O procurement na estratégia de competitividade: estudo de uma empresa do setor da manutenção e reparação naval
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38526 |
Resumo: | Devido às incertezas constantes dos mercados e ao aumento da competitividade, as empresas têm necessidade de melhorar as suas estratégias de competitividade de maneira a conseguirem ter hipótese de sobreviver nos seus respetivos setores de atividade. Ao longo dos últimos anos, o procurement tem surgido como algo que pode fazer a diferença na estratégia das empresas e que influencia a sua posição no mercado, ao invés de apenas um subdepartamento de compras, como era visto em anos anteriores. Este trabalho tem como objetivo averiguar importância do procurement na estratégia de competitividade, tendo em consideração as mudanças constantes dos mercados em que as empresas se inserem. Para realizar este estudo, vai ser usada a pesquisa qualitativa. Para se poder obter uma informação mais detalhada sobre o procurement, assim como o seu contributo para a estratégia de competitividade, este trabalho vai-se basear num estudo de caso de uma empresa líder de mercado no seu respetivo setor, a Lisnave Para a recolha de informação, é utilizada a entrevista e a análise documental e, serão entrevistados os responsáveis dos departamentos de aprovisionamento e de operações. Visto tratar-se de uma pesquisa qualitativa, os objetivos do trabalho têm de tomar a forma de perguntas principais e subsequentes, de forma a respeitar as regras deste tipo de pesquisa. A pergunta principal passa por saber como o procurement influencia a estratégia de competitividade da empresa. As perguntas subsequentes são: 1. De que forma é feita a estratégia competitiva numa empresa? 2. Como o procurement pode ser eficaz no posicionamento da empresa no mercado? 3. Quais os contributos do procurement para o desenvolvimento da vantagem competitiva da empresa tendo em consideração a estratégia competitiva? |
id |
RCAP_7595d01e47dd384f7e9929aa5ad56175 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38526 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O procurement na estratégia de competitividade: estudo de uma empresa do setor da manutenção e reparação navalProcurementCompetitividadeEstratégiaMercadoCompetitivityStrategyMarketDevido às incertezas constantes dos mercados e ao aumento da competitividade, as empresas têm necessidade de melhorar as suas estratégias de competitividade de maneira a conseguirem ter hipótese de sobreviver nos seus respetivos setores de atividade. Ao longo dos últimos anos, o procurement tem surgido como algo que pode fazer a diferença na estratégia das empresas e que influencia a sua posição no mercado, ao invés de apenas um subdepartamento de compras, como era visto em anos anteriores. Este trabalho tem como objetivo averiguar importância do procurement na estratégia de competitividade, tendo em consideração as mudanças constantes dos mercados em que as empresas se inserem. Para realizar este estudo, vai ser usada a pesquisa qualitativa. Para se poder obter uma informação mais detalhada sobre o procurement, assim como o seu contributo para a estratégia de competitividade, este trabalho vai-se basear num estudo de caso de uma empresa líder de mercado no seu respetivo setor, a Lisnave Para a recolha de informação, é utilizada a entrevista e a análise documental e, serão entrevistados os responsáveis dos departamentos de aprovisionamento e de operações. Visto tratar-se de uma pesquisa qualitativa, os objetivos do trabalho têm de tomar a forma de perguntas principais e subsequentes, de forma a respeitar as regras deste tipo de pesquisa. A pergunta principal passa por saber como o procurement influencia a estratégia de competitividade da empresa. As perguntas subsequentes são: 1. De que forma é feita a estratégia competitiva numa empresa? 2. Como o procurement pode ser eficaz no posicionamento da empresa no mercado? 3. Quais os contributos do procurement para o desenvolvimento da vantagem competitiva da empresa tendo em consideração a estratégia competitiva?Due to the constant uncertainties of the markets and the increase in competitiveness, companies need to improve their competitive strategies in order to have a chance of surviving in their respective sectors of activity. Over the last few years, procurement has emerged as something that can make a difference in companies' strategy and influence their position in the market, rather than just a purchasing sub-department, as though in earlier years. This paper aims to investigate the importance of procurement for the competitiveness strategy, taking into account the constant changes in the markets in which companies operate. To carry out this study, qualitative research will be used. In order to obtain more detailed information about the procurement department, as well as its contribution to the competitive strategy, this paper will be based on a case study of a market leader in their respective sector. For the collection of information, interviews and document analysis will be used and, the managers of the operations a supply departments. Since this is qualitative research, the objectives of the work must take the form of main and subsequent questions, in order to respect the rules of this type of research. The main question is to know how procurement influences the company's competitiveness strategy. The subsequent questions are: 1. How is the competitive strategy done in a company? 