Contributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Ana
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pires, Lucília, Cano González, Rufino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/71
Resumo: No momento que hoje vivemos, a problemática das relações interculturais apresenta-se-nos de uma forma particularmente intensa. O projecto europeu desenvolve-se e aprofunda-se, o fenómeno dos nacionalismos propaga-se por toda a Europa, tornando por demais evidentes todas as idiossincrasias nacionais e multiplicidades culturais. Paralelamente verificamos fenómenos de deslocação de populações em larga escala e particularmente em Portugal e Espanha, tradicionais países de emigração, nestes últimos anos somos confrontados com vagas massivas de imigrantes quer de países africanos e sul-americanos, quer mais recentemente do leste europeu. A imigração na Península Ibérica é presentemente uma realidade inelutável especialmente se considerarmos a quantidade e a diversidade de origens dos imigrantes. A melhoria das condições de vida após os primeiros anos de imigração e os programas de reagrupamento familiar levam a que nos últimos anos o número de crianças imigrantes tenha aumentado quer no sistema educativo português quer no espanhol. Este facto por si só poderá explicar a necessidade crescente de criar espaços na escola para a educação intercultural, uma vez que esta surge como local privilegiado de socialização e aquisição da própria cultura e simultaneamente como forma de interacção comunicante com a cultura do «outro». Neste contexto procuraremos efectuar uma análise da situação em que se encontra a educação intercultural em Espanha e Portugal, enraizando-a na educação para a cidadania, tentando assim encontrar pontos comuns de actuação e simultaneamente aprender com as experiências realizadas em ambos os países, contribuindo para a construção de uma sociedade verdadeiramente multicultural.
id RCAP_75b6cbf9d5811a13073592cf9fab9fee
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/71
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e EspanhaContributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e EspanhaContributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e EspanhaContributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e EspanhaArtigo de fundoNo momento que hoje vivemos, a problemática das relações interculturais apresenta-se-nos de uma forma particularmente intensa. O projecto europeu desenvolve-se e aprofunda-se, o fenómeno dos nacionalismos propaga-se por toda a Europa, tornando por demais evidentes todas as idiossincrasias nacionais e multiplicidades culturais. Paralelamente verificamos fenómenos de deslocação de populações em larga escala e particularmente em Portugal e Espanha, tradicionais países de emigração, nestes últimos anos somos confrontados com vagas massivas de imigrantes quer de países africanos e sul-americanos, quer mais recentemente do leste europeu. A imigração na Península Ibérica é presentemente uma realidade inelutável especialmente se considerarmos a quantidade e a diversidade de origens dos imigrantes. A melhoria das condições de vida após os primeiros anos de imigração e os programas de reagrupamento familiar levam a que nos últimos anos o número de crianças imigrantes tenha aumentado quer no sistema educativo português quer no espanhol. Este facto por si só poderá explicar a necessidade crescente de criar espaços na escola para a educação intercultural, uma vez que esta surge como local privilegiado de socialização e aquisição da própria cultura e simultaneamente como forma de interacção comunicante com a cultura do «outro». Neste contexto procuraremos efectuar uma análise da situação em que se encontra a educação intercultural em Espanha e Portugal, enraizando-a na educação para a cidadania, tentando assim encontrar pontos comuns de actuação e simultaneamente aprender com as experiências realizadas em ambos os países, contribuindo para a construção de uma sociedade verdadeiramente multicultural.At the moment we live, the problematic of the intercultural relations presents itself to us in a particularly intense way. The European project develops and deepens, the phenomena of nationalisms spreads to all Europe, becoming too much evident all the national idiosyncrasies and cultural multiplicities. At the same time we verified phenomena’s of population dislocation in large scale and particularly in Portugal and Spain, traditional emigration coutries, in these last years we are confronted with massive waves of immigrants from African and sud-american countries, as well as from the eastern Europe. The immigration in Iberian Peninsula is presently an infightable reality, specialy if we consider the quantity and the diversity of the immigrant origins. The live conditions improvement after the first years of immigration and the family reagrupment lead to the rise in the number of immigrant children in the educative Portuguese and Spanish sistema. This fact by itself can explain the rising need to crate spaces in school for intercultural education, since it comes as a privilege place of socialization and acquisition of the own culture and simultaneously as a way of communicative interaction with the “other” culture. In this context we will try to make an analisis of the situation in which the intercultural education in Spain and Portugal, enrooting it in the education towards citizenship, this way trying to encounter common spots of acting and simultaneously learn with the experiences performed in both countries, contributing to the construction of a real multicultural society.No momento que hoje vivemos, a problemática das relações interculturais apresenta-se-nos de uma forma particularmente intensa. O projecto europeu desenvolve-se e aprofunda-se, o fenómeno dos nacionalismos propaga-se por toda a Europa, tornando por demais evidentes todas as idiossincrasias nacionais e multiplicidades culturais. Paralelamente verificamos fenómenos de deslocação de populações em larga escala e particularmente em Portugal e Espanha, tradicionais países de emigração, nestes últimos anos somos confrontados com vagas massivas de imigrantes quer de países africanos e sul-americanos, quer mais recentemente do leste