Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Joana Maria de Oliveira Moreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5682
Resumo: RESUMO I - PARTE PEDAGÓGICA - O presente relatório de estágio é composto por dois capítulos: Prática Pedagógica e Investigação. A atividade docente, que serviu de base para a realização deste primeiro capítulo, teve lugar no Conservatório de Música de Santarém. Primeiramente caracteriza-se o Conservatório de Música de Santarém, sendo possível observar a sua história e objetivos pedagógicos. São também caracterizados os alunos participantes no estágio, o seu percurso académico, as suas expectativas e motivações. O subcapítulo dedicado à prática educativa desenvolvida, apresenta os objetivos e metas traçados para cada aluno; as estratégias adotadas pelo docente de forma a permitir o desenvolvimento de níveis metacognitivos e a motivação intrínseca. Neste capítulo é feita uma análise crítica da atividade docente, onde é apresentado o trabalho desenvolvido com cada aluno, ao longo do ano. Neste subcapítulo, é à semelhança do anterior, aparecem algumas referências a aspetos presentes nas considerações teóricas apresentadas na introdução do trabalho. A conclusão da atividade docente consiste numa reflexão sobre a postura adotada pelo professor e a sua autoavaliação do trabalho realizado com os alunos.
id RCAP_75c714154db1d00ef5fc1ceb75298801
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5682
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágioInteligências múltiplasMetacogniçãoMotivaçãoPedagogia e músicaAulas de técnica de flautaConservatório de Musica de SantarémMultiple intelligenceMetacognitionMotivationPedagogical principles and musicClasses of flute’s techniqueSantarém Music ConservatoryRESUMO I - PARTE PEDAGÓGICA - O presente relatório de estágio é composto por dois capítulos: Prática Pedagógica e Investigação. A atividade docente, que serviu de base para a realização deste primeiro capítulo, teve lugar no Conservatório de Música de Santarém. Primeiramente caracteriza-se o Conservatório de Música de Santarém, sendo possível observar a sua história e objetivos pedagógicos. São também caracterizados os alunos participantes no estágio, o seu percurso académico, as suas expectativas e motivações. O subcapítulo dedicado à prática educativa desenvolvida, apresenta os objetivos e metas traçados para cada aluno; as estratégias adotadas pelo docente de forma a permitir o desenvolvimento de níveis metacognitivos e a motivação intrínseca. Neste capítulo é feita uma análise crítica da atividade docente, onde é apresentado o trabalho desenvolvido com cada aluno, ao longo do ano. Neste subcapítulo, é à semelhança do anterior, aparecem algumas referências a aspetos presentes nas considerações teóricas apresentadas na introdução do trabalho. A conclusão da atividade docente consiste numa reflexão sobre a postura adotada pelo professor e a sua autoavaliação do trabalho realizado com os alunos.RESUMO II – INVESTIGAÇÃO - O segundo capítulo deste relatório de estágio é dedicado ao projeto de investigação: Aulas de Técnica de Flauta em grupo - uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma. Esta investigação prende-se com a necessidade de cativar os alunos para o estudo da técnica e procura responder à questão: as aulas de técnica em grupo, são um bom complemento para as aulas individuais? A metodologia de investigação utilizada foi investigação-ação, visto que o investigador foi parte integrante na mesma. O objeto de estudo (amostra) é um pequeno grupo de alunos de flauta transversal do Conservatório de Música de Santarém. Para reforçar e dar credibilidade ao estudo, recorreu-se a bibliografia e a outros estudos realizados. Foram realizados inquéritos aos alunos participantes e a docentes que observaram as aulas, com o objetivo de recolher informação. A análise dos dados e consequente reflexão, procuraram responder às questões levantadas pelo investigador.ABSTRACT I - TEACHING - This internship report is composed by two chapters: Pedagogical Work and Research. The teaching activity, which is the basis of this first chapter, happened at the Music Conservatory of Santarém. First of all, there’s a description of the Music Conservatory of Santarém, in which we can find out about its history and pedagogical goals. The students who participated in this internship are also characterized, as well as their academical background, their expectations and motivations. The section, about the teaching practice developed, presents the goals and achievements set for each student; the strategies chosen by the teacher in order to allow the development of metacognition levels and the internal motivation. In this chapter, there’s a critical review of the teaching activity, in