Comparação da Análise de Componentes Principais e da CATPCA na Avaliação da Satisfação do Passageiro de uma Transportadora Aérea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612007000200005 |
Resumo: | O artigo tem como objectivo abordar a problemática da utilização da análise de componentes principais (ACP) e da análise de componentes principais para dados categóricos (CATPCA), de forma a comparar a viabilidade da utilização de ambas as técnicas. Para tal foi utilizada a avaliação da satisfação da prestação do serviço do passageiro de uma transportadora aérea, onde foram inquiridos 250 passageiros. As conclusões são claras: por um lado, é recomendável utilizar a ACP dado que são obtidas três dimensões que explicam 70,23% da variância total explicada da satisfação do passageiro em detrimento da CATPCA onde se obtém uma única dimensão, que explica 60% da variância total explicada da satisfação do passageiro da transportadora aérea. Por outro lado, a ACP viola dois princípios básicos: o de ser utilizado com variáveis qualitativas e a de as mesmas seguirem uma distribuição normal, o que não se coloca no caso da CATPCA. O trade off entre as duas técnicas faz com que se utilize a ACP em detrimento da CATPCA, devido às três dimensões obtidas e à obtenção de uma variância total explicada superior. |
id |
RCAP_7520b09ab44a446aee9fc0e722d5402b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0874-51612007000200005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comparação da Análise de Componentes Principais e da CATPCA na Avaliação da Satisfação do Passageiro de uma Transportadora AéreaPrincipal Components AnalysisCategorical Principal Components AnalysisSatisfaction in ServicesO artigo tem como objectivo abordar a problemática da utilização da análise de componentes principais (ACP) e da análise de componentes principais para dados categóricos (CATPCA), de forma a comparar a viabilidade da utilização de ambas as técnicas. Para tal foi utilizada a avaliação da satisfação da prestação do serviço do passageiro de uma transportadora aérea, onde foram inquiridos 250 passageiros. As conclusões são claras: por um lado, é recomendável utilizar a ACP dado que são obtidas três dimensões que explicam 70,23% da variância total explicada da satisfação do passageiro em detrimento da CATPCA onde se obtém uma única dimensão, que explica 60% da variância total explicada da satisfação do passageiro da transportadora aérea. Por outro lado, a ACP viola dois princípios básicos: o de ser utilizado com variáveis qualitativas e a de as mesmas seguirem uma distribuição normal, o que não se coloca no caso da CATPCA. O trade off entre as duas técnicas faz com que se utilize a ACP em detrimento da CATPCA, devido às três dimensões obtidas e à obtenção de uma variância total explicada superior.APDIO - Associação Portuguesa de Investigação Operacional2007-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612007000200005Investigação Operacional v.27 n.2 2007reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612007000200005Moreira,António Carrizoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:14:09Zoai:scielo:S0874-51612007000200005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:24:09.733253Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comparação da Análise de Componentes Principais e da CATPCA na Avaliação da Satisfação do Passageiro de uma Transportadora Aérea |
title |
Comparação da Análise de Componentes Principais e da CATPCA na Avaliação da Satisfação do Passageiro de uma Transportadora Aérea |
spellingShingle |
Comparação da Análise de Componentes Principais e da CATPCA na Avaliação da Satisfação do Passageiro de uma Transportadora Aérea Moreira,António Carrizo Principal Components Analysis Categorical Principal Components Analysis Satisfaction in Services |
title_short |
Comparação da Análise de Componentes Principais e da CATPCA na Avaliação da Satisfação do Passageiro de uma Transportadora Aérea |
title_full |
Comparação da Análise de Componentes Principais e da CATPCA na Avaliação da Satisfação do Passageiro de uma Transportadora Aérea |
title_fullStr |
Comparação da Análise de Componentes Principais e da CATPCA na Avaliação da Satisfação do Passageiro de uma Transportadora Aérea |
title_full_unstemmed |
Comparação da Análise de Componentes Principais e da CATPCA na Avaliação da Satisfação do Passageiro de uma Transportadora Aérea |
title_sort |
Comparação da Análise de Componentes Principais e da CATPCA na Avaliação da Satisfação do Passageiro de uma Transportadora Aérea |
author |
Moreira,António Carrizo |
author_facet |
Moreira,António Carrizo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira,António Carrizo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Principal Components Analysis Categorical Principal Components Analysis Satisfaction in Services |
topic |
Principal Components Analysis Categorical Principal Components Analysis Satisfaction in Services |
description |
O artigo tem como objectivo abordar a problemática da utilização da análise de componentes principais (ACP) e da análise de componentes principais para dados categóricos (CATPCA), de forma a comparar a viabilidade da utilização de ambas as técnicas. Para tal foi utilizada a avaliação da satisfação da prestação do serviço do passageiro de uma transportadora aérea, onde foram inquiridos 250 passageiros. As conclusões são claras: por um lado, é recomendável utilizar a ACP dado que são obtidas três dimensões que explicam 70,23% da variância total explicada da satisfação do passageiro em detrimento da CATPCA onde se obtém uma única dimensão, que explica 60% da variância total explicada da satisfação do passageiro da transportadora aérea. Por outro lado, a ACP viola dois princípios básicos: o de ser utilizado com variáveis qualitativas e a de as mesmas seguirem uma distribuição normal, o que não se coloca no caso da CATPCA. O trade off entre as duas técnicas faz com que se utilize a ACP em detrimento da CATPCA, devido às três dimensões obtidas e à obtenção de uma variância total explicada superior. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612007000200005 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612007000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0874-51612007000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APDIO - Associação Portuguesa de Investigação Operacional |
publisher.none.fl_str_mv |
APDIO - Associação Portuguesa de Investigação Operacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Investigação Operacional v.27 n.2 2007 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137319402340352 |