Educação infantil em tempo integral e bem-estar da criança como princípio de justiça
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/44258 |
Resumo: | A educação infantil em tempo integral tem diversas justificações, correspondentes a distintas visões do mundo, conceções de criança, ideários pedagógicos e orientações políticas. Considerando o pressuposto da justificação múltipla para a educação da infância, procuram-se descortinar os eixos justificativos dos princípios de justiça mais influentes na sociedade contemporânea – o princípio da performatividade e o princípio da compensação social – para estabelecer a respetiva crítica e fundamentar um princípio alternativo para a educação da infância em tempo integral; o do sentido cívico do bem-estar infantil, onde se filia a lógica de ação dos direitos da criança. |
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Educação infantil em tempo integral e bem-estar da criança como princípio de justiçaEarly childhood educationin full time education and wellness of the child as a principle of justiceEducação infantilDireitos da criançaBem-estar infantilLógicas de açãoEarly children’s educationChildren’s rightsChild welfareLogics of actionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA educação infantil em tempo integral tem diversas justificações, correspondentes a distintas visões do mundo, conceções de criança, ideários pedagógicos e orientações políticas. Considerando o pressuposto da justificação múltipla para a educação da infância, procuram-se descortinar os eixos justificativos dos princípios de justiça mais influentes na sociedade contemporânea – o princípio da performatividade e o princípio da compensação social – para estabelecer a respetiva crítica e fundamentar um princípio alternativo para a educação da infância em tempo integral; o do sentido cívico do bem-estar infantil, onde se filia a lógica de ação dos direitos da criança.Early child on full time educationhas several justifications, corresponding to different world views, children’s conceptions, pedagogical ideals and political orientations. Considering the assumption of multiple justification for the education of children, we are seeking to uncover the supporting axes of the most influential justice principles in contemporary society - the principle of performativity and the principle of social compensation - to establish the respective critics and justify an alternative principle for early child on full-time education; the civic sense of child welfare an well being, that supports a children’s rights logic of actionCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalUniversidade Federal do Espírito SantoUniversidade do MinhoSarmento, Manuel Jacinto2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/44258porSarmento, Manuel Jacinto (2015). Educação infantil em tempo integral e bem-estar da criança como princípio de justiça. Cadernos de Pesquisa em Educação. a. 12, v. 19, n. 42, p. 29-442317-742X1519-4507http://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/12166/8599info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/44258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:55.612526Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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