Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5682 |
Resumo: | RESUMO I - PARTE PEDAGÓGICA - O presente relatório de estágio é composto por dois capítulos: Prática Pedagógica e Investigação. A atividade docente, que serviu de base para a realização deste primeiro capítulo, teve lugar no Conservatório de Música de Santarém. Primeiramente caracteriza-se o Conservatório de Música de Santarém, sendo possível observar a sua história e objetivos pedagógicos. São também caracterizados os alunos participantes no estágio, o seu percurso académico, as suas expectativas e motivações. O subcapítulo dedicado à prática educativa desenvolvida, apresenta os objetivos e metas traçados para cada aluno; as estratégias adotadas pelo docente de forma a permitir o desenvolvimento de níveis metacognitivos e a motivação intrínseca. Neste capítulo é feita uma análise crítica da atividade docente, onde é apresentado o trabalho desenvolvido com cada aluno, ao longo do ano. Neste subcapítulo, é à semelhança do anterior, aparecem algumas referências a aspetos presentes nas considerações teóricas apresentadas na introdução do trabalho. A conclusão da atividade docente consiste numa reflexão sobre a postura adotada pelo professor e a sua autoavaliação do trabalho realizado com os alunos. |
id |
RCAP_75c714154db1d00ef5fc1ceb75298801 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5682 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágioInteligências múltiplasMetacogniçãoMotivaçãoPedagogia e músicaAulas de técnica de flautaConservatório de Musica de SantarémMultiple intelligenceMetacognitionMotivationPedagogical principles and musicClasses of flute’s techniqueSantarém Music ConservatoryRESUMO I - PARTE PEDAGÓGICA - O presente relatório de estágio é composto por dois capítulos: Prática Pedagógica e Investigação. A atividade docente, que serviu de base para a realização deste primeiro capítulo, teve lugar no Conservatório de Música de Santarém. Primeiramente caracteriza-se o Conservatório de Música de Santarém, sendo possível observar a sua história e objetivos pedagógicos. São também caracterizados os alunos participantes no estágio, o seu percurso académico, as suas expectativas e motivações. O subcapítulo dedicado à prática educativa desenvolvida, apresenta os objetivos e metas traçados para cada aluno; as estratégias adotadas pelo docente de forma a permitir o desenvolvimento de níveis metacognitivos e a motivação intrínseca. Neste capítulo é feita uma análise crítica da atividade docente, onde é apresentado o trabalho desenvolvido com cada aluno, ao longo do ano. Neste subcapítulo, é à semelhança do anterior, aparecem algumas referências a aspetos presentes nas considerações teóricas apresentadas na introdução do trabalho. A conclusão da atividade docente consiste numa reflexão sobre a postura adotada pelo professor e a sua autoavaliação do trabalho realizado com os alunos.RESUMO II – INVESTIGAÇÃO - O segundo capítulo deste relatório de estágio é dedicado ao projeto de investigação: Aulas de Técnica de Flauta em grupo - uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma. Esta investigação prende-se com a necessidade de cativar os alunos para o estudo da técnica e procura responder à questão: as aulas de técnica em grupo, são um bom complemento para as aulas individuais? A metodologia de investigação utilizada foi investigação-ação, visto que o investigador foi parte integrante na mesma. O objeto de estudo (amostra) é um pequeno grupo de alunos de flauta transversal do Conservatório de Música de Santarém. Para reforçar e dar credibilidade ao estudo, recorreu-se a bibliografia e a outros estudos realizados. Foram realizados inquéritos aos alunos participantes e a docentes que observaram as aulas, com o objetivo de recolher informação. A análise dos dados e consequente reflexão, procuraram responder às questões levantadas pelo investigador.ABSTRACT I - TEACHING - This internship report is composed by two chapters: Pedagogical Work and Research. The teaching activity, which is the basis of this first chapter, happened at the Music Conservatory of Santarém. First of all, there’s a description of the Music Conservatory of Santarém, in which we can find out about its history and pedagogical goals. The students who participated in this internship are also characterized, as well as their academical background, their expectations and motivations. The section, about the teaching practice developed, presents the goals and achievements set for each student; the strategies chosen by the teacher in order to allow the development of metacognition levels and the internal motivation. In this chapter, there’s a critical review of the teaching activity, in which is presented the work done with each student throughout the year. In this section, just