O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gon?alves, Cl?udia Isabel Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/893
Resumo: Ao longo dos ?ltimos anos muito se tem estudado sobre os jovens institucionalizados. O principal objetivo deste estudo centra-se na quest?o do bem-estar psicol?gico de crian?as e adolescentes institucionalizados em lares de inf?ncia e juventude (LIJ). Neste estudo participaram 38 indiv?duos, sendo 23 do sexo feminino e 15 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos e um n?vel de escolaridade entre o 3.? e o 12.? ano. Para avaliar o bem-estar psicol?gico em adolescentes, o instrumento colheita de dados utilizado foi um question?rio constitu?do pela Escala de Bem-Estar Psicol?gico (EBEPA) de Bizarro e um conjunto de vari?veis. De uma forma geral, os resultados indicam-nos que estas crian?as/adolescentes t?m um bom n?vel de bem-estar psicol?gico, por?m vai diminuindo com o aumento da idade. Como resultados obtidos podemos ainda referir que n?o existem diferen?as estatisticamente significativas entre o bem-estar psicol?gico e o sexo, contudo os rapazes apresentam m?dia de rank superiores ?s raparigas em todas as ?reas ? exce??o da Cognitiva-Emocional Positiva e no Apoio Social Nesta quest?o da institucionaliza??o seria importante tra?ar um plano de interven??o junto destas crian?as e adolescentes, tendo como objetivo o desenvolvimento das suas compet?ncias pessoais e sociais, visando a promo??o da sua autonomia, potenciar a sua autoestima e prevenir futuras situa??es de inadapta??o. / Over the last few years a lot has been studied about institutionalized adolescents. The present study aims at analyzing the psychological well-being of children and adolescents, institutionalized in residential institutions for children and young people (LIJ). This sample comprised 38 children and young people, 23 of them female and 15 male, with ages between 10 and 18 years and the 3rd and 12th grade of education. The instrument used to assess the psychological well-being of the adolescents was a questionnaire based on the Bizarro scale of valuation of psychological well-being (EBEPA) and some variables. The results obtained showed also that statistically there are no significant differences between psychological well-being and gender; however, in comparison, the boys reveal a superior average of rank in all areas with the exception of the subscales of Positive Cognitive-Emotional and Social Support. Finally, the availability of an intervention project to help these institutionalized children and adolescents would be very important, having as its principal objective the development of their social and personal skills, the promotion of their autonomy, the enhancement of their self-esteem and the prevention of future situations of maladjustment.
id RCAP_75847eaa642737a52c9dc31bf5acdbbf
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/893
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes InstitucionalizadosBem-estar psicol?gico - Psychological well-beingAdolesc?ncia - AdolescenceInstitucionaliza??o - InstitutionalizationAo longo dos ?ltimos anos muito se tem estudado sobre os jovens institucionalizados. O principal objetivo deste estudo centra-se na quest?o do bem-estar psicol?gico de crian?as e adolescentes institucionalizados em lares de inf?ncia e juventude (LIJ). Neste estudo participaram 38 indiv?duos, sendo 23 do sexo feminino e 15 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos e um n?vel de escolaridade entre o 3.? e o 12.? ano. Para avaliar o bem-estar psicol?gico em adolescentes, o instrumento colheita de dados utilizado foi um question?rio constitu?do pela Escala de Bem-Estar Psicol?gico (EBEPA) de Bizarro e um conjunto de vari?veis. De uma forma geral, os resultados indicam-nos que estas crian?as/adolescentes t?m um bom n?vel de bem-estar psicol?gico, por?m vai diminuindo com o aumento da idade. Como resultados obtidos podemos ainda referir que n?o existem diferen?as estatisticamente significativas entre o bem-estar psicol?gico e o sexo, contudo os rapazes apresentam m?dia de rank superiores ?s raparigas em todas as ?reas ? exce??o da Cognitiva-Emocional Positiva e no Apoio Social Nesta quest?o da institucionaliza??o seria importante tra?ar um plano de interven??o junto destas crian?as e adolescentes, tendo como objetivo o desenvolvimento das suas compet?ncias pessoais e sociais, visando a promo??o da sua autonomia, potenciar a sua autoestima e prevenir futuras situa??es de inadapta??o. / Over the last few years a lot has been studied about institutionalized adolescents. The present study aims at analyzing the psychological well-being of children and adolescents, institutionalized in residential institutions for children and young people (LIJ). This sample comprised 38 children and young people, 23 of them female and 15 male, with ages between 10 and 18 years and the 3rd and 12th grade of education. The instrument used to assess the psychological well-being of the adolescents was a questionnaire based on the Bizarro scale of valuation of psychological well-being (EBEPA) and some