Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7129 |
Resumo: | O relatório visa o desenvolvimento do percurso formativo no ano de estágio pedagógico, que teve como pano de fundo as linhas orientadoras do estágio, o qual foi exercido na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar do Caniçal, nomeadamente, no 2º Ciclo e 4º ano de escolaridade. Este permitiu vivenciar e exercer um papel de professor, facultando conhecimentos e dificuldades associados ao primeiro contacto com a profissão de docente. Neste contexto, o relatório encontra-se dividido em dois capítulos, sendo o Capítulo I referente às planificações das aulas, das unidades didáticas e das atividades, que procurei, adequar às caraterísticas dos alunos, tendo em conta os conteúdos a abordar e promovendo modelos de atividades que estimulassem os discentes para que se mantivessem motivados progredindo e aperfeiçoando as suas habilidades motoras. Assim, possibilitei aos alunos, um sentido de autonomia, de responsabilidade, de cooperação, de compreensão dos conteúdos, concedendo-lhes um papel de cogestores, no sentido dos próprios gerirem os seus conhecimentos e competências. E um segundo capítulo que remete para a atividade de Natureza Científico Pedagógica individual baseada num estudo científico elaborado na escola Básica do 1º Ciclo com pré-escolar do Caniçal, onde os principais objetivos foram: i) avaliar a influência das características somáticas na capacidade de coordenação motora (CM) e ii) avaliar a influência da atividade física, iii) analisar diferenças no desempenho da coordenação motora. A amostra deste estudo é constituída por n= 52 sujeitos, dos quais 27 do sexo feminino (com uma média de idade 7.39±0.66 anos, com uma massa corporal de 28.03±8.74 Kg e uma massa gorda 62.00±36.57%), sendo 24 do sexo masculino (com uma média de idade 7.32±0.60 anos e uma massa gorda 45.51±26.54%) e o aluno portador de Hidrocefalia congénita (masculino) (Hc: média de idade 7.47 anos e uma massa gorda, residentes do concelho de Machico.Para avaliar o desenvolvimento coordenativo foi utilizado a bateria de testes Körperkoordination Test für Kinder (KTK). A consecução desses objetivos permite o desenvolvimento da intervenção pedagógica do professor e o aprofundamento do nível de reflexão acerca do contexto educativo e da Educação Física. Em suma, é de salientar que a construção do presente relatório e das aplicações práticas realizadas no ano de estágio pedagógico constituem-se como um guia de referência para a atividade profissional futura. |
id |
RCAP_751a342c5b26f325a3dfa8baac2eb695 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7129 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade físicaAtividade físicaPrática pedagógicaHidrocefaliaCoordenação motoraO relatório visa o desenvolvimento do percurso formativo no ano de estágio pedagógico, que teve como pano de fundo as linhas orientadoras do estágio, o qual foi exercido na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar do Caniçal, nomeadamente, no 2º Ciclo e 4º ano de escolaridade. Este permitiu vivenciar e exercer um papel de professor, facultando conhecimentos e dificuldades associados ao primeiro contacto com a profissão de docente. Neste contexto, o relatório encontra-se dividido em dois capítulos, sendo o Capítulo I referente às planificações das aulas, das unidades didáticas e das atividades, que procurei, adequar às caraterísticas dos alunos, tendo em conta os conteúdos a abordar e promovendo modelos de atividades que estimulassem os discentes para que se mantivessem motivados progredindo e aperfeiçoando as suas habilidades motoras. Assim, possibilitei aos alunos, um sentido de autonomia, de responsabilidade, de cooperação, de compreensão dos conteúdos, concedendo-lhes um papel de cogestores, no sentido dos próprios gerirem os seus conhecimentos e competências. E um segundo capítulo que remete para a atividade de Natureza Científico Pedagógica individual baseada num estudo científico elaborado na escola Básica do 1º Ciclo com pré-escolar do Caniçal, onde os principais objetivos foram: i) avaliar a influência das características somáticas na capacidade de coordenação motora (CM) e ii) avaliar a influência da atividade física, iii) analisar diferenças no desempenho da coordenação motora. A amostra deste estudo é constituída por n= 52 sujeitos, dos quais 27 do sexo feminino (com uma média de idade 7.39±0.66 anos, com uma massa corporal de 28.03±8.74 Kg e uma massa gorda 62.00±36.57%), sendo 24 do sexo masculino (com uma média de idade 7.32±0.60 anos e uma massa gorda 45.51±26.54%) e o aluno