolar de funções, tarefas e atividades com indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, seja em contexto de ensino regular, de fitness ou modalidade desportiva e, consequentemente, promotores de qualidade de vida em indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental.This narrative review aims to examine the current evidence that supports the importance of physical exercise and the role of the technicians as a promoter of citizenship education, physical fitness and its impact on the performance of activities of daily living and, therefore, on the quality of life of individuals with Intellectual and Developmental Disabilities. Several questions are listed in order to understand the reasons for the high rates of a sedentary lifestyle in this population, the reason for the scarcity of experimental studies, who are the actors in the evaluation, prescription and conduct of these activities, what the training of the actors is and what care should be taken. have with that population, in which, through a reflection supported by scientific evidence, an attempt will be made to respond. Results show a clear need in the market for physical exercise technicians with basic training in the area of sports sciences and specifically in adapted physical activities, in the development of functions, tasks and activities with individuals with Intellectual and Developmental Disabilities, whether in the context of regular education, fitness or sport and, consequently, promoters of quality of life in individuals with Intellectual and Developmental Disabilities.Edições Sílabas Didáticas2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.26923por2182-29721646-107XJacinto, MiguelAntunes, RaulVitorino, AnabelaRodrigues, Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-27T13:45:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/26923Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:26.021024Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do técnico de exercício físico como promotor da qualidade de vida na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental O papel do técnico de exercício físico como promotor da qualidade de vida na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental |
title |
O papel do técnico de exercício físico como promotor da qualidade de vida na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental |
spellingShingle |
O papel do técnico de exercício físico como promotor da qualidade de vida na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental Jacinto, Miguel Review Article |
title_short |
O papel do técnico de exercício físico como promotor da qualidade de vida na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental |
title_full |
O papel do técnico de exercício físico como promotor da qualidade de vida na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental |
title_fullStr |
O papel do técnico de exercício físico como promotor da qualidade de vida na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental |
title_full_unstemmed |
O papel do técnico de exercício físico como promotor da qualidade de vida na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental |
title_sort |
O papel do técnico de exercício físico como promotor da qualidade de vida na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental |
author |
Jacinto, Miguel |
author_facet |
Jacinto, Miguel Antunes, Raul Vitorino, Anabela Rodrigues, José |
author_role |
author |
author2 |
Antunes, Raul Vitorino, Anabela Rodrigues, José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacinto, Miguel Antunes, Raul Vitorino, Anabela Rodrigues, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Review Article |
topic |
Review Article |
description |
Esta revisão narrativa tem como objetivo examinar as evidências atuais que suportam a importância do exercício físico e o papel do técnico de exercício físico como promotor de educação para a cidadania, da aptidão física e o seu impacto no desempenho das atividades de vida diária e, por conseguinte, da qualidade de vida de indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Várias questões são elencadas, de modo a perceber as razões para as elevadas taxas de sedentarismo nesta população, o porquê da escassez de estudos experimentais, quem são os intervenientes na avaliação, prescrição e condução dessas atividades, qual a formação dos intervenientes e que cuidados devem ter com a referida população, no qual, através da uma reflexão suportada pela evidência científica, tentar-se-á dar resposta. Em termos de resultados é clara necessidade do mercado de técnicos de exercício físico com formação de base na área das ciências do desporto e específica em atividades físicas adaptadas, no desenrolar de funções, tarefas e atividades com indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, seja em contexto de ensino regular, de fitness ou modalidade desportiva e, consequentemente, promotores de qualidade de vida em indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.6063/motricidade.26923 |
url |
https://doi.org/10.6063/motricidade.26923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2972 1646-107X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130751513395200 |