O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/893 |
Resumo: | Ao longo dos ?ltimos anos muito se tem estudado sobre os jovens institucionalizados. O principal objetivo deste estudo centra-se na quest?o do bem-estar psicol?gico de crian?as e adolescentes institucionalizados em lares de inf?ncia e juventude (LIJ). Neste estudo participaram 38 indiv?duos, sendo 23 do sexo feminino e 15 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos e um n?vel de escolaridade entre o 3.? e o 12.? ano. Para avaliar o bem-estar psicol?gico em adolescentes, o instrumento colheita de dados utilizado foi um question?rio constitu?do pela Escala de Bem-Estar Psicol?gico (EBEPA) de Bizarro e um conjunto de vari?veis. De uma forma geral, os resultados indicam-nos que estas crian?as/adolescentes t?m um bom n?vel de bem-estar psicol?gico, por?m vai diminuindo com o aumento da idade. Como resultados obtidos podemos ainda referir que n?o existem diferen?as estatisticamente significativas entre o bem-estar psicol?gico e o sexo, contudo os rapazes apresentam m?dia de rank superiores ?s raparigas em todas as ?reas ? exce??o da Cognitiva-Emocional Positiva e no Apoio Social Nesta quest?o da institucionaliza??o seria importante tra?ar um plano de interven??o junto destas crian?as e adolescentes, tendo como objetivo o desenvolvimento das suas compet?ncias pessoais e sociais, visando a promo??o da sua autonomia, potenciar a sua autoestima e prevenir futuras situa??es de inadapta??o. / Over the last few years a lot has been studied about institutionalized adolescents. The present study aims at analyzing the psychological well-being of children and adolescents, institutionalized in residential institutions for children and young people (LIJ). This sample comprised 38 children and young people, 23 of them female and 15 male, with ages between 10 and 18 years and the 3rd and 12th grade of education. The instrument used to assess the psychological well-being of the adolescents was a questionnaire based on the Bizarro scale of valuation of psychological well-being (EBEPA) and some variables. The results obtained showed also that statistically there are no significant differences between psychological well-being and gender; however, in comparison, the boys reveal a superior average of rank in all areas with the exception of the subscales of Positive Cognitive-Emotional and Social Support. Finally, the availability of an intervention project to help these institutionalized children and adolescents would be very important, having as its principal objective the development of their social and personal skills, the promotion of their autonomy, the enhancement of their self-esteem and the prevention of future situations of maladjustment. |
id |
RCAP_75847eaa642737a52c9dc31bf5acdbbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/893 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes InstitucionalizadosBem-estar psicol?gico - Psychological well-beingAdolesc?ncia - AdolescenceInstitucionaliza??o - InstitutionalizationAo longo dos ?ltimos anos muito se tem estudado sobre os jovens institucionalizados. O principal objetivo deste estudo centra-se na quest?o do bem-estar psicol?gico de crian?as e adolescentes institucionalizados em lares de inf?ncia e juventude (LIJ). Neste estudo participaram 38 indiv?duos, sendo 23 do sexo feminino e 15 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos e um n?vel de escolaridade entre o 3.? e o 12.? ano. Para avaliar o bem-estar psicol?gico em adolescentes, o instrumento colheita de dados utilizado foi um question?rio constitu?do pela Escala de Bem-Estar Psicol?gico (EBEPA) de Bizarro e um conjunto de vari?veis. De uma forma geral, os resultados indicam-nos que estas crian?as/adolescentes t?m um bom n?vel de bem-estar psicol?gico, por?m vai diminuindo com o aumento da idade. Como resultados obtidos podemos ainda referir que n?o existem diferen?as estatisticamente significativas entre o bem-estar psicol?gico e o sexo, contudo os rapazes apresentam m?dia de rank superiores ?s raparigas em todas as ?reas ? exce??o da Cognitiva-Emocional Positiva e no Apoio Social Nesta quest?o da institucionaliza??o seria importante tra?ar um plano de interven??o junto destas crian?as e adolescentes, tendo como objetivo o desenvolvimento das suas compet?ncias pessoais e sociais, visando a promo??o da sua autonomia, potenciar a sua autoestima e prevenir futuras situa??es de inadapta??o. / Over the last few years a lot has been studied about institutionalized adolescents. The present study aims at analyzing the psychological well-being of children and adolescents, institutionalized in residential institutions for children and young people (LIJ). This sample comprised 38 children and young people, 23 of them female and 15 male, with ages between 10 and 18 years and the 3rd and 12th grade of education. The instrument used to assess the psychological well-being of the adolescents was a questionnaire based on the Bizarro scale of valuation of psychological well-being (EBEPA) and some variables. The results