variables. The results obtained showed also that statistically there are no significant differences between psychological well-being and gender; however, in comparison, the boys reveal a superior average of rank in all areas with the exception of the subscales of Positive Cognitive-Emotional and Social Support. Finally, the availability of an intervention project to help these institutionalized children and adolescents would be very important, having as its principal objective the development of their social and personal skills, the promotion of their autonomy, the enhancement of their self-esteem and the prevention of future situations of maladjustment.ISMT2018-09-06T11:32:59Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/893TID:201183080porGon?alves, Cl?udia Isabel RibeiroDixe, Maria dos Anjos (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:43ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados
title O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados
spellingShingle O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados
Gon?alves, Cl?udia Isabel Ribeiro
Bem-estar psicol?gico - Psychological well-being
Adolesc?ncia - Adolescence
Institucionaliza??o - Institutionalization
title_short O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados
title_full O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados
title_fullStr O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados
title_full_unstemmed O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados
title_sort O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados
author Gon?alves, Cl?udia Isabel Ribeiro
author_facet Gon?alves, Cl?udia Isabel Ribeiro
Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora)
author_role author
author2 Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gon?alves, Cl?udia Isabel Ribeiro
Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Bem-estar psicol?gico - Psychological well-being
Adolesc?ncia - Adolescence
Institucionaliza??o - Institutionalization
topic Bem-estar psicol?gico - Psychological well-being
Adolesc?ncia - Adolescence
Institucionaliza??o - Institutionalization
description Ao longo dos ?ltimos anos muito se tem estudado sobre os jovens institucionalizados. O principal objetivo deste estudo centra-se na quest?o do bem-estar psicol?gico de crian?as e adolescentes institucionalizados em lares de inf?ncia e juventude (LIJ). Neste estudo participaram 38 indiv?duos, sendo 23 do sexo feminino e 15 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos e um n?vel de escolaridade entre o 3.? e o 12.? ano. Para avaliar o bem-estar psicol?gico em adolescentes, o instrumento colheita de dados utilizado foi um question?rio constitu?do pela Escala de Bem-Estar Psicol?gico (EBEPA) de Bizarro e um conjunto de vari?veis. De uma forma geral, os resultados indicam-nos que estas crian?as/adolescentes t?m um bom n?vel de bem-estar psicol?gico, por?m vai diminuindo com o aumento da idade. Como resultados obtidos podemos ainda referir que n?o existem diferen?as estatisticamente significativas entre o bem-estar psicol?gico e o sexo, contudo os rapazes apresentam m?dia de rank superiores ?s raparigas em todas as ?reas ? exce??o da Cognitiva-Emocional Positiva e no Apoio Social Nesta quest?o da institucionaliza??o seria importante tra?ar um plano de interven??o junto destas crian?as e adolescentes, tendo como objetivo o desenvolvimento das suas compet?ncias pessoais e sociais, visando a promo??o da sua autonomia, potenciar a sua autoestima e prevenir futuras situa??es de inadapta??o. / Over the last few years a lot has been studied about institutionalized adolescents. The present study aims at analyzing the psychological well-being of children and adolescents, institutionalized in residential institutions for children and young people (LIJ). This sample comprised 38 children and young people, 23 of them female and 15 male, with ages between 10 and 18 years and the 3rd and 12th grade of education. The instrument used to assess the psychological well-being of the adolescents was a questionnaire based on the Bizarro scale of valuation of psychological well-being (EBEPA) and some variables. The results obtained showed also that statistically there are no significant differences between psychological well-being and gender; however, in comparison, the boys reveal a superior average of rank in all areas with the exception of the subscales of Positive Cognitive-Emotional and Social Support. Finally, the availability of an intervention project to help these institutionalized children and adolescents would be very important, having as its principal objective the development of their social and personal skills, the promotion of their autonomy, the enhancement of their self-esteem and the prevention of future situations of maladjustment.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2018-09-06T11:32:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/893
TID:201183080
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/893
identifier_str_mv TID:201183080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303610007224320