like the previous one, some references were made to aspects within the theoric considerations presented in the work’s introduction. The teaching work conclusion consists of a consideration about the teacher’s attitude and her self-assessment of the work done with the students.RESUMO II – INVESTIGAÇÃO - O segundo capítulo deste relatório de estágio é dedicado ao projeto de investigação: Aulas de Técnica de Flauta em grupo - uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma. Esta investigação prende-se com a necessidade de cativar os alunos para o estudo da técnica e procura responder à questão: as aulas de técnica em grupo, são um bom complemento para as aulas individuais? A metodologia de investigação utilizada foi investigação-ação, visto que o investigador foi parte integrante na mesma. O objeto de estudo (amostra) é um pequeno grupo de alunos de flauta transversal do Conservatório de Música de Santarém. Para reforçar e dar credibilidade ao estudo, recorreu-se a bibliografia e a outros estudos realizados. Foram realizados inquéritos aos alunos participantes e a docentes que observaram as aulas, com o objetivo de recolher informação. A análise dos dados e consequente reflexão, procuraram responder às questões levantadas pelo investigador.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaCruz, Nuno IvoRCIPLFernandes, Joana Maria de Oliveira Moreira2016-02-18T17:43:20Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5682TID:201454190porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5682Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:56.003169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio |
title |
Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio |
spellingShingle |
Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio Fernandes, Joana Maria de Oliveira Moreira Inteligências múltiplas Metacognição Motivação Pedagogia e música Aulas de técnica de flauta Conservatório de Musica de Santarém Multiple intelligence Metacognition Motivation Pedagogical principles and music Classes of flute’s technique Santarém Music Conservatory |
title_short |
Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio |
title_full |
Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio |
title_fullStr |
Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio |
title_sort |
Aulas de técnica de flauta em grupo: uma forma de motivar os alunos para o estudo da mesma: relatório de estágio |
author |
Fernandes, Joana Maria de Oliveira Moreira |
author_facet |
Fernandes, Joana Maria de Oliveira Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Nuno Ivo RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Joana Maria de Oliveira Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligências múltiplas Metacognição Motivação Pedagogia e música Aulas de técnica de flauta Conservatório de Musica de Santarém Multiple intelligence Metacognition Motivation Pedagogical principles and music Classes of flute’s technique Santarém Music Conservatory |
topic |
Inteligências múltiplas Metacognição Motivação Pedagogia e música Aulas de técnica de flauta Conservatório de Musica de Santarém Multiple intelligence Metacognition Motivation Pedagogical principles and music Classes of flute’s technique Santarém Music Conservatory |
description |
RESUMO I - PARTE PEDAGÓGICA - O presente relatório de estágio é composto por dois capítulos: Prática Pedagógica e Investigação. A atividade docente, que serviu de base para a realização deste primeiro capítulo, teve lugar no Conservatório de Música de Santarém. Primeiramente caracteriza-se o Conservatório de Música de Santarém, sendo possível observar a sua história e objetivos pedagógicos. São também caracterizados os alunos participantes no estágio, o seu percurso académico, as suas expectativas e motivações. O subcapítulo dedicado à prática educativa desenvolvida, apresenta os objetivos e metas traçados para cada aluno; as estratégias adotadas pelo docente de forma a permitir o desenvolvimento de níveis metacognitivos e a motivação intrínseca. Neste capítulo é feita uma análise crítica da atividade docente, onde é apresentado o trabalho desenvolvido com cada aluno, ao longo do ano. Neste subcapítulo, é à semelhança do anterior, aparecem algumas referências a aspetos presentes nas considerações teóricas apresentadas na introdução do trabalho. A conclusão da atividade docente consiste numa reflexão sobre a postura adotada pelo professor e a sua autoavaliação do trabalho realizado com os alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-18T17:43:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/5682 TID:201454190 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/5682 |
identifier_str_mv |
TID:201454190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133407194644480 |