europeu. A imigração na Península Ibérica é presentemente uma realidade inelutável especialmente se considerarmos a quantidade e a diversidade de origens dos imigrantes. A melhoria das condições de vida após os primeiros anos de imigração e os programas de reagrupamento familiar levam a que nos últimos anos o número de crianças imigrantes tenha aumentado quer no sistema educativo português quer no espanhol. Este facto por si só poderá explicar a necessidade crescente de criar espaços na escola para a educação intercultural, uma vez que esta surge como local privilegiado de socialização e aquisição da própria cultura e simultaneamente como forma de interacção comunicante com a cultura do «outro». Neste contexto procuraremos efectuar uma análise da situação em que se encontra a educação intercultural em Espanha e Portugal, enraizando-a na educação para a cidadania, tentando assim encontrar pontos comuns de actuação e simultaneamente aprender com as experiências realizadas em ambos os países, contribuindo para a construção de uma sociedade verdadeiramente multicultural.At the moment we live, the problematic of the intercultural relations presents itself to us in a particularly intense way. The European project develops and deepens, the phenomena of nationalisms spreads to all Europe, becoming too much evident all the national idiosyncrasies and cultural multiplicities. At the same time we verified phenomena’s of population dislocation in large scale and particularly in Portugal and Spain, traditional emigration coutries, in these last years we are confronted with massive waves of immigrants from African and sud-american countries, as well as from the eastern Europe. The immigration in Iberian Peninsula is presently an infightable reality, specialy if we consider the quantity and the diversity of the immigrant origins. The live conditions improvement after the first years of immigration and the family reagrupment lead to the rise in the number of immigrant children in the educative Portuguese and Spanish sistema. This fact by itself can explain the rising need to crate spaces in school for intercultural education, since it comes as a privilege place of socialization and acquisition of the own culture and simultaneously as a way of communicative interaction with the “other” culture. In this context we will try to make an analisis of the situation in which the intercultural education in Spain and Portugal, enrooting it in the education towards citizenship, this way trying to encounter common spots of acting and simultaneously learn with the experiences performed in both countries, contributing to the construction of a real multicultural society.Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa2012-07-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/71por2182-29130873-819XPedro, AnaPires, LucíliaCano González, Rufinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:34:46Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/71Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:00:11.500469Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e Espanha
Contributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e Espanha
Contributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e Espanha
Contributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e Espanha
title Contributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e Espanha
spellingShingle Contributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e Espanha
Pedro, Ana
Artigo de fundo
title_short Contributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e Espanha
title_full Contributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e Espanha
title_fullStr Contributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e Espanha
title_full_unstemmed Contributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e Espanha
title_sort Contributos da educação intercultural na construção de uma sociedade pluralista e democrática numa perspectiva comparada – Portugal e Espanha
author Pedro, Ana
author_facet Pedro, Ana
Pires, Lucília
Cano González, Rufino
author_role author
author2 Pires, Lucília
Cano González, Rufino
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedro, Ana
Pires, Lucília
Cano González, Rufino
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo de fundo
topic Artigo de fundo
description No momento que hoje vivemos, a problemática das relações interculturais apresenta-se-nos de uma forma particularmente intensa. O projecto europeu desenvolve-se e aprofunda-se, o fenómeno dos nacionalismos propaga-se por toda a Europa, tornando por demais evidentes todas as idiossincrasias nacionais e multiplicidades culturais. Paralelamente verificamos fenómenos de deslocação de populações em larga escala e particularmente em Portugal e Espanha, tradicionais países de emigração, nestes últimos anos somos confrontados com vagas massivas de imigrantes quer de países africanos e sul-americanos, quer mais recentemente do leste europeu. A imigração na Península Ibérica é presentemente uma realidade inelutável especialmente se considerarmos a quantidade e a diversidade de origens dos imigrantes. A melhoria das condições de vida após os primeiros anos de imigração e os programas de reagrupamento familiar levam a que nos últimos anos o número de crianças imigrantes tenha aumentado quer no sistema educativo português quer no espanhol. Este facto por si só poderá explicar a necessidade crescente de criar espaços na escola para a educação intercultural, uma vez que esta surge como local privilegiado de socialização e aquisição da própria cultura e simultaneamente como forma de interacção comunicante com a cultura do «outro». Neste contexto procuraremos efectuar uma análise da situação em que se encontra a educação intercultural em Espanha e Portugal, enraizando-a na educação para a cidadania, tentando assim encontrar pontos comuns de actuação e simultaneamente aprender com as experiências realizadas em ambos os países, contribuindo para a construção de uma sociedade verdadeiramente multicultural.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/71
url https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2913
0873-819X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130468130488320