portador de Hidrocefalia congénita (masculino) (Hc: média de idade 7.47 anos e uma massa gorda, residentes do concelho de Machico.Para avaliar o desenvolvimento coordenativo foi utilizado a bateria de testes Körperkoordination Test für Kinder (KTK). A consecução desses objetivos permite o desenvolvimento da intervenção pedagógica do professor e o aprofundamento do nível de reflexão acerca do contexto educativo e da Educação Física. Em suma, é de salientar que a construção do presente relatório e das aplicações práticas realizadas no ano de estágio pedagógico constituem-se como um guia de referência para a atividade profissional futura.2016-12-16T14:02:07Z2016-12-16T00:00:00Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7129porCalaça, Maria João Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:48Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:51.780256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física |
title |
Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física |
spellingShingle |
Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física Calaça, Maria João Alves Atividade física Prática pedagógica Hidrocefalia Coordenação motora |
title_short |
Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física |
title_full |
Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física |
title_fullStr |
Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física |
title_full_unstemmed |
Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física |
title_sort |
Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física |
author |
Calaça, Maria João Alves |
author_facet |
Calaça, Maria João Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calaça, Maria João Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade física Prática pedagógica Hidrocefalia Coordenação motora |
topic |
Atividade física Prática pedagógica Hidrocefalia Coordenação motora |
description |
O relatório visa o desenvolvimento do percurso formativo no ano de estágio pedagógico, que teve como pano de fundo as linhas orientadoras do estágio, o qual foi exercido na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar do Caniçal, nomeadamente, no 2º Ciclo e 4º ano de escolaridade. Este permitiu vivenciar e exercer um papel de professor, facultando conhecimentos e dificuldades associados ao primeiro contacto com a profissão de docente. Neste contexto, o relatório encontra-se dividido em dois capítulos, sendo o Capítulo I referente às planificações das aulas, das unidades didáticas e das atividades, que procurei, adequar às caraterísticas dos alunos, tendo em conta os conteúdos a abordar e promovendo modelos de atividades que estimulassem os discentes para que se mantivessem motivados progredindo e aperfeiçoando as suas habilidades motoras. Assim, possibilitei aos alunos, um sentido de autonomia, de responsabilidade, de cooperação, de compreensão dos conteúdos, concedendo-lhes um papel de cogestores, no sentido dos próprios gerirem os seus conhecimentos e competências. E um segundo capítulo que remete para a atividade de Natureza Científico Pedagógica individual baseada num estudo científico elaborado na escola Básica do 1º Ciclo com pré-escolar do Caniçal, onde os principais objetivos foram: i) avaliar a influência das características somáticas na capacidade de coordenação motora (CM) e ii) avaliar a influência da atividade física, iii) analisar diferenças no desempenho da coordenação motora. A amostra deste estudo é constituída por n= 52 sujeitos, dos quais 27 do sexo feminino (com uma média de idade 7.39±0.66 anos, com uma massa corporal de 28.03±8.74 Kg e uma massa gorda 62.00±36.57%), sendo 24 do sexo masculino (com uma média de idade 7.32±0.60 anos e uma massa gorda 45.51±26.54%) e o aluno portador de Hidrocefalia congénita (masculino) (Hc: média de idade 7.47 anos e uma massa gorda, residentes do concelho de Machico.Para avaliar o desenvolvimento coordenativo foi utilizado a bateria de testes Körperkoordination Test für Kinder (KTK). A consecução desses objetivos permite o desenvolvimento da intervenção pedagógica do professor e o aprofundamento do nível de reflexão acerca do contexto educativo e da Educação Física. Em suma, é de salientar que a construção do presente relatório e das aplicações práticas realizadas no ano de estágio pedagógico constituem-se como um guia de referência para a atividade profissional futura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16T14:02:07Z 2016-12-16T00:00:00Z 2016-12-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7129 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137103310749696 |