Panorâmica sobre a história da tecnologia na educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Sara Dias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferreira, António Gomes, Moreira, J. António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13385
Resumo: Atualmente, o discurso sobre o uso de Tecnologias em ambientes educativos tem estado cada vez mais presente nos estudos sobre Educação. O uso de Tecnologias na Educação não é uma realidade recente, e a evolução dos meios tecnológicos veio modificar de forma significativa o ato de ensinar, sendo a Tecnologia cada vez mais reconhecida, também, como potenciadora das aprendizagens. Este trabalho, em estreita ligação entre História e Educação, visa apresentar uma revisão sistemática da literatura a partir da análise qualitativa de periódicos dos principais Liceus portugueses sobre o uso da Tecnologia no contexto educativo português desde o dealbar do século XX até ao início do ensino computorizado, enquadrado numa visão internacional, numa perspetiva coetânea do uso e da forma de apropriação da Tecnologia nas escolas portuguesas. As principais conclusões deste estudo indiciam uma introdução da Tecnologia na escola portuguesa que segue a disseminação concretizada noutros países, em particular nos EUA, porém, sugerindo uma lenta difusão, com uma utilização essencialmente esporádica, fruto da escassez de recursos e pouca aposta em formação docente, conferindo ao uso da Tecnologia na escola um caráter mais irregular e lúdico do que verdadeiramente integrado em práticas pedagógicas com vista a promover a qualidade das aprendizagens.
id RCAP_750aaf453f4579ecef495687ea3e7f91
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Panorâmica sobre a história da tecnologia na educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizadoOverview of the history of Technology in Education in the pre-digital era: the slow technological evolution in Portuguese schools from the end of the 19th century to the beginning of computerized educationHistória da educaçãoTecnologia educativaEvolução da tecnologia educativaHistory of educationEducational technologyEvolution of educational technologyAtualmente, o discurso sobre o uso de Tecnologias em ambientes educativos tem estado cada vez mais presente nos estudos sobre Educação. O uso de Tecnologias na Educação não é uma realidade recente, e a evolução dos meios tecnológicos veio modificar de forma significativa o ato de ensinar, sendo a Tecnologia cada vez mais reconhecida, também, como potenciadora das aprendizagens. Este trabalho, em estreita ligação entre História e Educação, visa apresentar uma revisão sistemática da literatura a partir da análise qualitativa de periódicos dos principais Liceus portugueses sobre o uso da Tecnologia no contexto educativo português desde o dealbar do século XX até ao início do ensino computorizado, enquadrado numa visão internacional, numa perspetiva coetânea do uso e da forma de apropriação da Tecnologia nas escolas portuguesas. As principais conclusões deste estudo indiciam uma introdução da Tecnologia na escola portuguesa que segue a disseminação concretizada noutros países, em particular nos EUA, porém, sugerindo uma lenta difusão, com uma utilização essencialmente esporádica, fruto da escassez de recursos e pouca aposta em formação docente, conferindo ao uso da Tecnologia na escola um caráter mais irregular e lúdico do que verdadeiramente integrado em práticas pedagógicas com vista a promover a qualidade das aprendizagens.Currently, the discussion on the use of Technologies in educational environments has been increasingly present in studies on Education. The use of Technologies in Education is not a recent reality, and the evolution of technological resources has changed in a way that has significantly changed the act of teaching, and Technology is increasingly being recognized, too, as a means of enhancing learning. This work, in close connection between History and Education, aims to present a systematic literature review from a qualitative analysis of journals of the main Portuguese Lyceums on the use of Technology in the educational Portuguese context from early 20th century to the beginning of computerized teaching, framed in an international view, in a cohesive perspective of the use and, above all, of the way of appropriation of technology in Portuguese schools. The main conclusions of this study suggest an introduction of Technology in Portuguese schools that follows its dissemination in other countries, in particular the USA, suggesting, however, a slow dissemination, with an essentially sporadic use, fruit of the scarcity of resources and little focus on teacher training, giving the use of Technology in school a more irregular and playful character rather than an effective integration in pedagogical practices in order to promote the quality of learning.Repositório AbertoTrindade, Sara DiasFerreira, António GomesMoreira, J. António2023-02-13T13:02:19Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13385porDIAS-TRINDADE, Sara, FERREIRA, António Gomes & MOREIRA, J. António (2021). Panorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, e2117294, 2021, 1-201809-4039https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17294.044info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:25.683336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Panorâmica sobre a história da tecnologia na educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado
Overview of the history of Technology in Education in the pre-digital era: the slow technological evolution in Portuguese schools from the end of the 19th century to the beginning of computerized education
title Panorâmica sobre a história da tecnologia na educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado
spellingShingle Panorâmica sobre a história da tecnologia na educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado
Trindade, Sara Dias
História da educação
Tecnologia educativa
Evolução da tecnologia educativa
History of education
Educational technology
Evolution of educational technology
title_short Panorâmica sobre a história da tecnologia na educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado
title_full Panorâmica sobre a história da tecnologia na educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado
title_fullStr Panorâmica sobre a história da tecnologia na educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado
title_full_unstemmed Panorâmica sobre a história da tecnologia na educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado
title_sort Panorâmica sobre a história da tecnologia na educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado
author Trindade, Sara Dias
author_facet Trindade, Sara Dias
Ferreira, António Gomes
Moreira, J. António
author_role author
author2 Ferreira, António Gomes
Moreira, J. António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Sara Dias
Ferreira, António Gomes
Moreira, J. António
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Tecnologia educativa
Evolução da tecnologia educativa
History of education
Educational technology
Evolution of educational technology
topic História da educação
Tecnologia educativa
Evolução da tecnologia educativa
History of education
Educational technology
Evolution of educational technology
description Atualmente, o discurso sobre o uso de Tecnologias em ambientes educativos tem estado cada vez mais presente nos estudos sobre Educação. O uso de Tecnologias na Educação não é uma realidade recente, e a evolução dos meios tecnológicos veio modificar de forma significativa o ato de ensinar, sendo a Tecnologia cada vez mais reconhecida, também, como potenciadora das aprendizagens. Este trabalho, em estreita ligação entre História e Educação, visa apresentar uma revisão sistemática da literatura a partir da análise qualitativa de periódicos dos principais Liceus portugueses sobre o uso da Tecnologia no contexto educativo português desde o dealbar do século XX até ao início do ensino computorizado, enquadrado numa visão internacional, numa perspetiva coetânea do uso e da forma de apropriação da Tecnologia nas escolas portuguesas. As principais conclusões deste estudo indiciam uma introdução da Tecnologia na escola portuguesa que segue a disseminação concretizada noutros países, em particular nos EUA, porém, sugerindo uma lenta difusão, com uma utilização essencialmente esporádica, fruto da escassez de recursos e pouca aposta em formação docente, conferindo ao uso da Tecnologia na escola um caráter mais irregular e lúdico do que verdadeiramente integrado em práticas pedagógicas com vista a promover a qualidade das aprendizagens.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-02-13T13:02:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13385
url http://hdl.handle.net/10400.2/13385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DIAS-TRINDADE, Sara, FERREIRA, António Gomes & MOREIRA, J. António (2021). Panorâmica sobre a história da Tecnologia na Educação na era pré-digital: a lenta evolução tecnológica nas escolas portuguesas desde finais do século XIX até ao início do ensino computorizado. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, e2117294, 2021, 1-20
1809-4039
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.17294.044
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135116738428928