2. How can procurement be effective in the positioning of company in the market? 3. What are the procurement contributions to the development of the company's competitive advantage, taking into account the competitive strategy?Nabais, JoãoCaldeirinha, VítorRepositório ComumSantos, João Pedro Rodrigues2022-01-03T14:16:11Z2021-112021-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38526TID:202816036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:28Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38526Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:58.315645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O procurement na estratégia de competitividade: estudo de uma empresa do setor da manutenção e reparação naval |
title |
O procurement na estratégia de competitividade: estudo de uma empresa do setor da manutenção e reparação naval |
spellingShingle |
O procurement na estratégia de competitividade: estudo de uma empresa do setor da manutenção e reparação naval Santos, João Pedro Rodrigues Procurement Competitividade Estratégia Mercado Competitivity Strategy Market |
title_short |
O procurement na estratégia de competitividade: estudo de uma empresa do setor da manutenção e reparação naval |
title_full |
O procurement na estratégia de competitividade: estudo de uma empresa do setor da manutenção e reparação naval |
title_fullStr |
O procurement na estratégia de competitividade: estudo de uma empresa do setor da manutenção e reparação naval |
title_full_unstemmed |
O procurement na estratégia de competitividade: estudo de uma empresa do setor da manutenção e reparação naval |
title_sort |
O procurement na estratégia de competitividade: estudo de uma empresa do setor da manutenção e reparação naval |
author |
Santos, João Pedro Rodrigues |
author_facet |
Santos, João Pedro Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nabais, João Caldeirinha, Vítor Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, João Pedro Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Procurement Competitividade Estratégia Mercado Competitivity Strategy Market |
topic |
Procurement Competitividade Estratégia Mercado Competitivity Strategy Market |
description |
Devido às incertezas constantes dos mercados e ao aumento da competitividade, as empresas têm necessidade de melhorar as suas estratégias de competitividade de maneira a conseguirem ter hipótese de sobreviver nos seus respetivos setores de atividade. Ao longo dos últimos anos, o procurement tem surgido como algo que pode fazer a diferença na estratégia das empresas e que influencia a sua posição no mercado, ao invés de apenas um subdepartamento de compras, como era visto em anos anteriores. Este trabalho tem como objetivo averiguar importância do procurement na estratégia de competitividade, tendo em consideração as mudanças constantes dos mercados em que as empresas se inserem. Para realizar este estudo, vai ser usada a pesquisa qualitativa. Para se poder obter uma informação mais detalhada sobre o procurement, assim como o seu contributo para a estratégia de competitividade, este trabalho vai-se basear num estudo de caso de uma empresa líder de mercado no seu respetivo setor, a Lisnave Para a recolha de informação, é utilizada a entrevista e a análise documental e, serão entrevistados os responsáveis dos departamentos de aprovisionamento e de operações. Visto tratar-se de uma pesquisa qualitativa, os objetivos do trabalho têm de tomar a forma de perguntas principais e subsequentes, de forma a respeitar as regras deste tipo de pesquisa. A pergunta principal passa por saber como o procurement influencia a estratégia de competitividade da empresa. As perguntas subsequentes são: 1. De que forma é feita a estratégia competitiva numa empresa? 2. Como o procurement pode ser eficaz no posicionamento da empresa no mercado? 3. Quais os contributos do procurement para o desenvolvimento da vantagem competitiva da empresa tendo em consideração a estratégia competitiva? |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11 2021-11-01T00:00:00Z 2022-01-03T14:16:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/38526 TID:202816036 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/38526 |
identifier_str_mv |
TID:202816036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135390615994368 |