A comunicação em alunos com paralisia cerebral: percepções dos profissionais da educação e pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Érika da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38144
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
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spelling A comunicação em alunos com paralisia cerebral: percepções dos profissionais da educação e paisComunicaçãoParalisia cerebralProfissionais da educaçãoPaisCommunicationCerebral paralysisEducation professionalsParentsDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)Esta pesquisa aborda a comunicação do aluno com paralisia cerebral, no que tange as percepções existentes sobre o tipo e características da comunicação para com este aluno. Por conseguinte, teve como objetivo principal analisar a comunicação de alunos com paralisia cerebral, diante da percepção de seus pais e profissionais da educação, identificando ainda quais os meios alternativos utilizados para consolidação do ato comunicativo. Neste estudo estiveram como participantes cinco profissionais da educação e cinco mães de alunos com paralisia cerebral. O contexto teve como base o Centro de Tempo Integral, no bairro Nova Vitória-Manaus, que atende alunos com necessidades educativas especiais, dentre eles os que apresentam paralisia cerebral. Quanto aos aspectos metodológicos trata-se de uma investigação de âmbito qualitativo, estando como instrumento de recolha de dados entrevistas estruturadas, direcionadas aos dez sujeitos da pesquisa. Os resultados obtidos apontam, segundo as percepções dos investigados, que alguns fatores já foram conquistados na comunicação assertiva com os alunos com paralisia cerebral, todavia ainda tem-se aspectos de muitas interferências, como o nível de comprometimento em cada aluno, a ausência de instrumentos para auxilio comunicativo e a falta de habilidade deles próprios para compreenderem a expressividade dos alunos. Decerto que os progressos desta comunicação poderiam ser otimizados se familiares e profissionais envolvidos dispusessem de recursos de comunicação aumentativa e alternativa, todavia, o acesso a tais investimentos no contexto em questão é diminuto. No intuito de alterar este quadro, caberia pois aos envolvidos, que recorressem as opções de formação teórico-prática, cujas fomentem a possibilidade de trabalharem com o que tem a seu alcance, tornando então a magnificência da comunicação da pessoa com paralisia cerebral.This research addresses the communication of students with cerebral palsy, regarding the existing perceptions about the type and characteristics of communication with these students. Therefore, it aimed to analyze the communication of students with cerebral palsy, taking into account the perception of their parents and professionals, even identifying what are the alternative means used to consolidate the communicative acts. Five education professionals and five mothers of students with cerebral palsy were the participants in this study. The local context was the Center of Full Time in “Nova Vitoria” - a neighborhood of Manaus city that attend students with special educational needs, including those with cerebral palsy. Concerning the methodological aspect, it is a qualitative research framework, standing as an instrument for collecting data structured interviews directed to the ten research subjects. The results indicate that according to the perceptions of the investigated participantes, some factors have already been won in assertive communication in students with cerebral palsy, however, there are still many aspects of interference, as the level of severity of each student, the absence of instruments to assist the communication, and the lack of their own abilities to understand the expressivity of their sons and students. Certainly, the progress of this communication could be optimized if the families and professionals involved were provided of resources for augmentative and alternative communication, but, the access to such investments in the context in question is minimal. In order to change this situation, it would be up to the people involved, that they resort to the theoretical and practical training options, which encourage the possibility of working and promoting effectives practices in relation to the communication of people with cerebral palsy.Cruz-Santos, AnabelaUniversidade do MinhoRamos, Érika da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38144por201407612info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:22:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:15:46.201734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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