Business intelligence nas pequenas e médias empresas : fatores críticos de sucesso e um modelo de maturidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Francisco Carlos Araújo Pimentel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/31977
Resumo: O Business Intelligence (BI) tem ganho ao longo dos anos cada vez mais preponderância no mundo empresarial, com as empresas a reconhecerem o seu contributo para a performance organizacional, principalmente no apoio à tomada de decisão. Num mercado tão competitivo e volátil, este conceito ganha um maior relevo para as pequenas e médias empresas (PME), que apresentam maiores limitações em adquirir vantagem competitiva face aos competidores. Implementar um sistema de BI nestas empresas é então uma forma de aumentar a produtividade das empresas. Contudo, a implementação não é um processo fácil, e depende de vários fatores. É, portanto, necessário cumprir um conjunto de requisitos necessários para uma implementação eficaz, principalmente orientados para as pequenas e médias empresas. Com o presente estudo, pretende-se fornecer conhecimentos bases sobre diversos assuntos relativos a BI e a sua implementação. É esclarecido o significado de fatores críticos de sucesso e é realizada uma investigação para esclarecer quais os fatores mais importantes para implementar BI numa PME, e as suas diferentes preponderâncias. Com base nisso, um modelo de maturidade é criado com o objetivo de avaliar o nível de maturidade de um sistema de BI numa PME. Posteriormente os resultados das avaliações foram analisados, e diferentes conclusões se retiraram. Este trabalho pode servir como base para futuras investigações relativas a BI aplicado às PME. Apesar do crescimento na investigação de BI, a grande maioria não é aplicável às PME, que funcionam como “o motor da economia” e representam 99% do tecido empresarial português.
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