which is presented the work done with each student throughout the year. In this section, just like the previous one, some references were made to aspects within the theoric considerations presented in the work’s introduction. The teaching work conclusion consists of a consideration about the teacher’s attitude and her self-assessment of the work done with the students.RESUMO II – INVESTIGAÇÃO - O segundo capítulo deste relatório de estágio é dedicado ao projeto de investigação: Aulas de Técnica de Flauta em grupo - uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma. Esta investigação prende-se com a necessidade de cativar os alunos para o estudo da técnica e procura responder à questão: as aulas de técnica em grupo, são um bom complemento para as aulas individuais? A metodologia de investigação utilizada foi investigação-ação, visto que o investigador foi parte integrante na mesma. O objeto de estudo (amostra) é um pequeno grupo de alunos de flauta transversal do Conservatório de Música de Santarém. Para reforçar e dar credibilidade ao estudo, recorreu-se a bibliografia e a outros estudos realizados. Foram realizados inquéritos aos alunos participantes e a docentes que observaram as aulas, com o objetivo de recolher informação. A análise dos dados e consequente reflexão, procuraram responder às questões levantadas pelo investigador.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaCruz, Nuno IvoRCIPLFernandes, Joana Maria de Oliveira Moreira2016-02-18T17:43:20Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5682TID:201454190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:56.003169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio
title Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio
spellingShingle Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio
Fernandes, Joana Maria de Oliveira Moreira
Inteligências múltiplas
Metacognição
Motivação
Pedagogia e música
Aulas de técnica de flauta
Conservatório de Musica de Santarém
Multiple intelligence
Metacognition
Motivation
Pedagogical principles and music
Classes of flute’s technique
Santarém Music Conservatory
title_short Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio
title_full Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio
title_fullStr Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio
title_full_unstemmed Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio
title_sort Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio
author Fernandes, Joana Maria de Oliveira Moreira
author_facet Fernandes, Joana Maria de Oliveira Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Nuno Ivo
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Joana Maria de Oliveira Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligências múltiplas
Metacognição
Motivação
Pedagogia e música
Aulas de técnica de flauta
Conservatório de Musica de Santarém
Multiple intelligence
Metacognition
Motivation
Pedagogical principles and music
Classes of flute’s technique
Santarém Music Conservatory
topic Inteligências múltiplas
Metacognição
Motivação
Pedagogia e música
Aulas de técnica de flauta
Conservatório de Musica de Santarém
Multiple intelligence
Metacognition
Motivation
Pedagogical principles and music
Classes of flute’s technique
Santarém Music Conservatory
description RESUMO I - PARTE PEDAGÓGICA - O presente relatório de estágio é composto por dois capítulos: Prática Pedagógica e Investigação. A atividade docente, que serviu de base para a realização deste primeiro capítulo, teve lugar no Conservatório de Música de Santarém. Primeiramente caracteriza-se o Conservatório de Música de Santarém, sendo possível observar a sua história e objetivos pedagógicos. São também caracterizados os alunos participantes no estágio, o seu percurso académico, as suas expectativas e motivações. O subcapítulo dedicado à prática educativa desenvolvida, apresenta os objetivos e metas traçados para cada aluno; as estratégias adotadas pelo docente de forma a permitir o desenvolvimento de níveis metacognitivos e a motivação intrínseca. Neste capítulo é feita uma análise crítica da atividade docente, onde é apresentado o trabalho desenvolvido com cada aluno, ao longo do ano. Neste subcapítulo, é à semelhança do anterior, aparecem algumas referências a aspetos presentes nas considerações teóricas apresentadas na introdução do trabalho. A conclusão da atividade docente consiste numa reflexão sobre a postura adotada pelo professor e a sua autoavaliação do trabalho realizado com os alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-18T17:43:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5682
TID:201454190
url http://hdl.handle.net/10400.21/5682
identifier_str_mv TID:201454190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133407194644480