A situação socioeconómica dos estudantes do ensino superior na Ilha de Santiago - Cabo Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Neusa Maria Rocha Barbosa, 1976-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/31551
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017
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spelling A situação socioeconómica dos estudantes do ensino superior na Ilha de Santiago - Cabo VerdeCabo VerdeInstituições do ensino superiorFinanciamento do ensino superiorTeses de mestrado - 2017Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017Este trabalho de investigação que ora se apresenta tem como tema “A situação socioeconómica dos estudantes do ensino superior na ilha de Santiago – Cabo Verde”. Foi orientado pela seguinte pergunta de partida: em que situação socioeconómica se encontram os estudantes do ensino superior na ilha de Santiago, no período escolar? Para a obtenção da resposta a esta questão, foi usado um inquérito e aplicado um questionário com perguntas fechadas e semifechadas aos estudantes das Instituições de Ensino Superior da ilha de Santiago. Fez-se um estudo das condições de vida dos estudantes e do seu agregado familiar, o acesso e as condições de permanência dos estudantes no ensino superior na ilha. A investigação teve um cunho essencialmente exploratório de compreensão dos diversos indicadores de caracterizações socioeconómicas, sendo dividida em duas partes fundamentais. Na primeira parte, fez-se o enquadramento teórico e, na segunda, a apresentação e discussão dos resultados alcançados, seguido da conclusão do estudo e das propostas de melhoria. Concluiu-se que na ilha de Santiago, no período escolar, a maioria dos estudantes vive com os familiares e amigos para minimizar os custos. A maioria é desempregada, utiliza os transportes públicos, percorre em média cerca de trinta minutos entre a residência e a Instituição de Ensino superior que frequenta. Não possuem nem computador, nem portátil e raramente compram livros. A biblioteca é muito pouco frequentada. O agregado familiar da maioria dos alunos fez o nível de ensino básico ou secundário. Os apoios sociais, bolsas de estudo e subsídios, são concedidos a uma minoria e não chegam para cobrir todas as despesas escolares, ficando o grosso do financiamento sob responsabilidade do estudante ou da sua família.This research paper is about "The socioeconomic situation of students of higher education in the Santiago Island – Cabo Verde". It was guided by the following question: in what socioeconomic situation are the students of higher education in the Santiago Island during the school period? To obtain the answer to this question, a survey was used and a questionnaire was applied with closed and semi-closed questions to the students of the Institutions of Higher Education in the Santiago Island. A study was made of the living conditions of the students and their household, the access and conditions while they are studying. The research had an essentially exploratory character of understanding the various socioeconomic characterizations, and it was divided in two fundamental parts. In the first part the theoretical framework was made and in the second the presentation and discussion of the results achieved, followed by the conclusion of the study and the proposals for improvements. It was concluded that in the Santiago Island, during the school period, most of the students live with family and friends to minimize costs. The majority of them are unemployed, who use public transportation, travel on average about thirty minutes between residence and IES. They do not have computer or laptop, they rarely buy books and they rarely go to the library. The majority household has completed elementary or secondary education. Scholarships and grants are awarded to a minority and do not cover all school expenses, so most of financial expenses are under the responsibility of the student or of his family.Cerdeira, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaVicente, Neusa Maria Rocha Barbosa, 1976-2018-02-07T14:18:57Z20172017-10-192017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/31551TID:201913011porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:25:13Zoai:repositorio.ul.pt:10451/31551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:01.378341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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