Adaptação das obras hidráulicas às alterações climáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Madalena
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Corte-Real, João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/6423
Resumo: O aumento da temperatura média, a variação da precipitação média e o aumento da frequência de eventos extremos de precipitação são as projecções mais importantes das alterações climáticas (AC) globais. Na região do Mediterrâneo projecta-se um decréscimo significativo da precipitação. As previsões dos impactes das AC nas massas de água são de redução da água disponível e aumento da frequência e intensidade de eventos de situações extremas (secas e cheias), com importantes impactes ao nível ambiental. Do ponto de vista da Engenharia Hidráulica é importante ter consciência dos potenciais impactes das AC nos recursos hídricos, tendo em conta que no dimensionamento e gestão das obras hidráulicas, quer à escala da bacia hidrográfica quer à escala dos sistemas urbanos de água, não têm sido tomadas em consideração as previsões das alterações dos caudais de dimensionamento e a variação dos consumos ou condições de funcionamento, consequência dos projecções das AC. Este artigo pretende apresentar um conjunto de medidas de adaptação, que é necessário implementar no dimensionamento, exploração e gestão dos sistemas de água. É justificada a necessidade de introdução de um coeficiente de segurança para o dimensionamento de sistemas resistentes às alterações climáticas e a necessidade de rever as regras de exploração e índices de desempenho usados na avaliação dos sistemas de água, assim como na legislação e regulamentação existente. Esta avaliação foi desenvolvida com base nas projecções disponíveis para o sul de Portugal.
id RCAP_7531903f851dbeb6fb8ec6da1c84785e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/6423
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adaptação das obras hidráulicas às alterações climáticasalterações climáticasbacia hidrográficaimpactes nos recursos hídricosmedidas de adaptaçãoobras hidráulicassistemas urbanos de águaO aumento da temperatura média, a variação da precipitação média e o aumento da frequência de eventos extremos de precipitação são as projecções mais importantes das alterações climáticas (AC) globais. Na região do Mediterrâneo projecta-se um decréscimo significativo da precipitação. As previsões dos impactes das AC nas massas de água são de redução da água disponível e aumento da frequência e intensidade de eventos de situações extremas (secas e cheias), com importantes impactes ao nível ambiental. Do ponto de vista da Engenharia Hidráulica é importante ter consciência dos potenciais impactes das AC nos recursos hídricos, tendo em conta que no dimensionamento e gestão das obras hidráulicas, quer à escala da bacia hidrográfica quer à escala dos sistemas urbanos de água, não têm sido tomadas em consideração as previsões das alterações dos caudais de dimensionamento e a variação dos consumos ou condições de funcionamento, consequência dos projecções das AC. Este artigo pretende apresentar um conjunto de medidas de adaptação, que é necessário implementar no dimensionamento, exploração e gestão dos sistemas de água. É justificada a necessidade de introdução de um coeficiente de segurança para o dimensionamento de sistemas resistentes às alterações climáticas e a necessidade de rever as regras de exploração e índices de desempenho usados na avaliação dos sistemas de água, assim como na legislação e regulamentação existente. Esta avaliação foi desenvolvida com base nas projecções disponíveis para o sul de Portugal.CRIA2012-12-05T15:05:44Z2012-12-052008-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/6423http://hdl.handle.net/10174/6423porMoreira M.M.; Corte-Real J. (2008) Adaptação das obras hidráulicas às alterações climáticas, Workshop Internacional sobre Clima e Recursos Naturais nos países de língua portuguesa, Ilha do Sal.mmvmv@uevora.pt<jmcr@uevora.pt>468Moreira, MadalenaCorte-Real, Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:45:25Zoai:dspace.uevora.pt:10174/6423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:00.186411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação das obras hidráulicas às alterações climáticas
title Adaptação das obras hidráulicas às alterações climáticas
spellingShingle Adaptação das obras hidráulicas às alterações climáticas
Moreira, Madalena
alterações climáticas
bacia hidrográfica
impactes nos recursos hídricos
medidas de adaptação
obras hidráulicas
sistemas urbanos de água
title_short Adaptação das obras hidráulicas às alterações climáticas
title_full Adaptação das obras hidráulicas às alterações climáticas
title_fullStr Adaptação das obras hidráulicas às alterações climáticas
title_full_unstemmed Adaptação das obras hidráulicas às alterações climáticas
title_sort Adaptação das obras hidráulicas às alterações climáticas
author Moreira, Madalena
author_facet Moreira, Madalena
Corte-Real, João
author_role author
author2 Corte-Real, João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Madalena
Corte-Real, João
dc.subject.por.fl_str_mv alterações climáticas
bacia hidrográfica
impactes nos recursos hídricos
medidas de adaptação
obras hidráulicas
sistemas urbanos de água
topic alterações climáticas
bacia hidrográfica
impactes nos recursos hídricos
medidas de adaptação
obras hidráulicas
sistemas urbanos de água
description O aumento da temperatura média, a variação da precipitação média e o aumento da frequência de eventos extremos de precipitação são as projecções mais importantes das alterações climáticas (AC) globais. Na região do Mediterrâneo projecta-se um decréscimo significativo da precipitação. As previsões dos impactes das AC nas massas de água são de redução da água disponível e aumento da frequência e intensidade de eventos de situações extremas (secas e cheias), com importantes impactes ao nível ambiental. Do ponto de vista da Engenharia Hidráulica é importante ter consciência dos potenciais impactes das AC nos recursos hídricos, tendo em conta que no dimensionamento e gestão das obras hidráulicas, quer à escala da bacia hidrográfica quer à escala dos sistemas urbanos de água, não têm sido tomadas em consideração as previsões das alterações dos caudais de dimensionamento e a variação dos consumos ou condições de funcionamento, consequência dos projecções das AC. Este artigo pretende apresentar um conjunto de medidas de adaptação, que é necessário implementar no dimensionamento, exploração e gestão dos sistemas de água. É justificada a necessidade de introdução de um coeficiente de segurança para o dimensionamento de sistemas resistentes às alterações climáticas e a necessidade de rever as regras de exploração e índices de desempenho usados na avaliação dos sistemas de água, assim como na legislação e regulamentação existente. Esta avaliação foi desenvolvida com base nas projecções disponíveis para o sul de Portugal.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-01T00:00:00Z
2012-12-05T15:05:44Z
2012-12-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/6423
http://hdl.handle.net/10174/6423
url http://hdl.handle.net/10174/6423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Moreira M.M.; Corte-Real J. (2008) Adaptação das obras hidráulicas às alterações climáticas, Workshop Internacional sobre Clima e Recursos Naturais nos países de língua portuguesa, Ilha do Sal.
mmvmv@uevora.pt
<jmcr@uevora.pt>
468
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CRIA
publisher.none.fl_str_mv CRIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136493363527680