Avaliação de riscos ergonómicos nos postos de trabalho administrativos e salas de aula de um estabelecimento de ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/5335 |
Resumo: | A presente dissertação de Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho, tem como principal objetivo avaliar os riscos ergonómicos existentes nas salas de aulas e nalguns postos de trabalho administrativos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) do Instituto Politécnico de Beja. O estudo ergonómico está com o conforto dos utilizadores nas mais devidas tarefas do dia-a-dia. De uma forma integrada pretende-se promover a segurança, a saúde e o bem-estar do utilizador, bem como a eficácia do sistema em que está envolvido. Para esse efeito foi necessário um estudo das medidas antropométricas dos funcionários não docentes e aplicar o método de avaliação. O estudo tem como objetivo geral conhecer a perceção do bem-estar ergonómico dos funcionários docentes, dos funcionários não docentes e dos discentes da ESTIG. Para alcançar o objetivo definido foi aplicado um questionário aos discentes, funcionários docentes e funcionários não docentes, foram também aplicados Métodos de Avaliação de Riscos Ergonómicos a três funcionários não docentes, durante a realização das suas atividades profissionais nos postos de trabalho administrativos. No que diz respeito à prevalência de sintomas associados às lesões musculoesqueléticas relacionadas com o trabalho, concretizado através da análise da frequência das respostas assinaladas no Nordic Muskuloskeletal Questionnaire (NMQ), aferimos que as queixas no pescoço, ombros e região lombar prevalecem em 46 %, 35% e 56% de toda amostra. Verificamos ainda que 53% dos respondentes disseram que a cadeira não fornece um suporte firme para o apoio dorsal, adotando assim, uma postura não adequada, e ainda 61% dos respondentes dizem sentir desconforto térmico. No caso da aplicação no método Rapid Upper Limb Assessment (RULA) e Rapid Entire Body Assessment (REBA) aos três funcionários não docentes, apresentavam melhorias na sua postura após a informação fornecida. |
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