Triagem na Clínica de Animais de Companhia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benídio, Ana Rita Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10832
Resumo: A triagem é definida como a avaliação e alocação de tratamento a pacientes segundo um sistema de prioridades projetado para maximizar o número de sobreviventes, sendo os seus principais objetivos a avaliação dos pacientes que necessitam de cuidados imediatos e a priorização de atendimento dos restantes doentes. Por conseguinte, um sistema de triagem ideal deverá ser de fácil e rápida implementação, reproduzível e dinâmico, de forma a possibilitar a sua evolução temporal e concetual. Os sistemas de triagem utilizados na Medicina Humana, tal como a Escala de Acuidade de Triagem Canadiana são utilizados para diferenciar os pacientes de acordo com a urgência em receber tratamento médico através da atribuição de uma medida quantitativa e objetiva a cada paciente. No entanto, apesar do sucesso dos sistemas de triagem em Medicina Humana, a informação encontrada na literatura acerca da implementação de sistemas de triagem em Medicina Veterinária, ou até acerca da existência de sistemas de triagem validados nesta área científica, é muito escassa, podendo afirmar-se que a abordagem utilizada na triagem neste domínio é empírica e intuitiva, o que leva a que, na ausência de sistematização, não seja possível assegurar a excelência na prestação de cuidados de emergência veterinária. Perante esta perceção do panorama na Medicina Veterinária de Emergência, ao longo deste Trabalho de Projeto é desenvolvido um Sistema Integrado de Triagem de Animais de Companhia, constituído por um processo de Triagem Telefónica sustentado numa aplicação informática, desenvolvida com o fim de produzir um recurso valioso para a profissão, e por um processo de Triagem Física, com vista a regulamentar e uniformizar esta prática do quotidiano de qualquer Centro de Atendimento Médico-Veterinário. No que toca à Triagem Telefónica, a proposta de modelo foi desenvolvida tendo em conta a carência de formação de alguns membros das equipas destes estabelecimentos que desempenham funções de Responsáveis pelo Atendimento ao Cliente. Perante isto, assumindo a padronização como a máxima deste trabalho, foram formulados mecanismos com os objetivos de minimizar a subjetividade associada à Triagem Telefónica, um dos maiores obstáculos deste domínio, bem como o de limitar o período de tempo necessário para a sua execução, nomeadamente através do desenvolvimento de uma aplicação informática desenhada para o efeito. Por outro lado, no que diz respeito à Triagem Física, o sistema desenvolvido trata-se de uma adaptação da CTAS, com vista a suprir, também, todos os CAMV que disponham de serviços de urgência, tendo como objetivo secundário ao foco principal melhorar a qualidade de serviços prestados e, consequentemente, aumentar o rendimento dos CAMV, verificado tanto a partir da melhoria de qualidade, como a partir de uma melhor gestão de tempo e de recursos.
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No entanto, apesar do sucesso dos sistemas de triagem em Medicina Humana, a informação encontrada na literatura acerca da implementação de sistemas de triagem em Medicina Veterinária, ou até acerca da existência de sistemas de triagem validados nesta área científica, é muito escassa, podendo afirmar-se que a abordagem utilizada na triagem neste domínio é empírica e intuitiva, o que leva a que, na ausência de sistematização, não seja possível assegurar a excelência na prestação de cuidados de emergência veterinária. Perante esta perceção do panorama na Medicina Veterinária de Emergência, ao longo deste Trabalho de Projeto é desenvolvido um Sistema Integrado de Triagem de Animais de Companhia, constituído por um processo de Triagem Telefónica sustentado numa aplicação informática, desenvolvida com o fim de produzir um recurso valioso para a profissão, e por um processo de Triagem Física, com vista a regulamentar e uniformizar esta prática do quotidiano de qualquer Centro de Atendimento Médico-Veterinário. No que toca à Triagem Telefónica, a proposta de modelo foi desenvolvida tendo em conta a carência de formação de alguns membros das equipas destes estabelecimentos que desempenham funções de Responsáveis pelo Atendimento ao Cliente. Perante isto, assumindo a padronização como a máxima deste trabalho, foram formulados mecanismos com os objetivos de minimizar a subjetividade associada à Triagem Telefónica, um dos maiores obstáculos deste domínio, bem como o de limitar o período de tempo necessário para a sua execução, nomeadamente através do desenvolvimento de uma aplicação informática desenhada para o efeito. Por outro lado, no que diz respeito à Triagem Física, o sistema desenvolvido trata-se de uma adaptação da CTAS, com vista a suprir, também, todos os CAMV que disponham de serviços de urgência, tendo como objetivo secundário ao foco principal melhorar a qualidade de serviços prestados e, consequentemente, aumentar o rendimento dos CAMV, verificado tanto a partir da melhoria de qualidade, como a partir de uma melhor gestão de tempo e de recursos.Triage is defined as the evaluation and allocation of treatment to patients according to a priority system designed to maximize the number of survivors, and its main objectives are the evaluation of patients in need of immediate care and the prioritization of care of the remaining patients. Therefore, an ideal sorting system should be easy and fast to implement, reproducible and dynamic, in order to enable its temporal and conceptual evolution. Triage systems used in Human Medicine, such as the Canadian Triage and Acuity Scale (CTAS), are used to differentiate patients according to the urgency of receiving medical treatment by assigning a quantitative and objective measure to each patient. However, despite the success of triage systems in Human Medicine, the information found in the literature about the implementation of triage systems in Veterinary Medicine, or even about the existence of validated triage systems in this scientific area, is very scarce, and it can be affirmed that the approach used in triage in this field is empirical and intuitive, which, in the absence of systematisation, makes it impossible to ensure excellence in the provision of veterinary emergency care. Given this perception of the panorama in Emergency Veterinary Medicine, throughout this Project is developed an Integrated Small Animal Triage System, consisting of a Process of Telephone Triage supported by a computer application, developed in order to produce a valuable resource to the profession, and a process of Physical Triage, with a view to regulating and standardizing this daily practice of any Veterinary Practice. Regarding Telephone Triage, the proposed model was developed considering the lack of training of some members of the teams of these establishments that perform functions of Customer Service Officers. In view of this, assuming standardization as the maximum of this work, mechanisms were formulated with the objective of minimizing the subjectivity associated with Telephone Triage, one of the biggest obstacles in this area, as well as limiting the period of time necessary for its execution, namely through the development of a computer application designed for this purpose. On the other hand, with regard to Physical Triage, the developed system is an adaptation of the CTAS, with a view to supplying, also, all practices that have emergency services, having as secondary objective to the main focus improve the quality of services provided and, consequently, increase the income of the VP, verified both from the improvement of quality, as well as better time and resource management.2021-11-25T12:00:31Z2021-01-08T00:00:00Z2021-01-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10832pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessBenídio, Ana Rita Ribeiroreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:37Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:28.379366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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