A relação das famílias imigradas com a escolaridade: Comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indiana.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seabra, Teresa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.294
Resumo: No âmbito do estudo da relação das famílias imigradas de origem indiana e cabo verdiana com a escolaridade dos seus descendentes quando estes se encontram a frequentar a escolaridade obrigatória (2º ciclo do Ensino Básico), procura se apreender as práticas de suporte que implementam bem como a idealização que fazem do percurso escolar dos seus descendentes. Trata-se de uma abordagem exploratória da informação recolhida através de um inquérito por questionário a alunos de escolas públicas dos concelhos de Lisboa e Loures (IALL) – aquelas em que era maior o contingente de alunos com o perfil desejado – num total de 837 alunos e de algumas entrevistas a membros das suas famílias. Das conclusões desta análise destaca-se a relação investida que as famílias imigradas tanto de origem cabo-verdiana como de origem indiana desenvolvem na relação com a escolaridade dos seus progenitores, dadas as práticas de suporte à escola que desenvolvem, não se registando diferenciações significativas em relação as famílias autóctones. Salienta-se, ainda, a amplitude dos pontos de apoio à escolaridade que se traduz, especialmente no caso das famílias de origem indiana, no recurso a uma rede considerável de pessoas exteriores ao núcleo familiar (amigos, vizinhos).
id RCAP_75d53fecbb8688d2beed0c4c3d215d32
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/294
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação das famílias imigradas com a escolaridade: Comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indiana.Número 2 - Pluralidade de olhares sobre escolas e famílias e suas intra e inter-relações.No âmbito do estudo da relação das famílias imigradas de origem indiana e cabo verdiana com a escolaridade dos seus descendentes quando estes se encontram a frequentar a escolaridade obrigatória (2º ciclo do Ensino Básico), procura se apreender as práticas de suporte que implementam bem como a idealização que fazem do percurso escolar dos seus descendentes. Trata-se de uma abordagem exploratória da informação recolhida através de um inquérito por questionário a alunos de escolas públicas dos concelhos de Lisboa e Loures (IALL) – aquelas em que era maior o contingente de alunos com o perfil desejado – num total de 837 alunos e de algumas entrevistas a membros das suas famílias. Das conclusões desta análise destaca-se a relação investida que as famílias imigradas tanto de origem cabo-verdiana como de origem indiana desenvolvem na relação com a escolaridade dos seus progenitores, dadas as práticas de suporte à escola que desenvolvem, não se registando diferenciações significativas em relação as famílias autóctones. Salienta-se, ainda, a amplitude dos pontos de apoio à escolaridade que se traduz, especialmente no caso das famílias de origem indiana, no recurso a uma rede considerável de pessoas exteriores ao núcleo familiar (amigos, vizinhos).Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2006-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.294por1646-2335Seabra, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:33Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/294Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:32.718509Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação das famílias imigradas com a escolaridade: Comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indiana.
title A relação das famílias imigradas com a escolaridade: Comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indiana.
spellingShingle A relação das famílias imigradas com a escolaridade: Comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indiana.
Seabra, Teresa
Número 2 - Pluralidade de olhares sobre escolas e famílias e suas intra e inter-relações.
title_short A relação das famílias imigradas com a escolaridade: Comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indiana.
title_full A relação das famílias imigradas com a escolaridade: Comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indiana.
title_fullStr A relação das famílias imigradas com a escolaridade: Comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indiana.
title_full_unstemmed A relação das famílias imigradas com a escolaridade: Comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indiana.
title_sort A relação das famílias imigradas com a escolaridade: Comparando as famílias de origem cabo-verdiana e as de origem indiana.
author Seabra, Teresa
author_facet Seabra, Teresa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Seabra, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Número 2 - Pluralidade de olhares sobre escolas e famílias e suas intra e inter-relações.
topic Número 2 - Pluralidade de olhares sobre escolas e famílias e suas intra e inter-relações.
description No âmbito do estudo da relação das famílias imigradas de origem indiana e cabo verdiana com a escolaridade dos seus descendentes quando estes se encontram a frequentar a escolaridade obrigatória (2º ciclo do Ensino Básico), procura se apreender as práticas de suporte que implementam bem como a idealização que fazem do percurso escolar dos seus descendentes. Trata-se de uma abordagem exploratória da informação recolhida através de um inquérito por questionário a alunos de escolas públicas dos concelhos de Lisboa e Loures (IALL) – aquelas em que era maior o contingente de alunos com o perfil desejado – num total de 837 alunos e de algumas entrevistas a membros das suas famílias. Das conclusões desta análise destaca-se a relação investida que as famílias imigradas tanto de origem cabo-verdiana como de origem indiana desenvolvem na relação com a escolaridade dos seus progenitores, dadas as práticas de suporte à escola que desenvolvem, não se registando diferenciações significativas em relação as famílias autóctones. Salienta-se, ainda, a amplitude dos pontos de apoio à escolaridade que se traduz, especialmente no caso das famílias de origem indiana, no recurso a uma rede considerável de pessoas exteriores ao núcleo familiar (amigos, vizinhos).
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.294
url https://doi.org/10.25755/int.294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130946610397184