obtained showed also that statistically there are no significant differences between psychological well-being and gender; however, in comparison, the boys reveal a superior average of rank in all areas with the exception of the subscales of Positive Cognitive-Emotional and Social Support. Finally, the availability of an intervention project to help these institutionalized children and adolescents would be very important, having as its principal objective the development of their social and personal skills, the promotion of their autonomy, the enhancement of their self-esteem and the prevention of future situations of maladjustment.ISMT2018-09-06T11:32:59Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/893TID:201183080porGon?alves, Cl?udia Isabel RibeiroDixe, Maria dos Anjos (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:43ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados |
title |
O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados |
spellingShingle |
O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados Gon?alves, Cl?udia Isabel Ribeiro Bem-estar psicol?gico - Psychological well-being Adolesc?ncia - Adolescence Institucionaliza??o - Institutionalization |
title_short |
O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados |
title_full |
O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados |
title_fullStr |
O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados |
title_full_unstemmed |
O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados |
title_sort |
O Bem - Estar Psicol?gico de Crian?as/Adolescentes Institucionalizados |
author |
Gon?alves, Cl?udia Isabel Ribeiro |
author_facet |
Gon?alves, Cl?udia Isabel Ribeiro Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gon?alves, Cl?udia Isabel Ribeiro Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bem-estar psicol?gico - Psychological well-being Adolesc?ncia - Adolescence Institucionaliza??o - Institutionalization |
topic |
Bem-estar psicol?gico - Psychological well-being Adolesc?ncia - Adolescence Institucionaliza??o - Institutionalization |
description |
Ao longo dos ?ltimos anos muito se tem estudado sobre os jovens institucionalizados. O principal objetivo deste estudo centra-se na quest?o do bem-estar psicol?gico de crian?as e adolescentes institucionalizados em lares de inf?ncia e juventude (LIJ). Neste estudo participaram 38 indiv?duos, sendo 23 do sexo feminino e 15 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos e um n?vel de escolaridade entre o 3.? e o 12.? ano. Para avaliar o bem-estar psicol?gico em adolescentes, o instrumento colheita de dados utilizado foi um question?rio constitu?do pela Escala de Bem-Estar Psicol?gico (EBEPA) de Bizarro e um conjunto de vari?veis. De uma forma geral, os resultados indicam-nos que estas crian?as/adolescentes t?m um bom n?vel de bem-estar psicol?gico, por?m vai diminuindo com o aumento da idade. Como resultados obtidos podemos ainda referir que n?o existem diferen?as estatisticamente significativas entre o bem-estar psicol?gico e o sexo, contudo os rapazes apresentam m?dia de rank superiores ?s raparigas em todas as ?reas ? exce??o da Cognitiva-Emocional Positiva e no Apoio Social Nesta quest?o da institucionaliza??o seria importante tra?ar um plano de interven??o junto destas crian?as e adolescentes, tendo como objetivo o desenvolvimento das suas compet?ncias pessoais e sociais, visando a promo??o da sua autonomia, potenciar a sua autoestima e prevenir futuras situa??es de inadapta??o. / Over the last few years a lot has been studied about institutionalized adolescents. The present study aims at analyzing the psychological well-being of children and adolescents, institutionalized in residential institutions for children and young people (LIJ). This sample comprised 38 children and young people, 23 of them female and 15 male, with ages between 10 and 18 years and the 3rd and 12th grade of education. The instrument used to assess the psychological well-being of the adolescents was a questionnaire based on the Bizarro scale of valuation of psychological well-being (EBEPA) and some variables. The results obtained showed also that statistically there are no significant differences between psychological well-being and gender; however, in comparison, the boys reveal a superior average of rank in all areas with the exception of the subscales of Positive Cognitive-Emotional and Social Support. Finally, the availability of an intervention project to help these institutionalized children and adolescents would be very important, having as its principal objective the development of their social and personal skills, the promotion of their autonomy, the enhancement of their self-esteem and the prevention of future situations of maladjustment. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2018-09-06T11:32:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/893 TID:201183080 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/893 |
identifier_str_mv |
TID:201183080 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303610007224320 |