Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/3 |
Resumo: | A dissertação "Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca incide sobre as posssibilidades de utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como meio "facilitador", e mesmo "desencadeador", das situações de integração envolvidas em qualquer processo de "ensino/aprendizagem". Desenvolve-se em torno de um conceito unificador, o de "supervisão" e tem como motivação e educação em ciência, particularizando-se no "ensino/aprendizagem" de Física e Química em aulas de sustituição. Foram analisados os resultados de dois inquéritos, feitos a 340 alunos e 70 professores, de uma Escola E. B. 2/3. Um dos inquéritos foi destinado aos alunos do terceiro ciclo e outro foi destinado aos professores. Referiam-se ambos a aulas de substituição. Da sua análise, podemos reconhecer que um dos principais interesses e motivações dos alunos, passam actualmente, pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Também concluimos que as aulas de substituiçãonão são do agrado de professores nem de alunos, e que, segundo a opinião de ambos da forma como têm vindo a ser implementadas, não têm acrescentado mais valias no que respeita à melhoria da qualidade do ensino. Com a finalidade reflectirmos sobre uma possível mudança desta situação,realizamos um estudo, com uma turma do sétimo ano pertencente à referida escola. Este estudo teve como propósito, compreender em que medida o processo de ensino-aprendizagem, em aulas de substituição da disciplina de Ciências Físico-químicas, poderá ser influênciado pela introdução de propostas de trabalho que dão ênfase à utilização das novas tecnologias, em particular o Moodle. Tivemos sempre presente as seguintes intenções: - avaliar em que medida a utilização de actividades envolvendo as tecnologias de informação contribui para a motivação dos alunos, para o estudo da física; -perceber se essas actividades favorecem a compreensão e a aprendizagem dos conceitos envolvidos; - promover o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem com tecnologias e em particular com o moodle; - rentabilizar as aulas de substituição; - perceber se o uso deste tipo de actividades melhora o comportamento dos alunos nas aulas de substituição; - reflectir sobre as implicações da utilização deste recurso na aprendizagem destes alunos. Para isso, decidimos criar quatro lições na plataforma de e-learnig Moodle; participar, com uma observação activa, na aplicação das lições; criar um questionário com a finalidade de recolhermos dados sobre a utilidade do uso das novas tecnologias em aulas de substituição na disciplina de C. Físico-químicas. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que a aplicaçãodeste tipo de actividades contribui para a motivação dos alunos,pois favorecem a compreensão e a aprendizagem dos conceitos envolvidos, melhoram o comportamento, promovem o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem com as TIC e melhoram as aulas de substituição. |
id |
RCAP_759eec062d32aa2789408e768cd46cb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/3 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca. Supervisão da educaçãoFísico-químicaE-learningTecnologias de informação e comunicaçãoMoodleTMEA dissertação "Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca incide sobre as posssibilidades de utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como meio "facilitador", e mesmo "desencadeador", das situações de integração envolvidas em qualquer processo de "ensino/aprendizagem". Desenvolve-se em torno de um conceito unificador, o de "supervisão" e tem como motivação e educação em ciência, particularizando-se no "ensino/aprendizagem" de Física e Química em aulas de sustituição. Foram analisados os resultados de dois inquéritos, feitos a 340 alunos e 70 professores, de uma Escola E. B. 2/3. Um dos inquéritos foi destinado aos alunos do terceiro ciclo e outro foi destinado aos professores. Referiam-se ambos a aulas de substituição. Da sua análise, podemos reconhecer que um dos principais interesses e motivações dos alunos, passam actualmente, pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Também concluimos que as aulas de substituiçãonão são do agrado de professores nem de alunos, e que, segundo a opinião de ambos da forma como têm vindo a ser implementadas, não têm acrescentado mais valias no que respeita à melhoria da qualidade do ensino. Com a finalidade reflectirmos sobre uma possível mudança desta situação,realizamos um estudo, com uma turma do sétimo ano pertencente à referida escola. Este estudo teve como propósito, compreender em que medida o processo de ensino-aprendizagem, em aulas de substituição da disciplina de Ciências Físico-químicas, poderá ser influênciado pela introdução de propostas de trabalho que dão ênfase à utilização das novas tecnologias, em particular o Moodle. Tivemos sempre presente as seguintes intenções: - avaliar em que medida a utilização de actividades envolvendo as tecnologias de informação contribui para a motivação dos alunos, para o estudo da física; -perceber se essas actividades favorecem a compreensão e a aprendizagem dos conceitos envolvidos; - promover o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem com tecnologias e em particular com o moodle; - rentabilizar as aulas de substituição; - perceber se o uso deste tipo de actividades melhora o comportamento dos alunos nas aulas de substituição; - reflectir sobre as implicações da utilização deste recurso na aprendizagem destes alunos. Para isso, decidimos criar quatro lições na plataforma de e-learnig Moodle; participar, com uma observação activa, na aplicação das lições; criar um questionário com a finalidade de recolhermos dados sobre a utilidade do uso das novas tecnologias em aulas de substituição na disciplina de C. Físico-químicas. