O design para o desenvolvimento emocional: o jogo educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Iria Catarina Tavares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/16882
Resumo: O estudo aqui apresentado tem como principal nalidade recorrer ao design para o desenvolvimento da educação socio emocional, com o objetivo de promover o bem-estar pessoal e interpessoal. Numa sociedade atual da informação onde o saber fazer é um fator identi cador do ensino, identi ca-se que o saber ser apresenta diversos dé ces, nomeadamente no desenvolvimento do ser humano enquanto cidadão completo. Nesse sentido, apresenta-se uma proposta de um jogo em que o foco é o desenvolvimento emocional positivo das crianças. Assim, o jogo tem como nalidade ajudar crianças, com idades entre os 8 e os 10 anos que se encontram numa fase de pré-adolescência, a identi carem e aprenderem a lidar com as diferentes emoções em si próprios e nos seus pares. O design desempenha aqui um papel primordial, pois facilita a utilização de uma linguagem expressiva e visual, com um alto teor estético, onde a interpretação é intuitiva e estimulante. Deste modo, este jogo tem como referência os jogos analógicos de tabuleiro e cartões, onde os jogadores interagem entre eles por meio de regras que estimulam a interatividade interpessoal e social, bem como o respeito pelo outro.
id RCAP_755ffe75e5575d7ee965c2519fd60df8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/16882
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O design para o desenvolvimento emocional: o jogo educativoDesignDesign - Desenvolvimento da educaçãoDesign - Jogos infantisO estudo aqui apresentado tem como principal nalidade recorrer ao design para o desenvolvimento da educação socio emocional, com o objetivo de promover o bem-estar pessoal e interpessoal. Numa sociedade atual da informação onde o saber fazer é um fator identi cador do ensino, identi ca-se que o saber ser apresenta diversos dé ces, nomeadamente no desenvolvimento do ser humano enquanto cidadão completo. Nesse sentido, apresenta-se uma proposta de um jogo em que o foco é o desenvolvimento emocional positivo das crianças. Assim, o jogo tem como nalidade ajudar crianças, com idades entre os 8 e os 10 anos que se encontram numa fase de pré-adolescência, a identi carem e aprenderem a lidar com as diferentes emoções em si próprios e nos seus pares. O design desempenha aqui um papel primordial, pois facilita a utilização de uma linguagem expressiva e visual, com um alto teor estético, onde a interpretação é intuitiva e estimulante. Deste modo, este jogo tem como referência os jogos analógicos de tabuleiro e cartões, onde os jogadores interagem entre eles por meio de regras que estimulam a interatividade interpessoal e social, bem como o respeito pelo outro.The study presented here is primarily intended to appeal to design the development of social emotional education, in order to promote personal and interpersonal well-being. A current information society where know-how is an identi er factor of education, it is a fact that knowledge presents several de cits, including the development of human beings as full citizens. In this sense, this study serves as a proposal for a game in which the focus is on positive emotional development of children. The game is intended to help children, aged between 8 and 10 years who are almost teenagers, to identify and learn how to deal with di erent emotions in themselves and in their peers. The design plays a major role, because it makes the use of an expressive and visual language with a high aesthetic content, where the interpretation is intuitive and exciting. Thus, this game makes reference to the analog board games, where players interact with each other through rules that encourage interpersonal and social interaction as well as respect for others.Universidade de Aveiro2017-02-24T15:03:54Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/16882TID:201577593porFerreira, Iria Catarina Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:20Zoai:ria.ua.pt:10773/16882Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:10.492235Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O design para o desenvolvimento emocional: o jogo educativo
title O design para o desenvolvimento emocional: o jogo educativo
spellingShingle O design para o desenvolvimento emocional: o jogo educativo
Ferreira, Iria Catarina Tavares
Design
Design - Desenvolvimento da educação
Design - Jogos infantis
title_short O design para o desenvolvimento emocional: o jogo educativo
title_full O design para o desenvolvimento emocional: o jogo educativo
title_fullStr O design para o desenvolvimento emocional: o jogo educativo
title_full_unstemmed O design para o desenvolvimento emocional: o jogo educativo
title_sort O design para o desenvolvimento emocional: o jogo educativo
author Ferreira, Iria Catarina Tavares
author_facet Ferreira, Iria Catarina Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Iria Catarina Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Design - Desenvolvimento da educação
Design - Jogos infantis
topic Design
Design - Desenvolvimento da educação
Design - Jogos infantis
description O estudo aqui apresentado tem como principal nalidade recorrer ao design para o desenvolvimento da educação socio emocional, com o objetivo de promover o bem-estar pessoal e interpessoal. Numa sociedade atual da informação onde o saber fazer é um fator identi cador do ensino, identi ca-se que o saber ser apresenta diversos dé ces, nomeadamente no desenvolvimento do ser humano enquanto cidadão completo. Nesse sentido, apresenta-se uma proposta de um jogo em que o foco é o desenvolvimento emocional positivo das crianças. Assim, o jogo tem como nalidade ajudar crianças, com idades entre os 8 e os 10 anos que se encontram numa fase de pré-adolescência, a identi carem e aprenderem a lidar com as diferentes emoções em si próprios e nos seus pares. O design desempenha aqui um papel primordial, pois facilita a utilização de uma linguagem expressiva e visual, com um alto teor estético, onde a interpretação é intuitiva e estimulante. Deste modo, este jogo tem como referência os jogos analógicos de tabuleiro e cartões, onde os jogadores interagem entre eles por meio de regras que estimulam a interatividade interpessoal e social, bem como o respeito pelo outro.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-02-24T15:03:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/16882
TID:201577593
url http://hdl.handle.net/10773/16882
identifier_str_mv TID:201577593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137572299997184