Parentalidade positiva e bem-estar subjetivo: Intervenção com pais de estudantes sobredotados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho-Pereira, Suzy
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Vestena, Carla Blum, Costa-Lobo, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2049
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2954
Resumo: O apoio sócio-educativo dirigido a pais bem como a intervenção psicopedagógica, fazem parte das políticas sociais europeias, e têm como objetivo nuclear responder às necessidades de educação, promoção do Bem-Estar e desenvolvimento das crianças e jovens. O Programa Parentalidade Positiva é de autoria e é realizado pela Associação Nacional de Estudo e Intervenção em Sobredotação, associação portuguesa. A principal questão explorada nesta investigação: A promoção da parentalidade positiva em pais de crianças sobredotadas tem um impacto positivo no Bem-Estar Subjetivo dos pais? A amostra é não probabilística, de conveniência, contando com um grupo intervenção e um grupo de controlo. Recorre-se a informações demográficas e a um instrumento aferido para a população adulta portuguesa. Esta investigação, assente num estudo quasi experimental, sendo o objetivo principal avaliar o impacto do Programa de Parentalidade Positiva.
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spelling Parentalidade positiva e bem-estar subjetivo: Intervenção com pais de estudantes sobredotadosPositive parenting and subjective well-being: Intervention with parents of gifted studentsParentalidade positivaBem-estar subjetivoSobredotaçãoPositive parentingSubjective well-beingGiftednessO apoio sócio-educativo dirigido a pais bem como a intervenção psicopedagógica, fazem parte das políticas sociais europeias, e têm como objetivo nuclear responder às necessidades de educação, promoção do Bem-Estar e desenvolvimento das crianças e jovens. O Programa Parentalidade Positiva é de autoria e é realizado pela Associação Nacional de Estudo e Intervenção em Sobredotação, associação portuguesa. A principal questão explorada nesta investigação: A promoção da parentalidade positiva em pais de crianças sobredotadas tem um impacto positivo no Bem-Estar Subjetivo dos pais? A amostra é não probabilística, de conveniência, contando com um grupo intervenção e um grupo de controlo. Recorre-se a informações demográficas e a um instrumento aferido para a população adulta portuguesa. Esta investigação, assente num estudo quasi experimental, sendo o objetivo principal avaliar o impacto do Programa de Parentalidade Positiva.The socio-educational support for parents as well as psychopedagogical intervention are part of European social policies, and have the nuclear objective of responding to the needs of education, the promotion of well-being and the development of children and young people. The Positive Parenting Program is authored and is carried out by the National Association of Study and Intervention in Giving, Portuguese Association. The main question explored in this research: Does promoting positive parenting in parents of gifted children have a positive impact on the subjective well-being of parents? The sample is non-probabilistic, of convenience, counting on an intervention group and a control group. Demographic information is used and a tool checked for the Portuguese adult population. This research is based on a quasi-experimental study, being the main objective evaluate the impact of the Positive Parenting Program.Universidade da Coruña2018-01-08T17:00:00Z2018-01-082017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPereira, S., Vestena, C., & Costa-Lobo, C. (2017). Parentalidade positiva e bem-estar subjetivo: Intervenção com pais de estudantes sobredotados. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(05), 355-359. doi: 10.17979/reipe.2017.0.05.2954. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2049http://hdl.handle.net/11328/2049Pereira, S., Vestena, C., & Costa-Lobo, C. (2017). Parentalidade positiva e bem-estar subjetivo: Intervenção com pais de estudantes sobredotados. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(05), 355-359. doi: 10.17979/reipe.2017.0.05.2954. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2049http://hdl.handle.net/11328/2049https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2954por2386-7418http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2954http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPinho-Pereira, SuzyVestena, Carla BlumCosta-Lobo, Cristinareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:05:03Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:39:12.307887Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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