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que a aplicaçãodeste tipo de actividades contribui para a motivação dos alunos,pois favorecem a compreensão e a aprendizagem dos conceitos envolvidos, melhoram o comportamento, promovem o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem com as TIC e melhoram as aulas de substituição.2009-05-18T17:14:50Z2013-08-14T17:59:22Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/3porCota: TME 285Silva, Natália Maria Brochado Tavares dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:13ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca. |
title |
Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca. |
spellingShingle |
Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca. Silva, Natália Maria Brochado Tavares da Supervisão da educação Físico-química E-learning Tecnologias de informação e comunicação Moodle TME |
title_short |
Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca. |
title_full |
Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca. |
title_fullStr |
Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca. |
title_full_unstemmed |
Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca. |
title_sort |
Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca. |
author |
Silva, Natália Maria Brochado Tavares da |
author_facet |
Silva, Natália Maria Brochado Tavares da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Natália Maria Brochado Tavares da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Supervisão da educação Físico-química E-learning Tecnologias de informação e comunicação Moodle TME |
topic |
Supervisão da educação Físico-química E-learning Tecnologias de informação e comunicação Moodle TME |
description |
A dissertação "Moodle e supervisão: uma estratégia para melhorar as aulas de substituição de física e quimíca incide sobre as posssibilidades de utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como meio "facilitador", e mesmo "desencadeador", das situações de integração envolvidas em qualquer processo de "ensino/aprendizagem". Desenvolve-se em torno de um conceito unificador, o de "supervisão" e tem como motivação e educação em ciência, particularizando-se no "ensino/aprendizagem" de Física e Química em aulas de sustituição. Foram analisados os resultados de dois inquéritos, feitos a 340 alunos e 70 professores, de uma Escola E. B. 2/3. Um dos inquéritos foi destinado aos alunos do terceiro ciclo e outro foi destinado aos professores. Referiam-se ambos a aulas de substituição. Da sua análise, podemos reconhecer que um dos principais interesses e motivações dos alunos, passam actualmente, pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Também concluimos que as aulas de substituiçãonão são do agrado de professores nem de alunos, e que, segundo a opinião de ambos da forma como têm vindo a ser implementadas, não têm acrescentado mais valias no que respeita à melhoria da qualidade do ensino. Com a finalidade reflectirmos sobre uma possível mudança desta situação,realizamos um estudo, com uma turma do sétimo ano pertencente à referida escola. Este estudo teve como propósito, compreender em que medida o processo de ensino-aprendizagem, em aulas de substituição da disciplina de Ciências Físico-químicas, poderá ser influênciado pela introdução de propostas de trabalho que dão ênfase à utilização das novas tecnologias, em particular o Moodle. Tivemos sempre presente as seguintes intenções: - avaliar em que medida a utilização de actividades envolvendo as tecnologias de informação contribui para a motivação dos alunos, para o estudo da física; -perceber se essas actividades favorecem a compreensão e a aprendizagem dos conceitos envolvidos; - promover o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem com tecnologias e em particular com o moodle; - rentabilizar as aulas de substituição; - perceber se o uso deste tipo de actividades melhora o comportamento dos alunos nas aulas de substituição; - reflectir sobre as implicações da utilização deste recurso na aprendizagem destes alunos. Para isso, decidimos criar quatro lições na plataforma de e-learnig Moodle; participar, com uma observação activa, na aplicação das lições; criar um questionário com a finalidade de recolhermos dados sobre a utilidade do uso das novas tecnologias em aulas de substituição na disciplina de C. Físico-químicas. A análise dos resultados permitiu-nos concluir que a aplicaçãodeste tipo de actividades contribui para a motivação dos alunos,pois favorecem a compreensão e a aprendizagem dos conceitos envolvidos, melhoram o comportamento, promovem o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem com as TIC e melhoram as aulas de substituição. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-01-01T00:00:00Z 2007 2009-05-18T17:14:50Z 2013-08-14T17:59:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/3 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302545589338112 |