Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calaça, Maria João Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7129
Resumo: O relatório visa o desenvolvimento do percurso formativo no ano de estágio pedagógico, que teve como pano de fundo as linhas orientadoras do estágio, o qual foi exercido na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar do Caniçal, nomeadamente, no 2º Ciclo e 4º ano de escolaridade. Este permitiu vivenciar e exercer um papel de professor, facultando conhecimentos e dificuldades associados ao primeiro contacto com a profissão de docente. Neste contexto, o relatório encontra-se dividido em dois capítulos, sendo o Capítulo I referente às planificações das aulas, das unidades didáticas e das atividades, que procurei, adequar às caraterísticas dos alunos, tendo em conta os conteúdos a abordar e promovendo modelos de atividades que estimulassem os discentes para que se mantivessem motivados progredindo e aperfeiçoando as suas habilidades motoras. Assim, possibilitei aos alunos, um sentido de autonomia, de responsabilidade, de cooperação, de compreensão dos conteúdos, concedendo-lhes um papel de cogestores, no sentido dos próprios gerirem os seus conhecimentos e competências. E um segundo capítulo que remete para a atividade de Natureza Científico Pedagógica individual baseada num estudo científico elaborado na escola Básica do 1º Ciclo com pré-escolar do Caniçal, onde os principais objetivos foram: i) avaliar a influência das características somáticas na capacidade de coordenação motora (CM) e ii) avaliar a influência da atividade física, iii) analisar diferenças no desempenho da coordenação motora. A amostra deste estudo é constituída por n= 52 sujeitos, dos quais 27 do sexo feminino (com uma média de idade 7.39±0.66 anos, com uma massa corporal de 28.03±8.74 Kg e uma massa gorda 62.00±36.57%), sendo 24 do sexo masculino (com uma média de idade 7.32±0.60 anos e uma massa gorda 45.51±26.54%) e o aluno portador de Hidrocefalia congénita (masculino) (Hc: média de idade 7.47 anos e uma massa gorda, residentes do concelho de Machico.Para avaliar o desenvolvimento coordenativo foi utilizado a bateria de testes Körperkoordination Test für Kinder (KTK). A consecução desses objetivos permite o desenvolvimento da intervenção pedagógica do professor e o aprofundamento do nível de reflexão acerca do contexto educativo e da Educação Física. Em suma, é de salientar que a construção do presente relatório e das aplicações práticas realizadas no ano de estágio pedagógico constituem-se como um guia de referência para a atividade profissional futura.
id RCAP_751a342c5b26f325a3dfa8baac2eb695
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7129
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade físicaAtividade físicaPrática pedagógicaHidrocefaliaCoordenação motoraO relatório visa o desenvolvimento do percurso formativo no ano de estágio pedagógico, que teve como pano de fundo as linhas orientadoras do estágio, o qual foi exercido na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar do Caniçal, nomeadamente, no 2º Ciclo e 4º ano de escolaridade. Este permitiu vivenciar e exercer um papel de professor, facultando conhecimentos e dificuldades associados ao primeiro contacto com a profissão de docente. Neste contexto, o relatório encontra-se dividido em dois capítulos, sendo o Capítulo I referente às planificações das aulas, das unidades didáticas e das atividades, que procurei, adequar às caraterísticas dos alunos, tendo em conta os conteúdos a abordar e promovendo modelos de atividades que estimulassem os discentes para que se mantivessem motivados progredindo e aperfeiçoando as suas habilidades motoras. Assim, possibilitei aos alunos, um sentido de autonomia, de responsabilidade, de cooperação, de compreensão dos conteúdos, concedendo-lhes um papel de cogestores, no sentido dos próprios gerirem os seus conhecimentos e competências. E um segundo capítulo que remete para a atividade de Natureza Científico Pedagógica individual baseada num estudo científico elaborado na escola Básica do 1º Ciclo com pré-escolar do Caniçal, onde os principais objetivos foram: i) avaliar a influência das características somáticas na capacidade de coordenação motora (CM) e ii) avaliar a influência da atividade física, iii) analisar diferenças no desempenho da coordenação motora. A amostra deste estudo é constituída por n= 52 sujeitos, dos quais 27 do sexo feminino (com uma média de idade 7.39±0.66 anos, com uma massa corporal de 28.03±8.74 Kg e uma massa gorda 62.00±36.57%), sendo 24 do sexo masculino (com uma média de idade 7.32±0.60 anos e uma massa gorda 45.51±26.54%) e o aluno portador de Hidrocefalia congénita (masculino) (Hc: média de idade 7.47 anos e uma massa gorda, residentes do concelho de Machico.Para avaliar o desenvolvimento coordenativo foi utilizado a bateria de testes Körperkoordination Test für Kinder (KTK). A consecução desses objetivos permite o desenvolvimento da intervenção pedagógica do professor e o aprofundamento do nível de reflexão acerca do contexto educativo e da Educação Física. Em suma, é de salientar que a construção do presente relatório e das aplicações práticas realizadas no ano de estágio pedagógico constituem-se como um guia de referência para a atividade profissional futura.2016-12-16T14:02:07Z2016-12-16T00:00:00Z2016-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7129porCalaça, Maria João Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:37:48Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7129Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:51.780256Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física
title Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física
spellingShingle Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física
Calaça, Maria João Alves
Atividade física
Prática pedagógica
Hidrocefalia
Coordenação motora
title_short Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física
title_full Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física
title_fullStr Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física
title_full_unstemmed Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física
title_sort Caraterização de um aluno portador de hidrocefalia congénita através da coordenação motora, crescimento somático e atividade física
author Calaça, Maria João Alves
author_facet Calaça, Maria João Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calaça, Maria João Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade física
Prática pedagógica
Hidrocefalia
Coordenação motora
topic Atividade física
Prática pedagógica
Hidrocefalia
Coordenação motora
description O relatório visa o desenvolvimento do percurso formativo no ano de estágio pedagógico, que teve como pano de fundo as linhas orientadoras do estágio, o qual foi exercido na Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-escolar do Caniçal, nomeadamente, no 2º Ciclo e 4º ano de escolaridade. Este permitiu vivenciar e exercer um papel de professor, facultando conhecimentos e dificuldades associados ao primeiro contacto com a profissão de docente. Neste contexto, o relatório encontra-se dividido em dois capítulos, sendo o Capítulo I referente às planificações das aulas, das unidades didáticas e das atividades, que procurei, adequar às caraterísticas dos alunos, tendo em conta os conteúdos a abordar e promovendo modelos de atividades que estimulassem os discentes para que se mantivessem motivados progredindo e aperfeiçoando as suas habilidades motoras. Assim, possibilitei aos alunos, um sentido de autonomia, de responsabilidade, de cooperação, de compreensão dos conteúdos, concedendo-lhes um papel de cogestores, no sentido dos próprios gerirem os seus conhecimentos e competências. E um segundo capítulo que remete para a atividade de Natureza Científico Pedagógica individual baseada num estudo científico elaborado na escola Básica do 1º Ciclo com pré-escolar do Caniçal, onde os principais objetivos foram: i) avaliar a influência das características somáticas na capacidade de coordenação motora (CM) e ii) avaliar a influência da atividade física, iii) analisar diferenças no desempenho da coordenação motora. A amostra deste estudo é constituída por n= 52 sujeitos, dos quais 27 do sexo feminino (com uma média de idade 7.39±0.66 anos, com uma massa corporal de 28.03±8.74 Kg e uma massa gorda 62.00±36.57%), sendo 24 do sexo masculino (com uma média de idade 7.32±0.60 anos e uma massa gorda 45.51±26.54%) e o aluno portador de Hidrocefalia congénita (masculino) (Hc: média de idade 7.47 anos e uma massa gorda, residentes do concelho de Machico.Para avaliar o desenvolvimento coordenativo foi utilizado a bateria de testes Körperkoordination Test für Kinder (KTK). A consecução desses objetivos permite o desenvolvimento da intervenção pedagógica do professor e o aprofundamento do nível de reflexão acerca do contexto educativo e da Educação Física. Em suma, é de salientar que a construção do presente relatório e das aplicações práticas realizadas no ano de estágio pedagógico constituem-se como um guia de referência para a atividade profissional futura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16T14:02:07Z
2016-12-16T00:00:00Z
2016-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7129
url http://hdl.handle.net/10348/7129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137103310749696