Efeitos dos incêndios sobre os solos de montado de azinho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, L.N.A.
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5935
Resumo: Considerando que as regiões com características edafoclimáticas acentuadamente mediterrânicas se encontram em maior risco de desertificação, o montado de azinho, com as suas características e especificidades, é o sistema humanizado mais adequado a suster este processo e o que melhor valoriza os respectivos solos. Importa assim conservar o actual património que se encontra em acelerada degradação. Os incêndios florestais, ao destruírem a vegetação, aceleram o processo de destruição dos solos; a baixa ocorrência de incêndios em montado tem levado ao esquecimento do estudo dos efeitos do fogo nesta formação. Embora o montado de azinho não se apresente como um ecossistema propício à ocorrência de incêndio, o seu efeito não é, contudo, negligenciável, sendo de todo o interesse avaliar a sua acção sobre os solos. Uma das principais preocupações actuais por parte dos responsáveis pela gestão dos recursos naturais é a que se refere à conservação do solo. Os processos erosivos e a lixiviação de nutrientes como consequência da ausência de vegetação após os incêndios constituem o primeiro objectivo deste estudo para que, deste modo, se obtenham conhecimentos conducentes à aplicação de uma adequada gestão do solo florestal.
id RCAP_757ffd5a578a0436730dcdda5958fbe2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5935
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos dos incêndios sobre os solos de montado de azinho.Considerando que as regiões com características edafoclimáticas acentuadamente mediterrânicas se encontram em maior risco de desertificação, o montado de azinho, com as suas características e especificidades, é o sistema humanizado mais adequado a suster este processo e o que melhor valoriza os respectivos solos. Importa assim conservar o actual património que se encontra em acelerada degradação. Os incêndios florestais, ao destruírem a vegetação, aceleram o processo de destruição dos solos; a baixa ocorrência de incêndios em montado tem levado ao esquecimento do estudo dos efeitos do fogo nesta formação. Embora o montado de azinho não se apresente como um ecossistema propício à ocorrência de incêndio, o seu efeito não é, contudo, negligenciável, sendo de todo o interesse avaliar a sua acção sobre os solos. Uma das principais preocupações actuais por parte dos responsáveis pela gestão dos recursos naturais é a que se refere à conservação do solo. Os processos erosivos e a lixiviação de nutrientes como consequência da ausência de vegetação após os incêndios constituem o primeiro objectivo deste estudo para que, deste modo, se obtenham conhecimentos conducentes à aplicação de uma adequada gestão do solo florestal.Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior AgráriaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDuarte, L.N.A.2018-02-17T15:40:58Z19941994-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5935porDUARTE, L.N.A. (1994) - Efeitos dos incêndios sobre os solos de montado de azinho. Agroforum : Revista da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. ISSN 0872-2617. Ano 4:7, p. 23-26.0872-2617info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:24Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5935Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:38.656168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos dos incêndios sobre os solos de montado de azinho.
title Efeitos dos incêndios sobre os solos de montado de azinho.
spellingShingle Efeitos dos incêndios sobre os solos de montado de azinho.
Duarte, L.N.A.
title_short Efeitos dos incêndios sobre os solos de montado de azinho.
title_full Efeitos dos incêndios sobre os solos de montado de azinho.
title_fullStr Efeitos dos incêndios sobre os solos de montado de azinho.
title_full_unstemmed Efeitos dos incêndios sobre os solos de montado de azinho.
title_sort Efeitos dos incêndios sobre os solos de montado de azinho.
author Duarte, L.N.A.
author_facet Duarte, L.N.A.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, L.N.A.
description Considerando que as regiões com características edafoclimáticas acentuadamente mediterrânicas se encontram em maior risco de desertificação, o montado de azinho, com as suas características e especificidades, é o sistema humanizado mais adequado a suster este processo e o que melhor valoriza os respectivos solos. Importa assim conservar o actual património que se encontra em acelerada degradação. Os incêndios florestais, ao destruírem a vegetação, aceleram o processo de destruição dos solos; a baixa ocorrência de incêndios em montado tem levado ao esquecimento do estudo dos efeitos do fogo nesta formação. Embora o montado de azinho não se apresente como um ecossistema propício à ocorrência de incêndio, o seu efeito não é, contudo, negligenciável, sendo de todo o interesse avaliar a sua acção sobre os solos. Uma das principais preocupações actuais por parte dos responsáveis pela gestão dos recursos naturais é a que se refere à conservação do solo. Os processos erosivos e a lixiviação de nutrientes como consequência da ausência de vegetação após os incêndios constituem o primeiro objectivo deste estudo para que, deste modo, se obtenham conhecimentos conducentes à aplicação de uma adequada gestão do solo florestal.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994
1994-01-01T00:00:00Z
2018-02-17T15:40:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5935
url http://hdl.handle.net/10400.11/5935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv DUARTE, L.N.A. (1994) - Efeitos dos incêndios sobre os solos de montado de azinho. Agroforum : Revista da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. ISSN 0872-2617. Ano 4:7, p. 23-26.
0872-2617
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior Agrária
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior Agrária
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130827201708032