A saúde mental de pais/cuidadores de crianças com perturbação do espetro do autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Inês Sofia Bentes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41532
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019
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spelling A saúde mental de pais/cuidadores de crianças com perturbação do espetro do autismoAutismoSaúde mentalStressResiliênciaTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Área de Especialização em Psicologia Clínica e da Saúde - Psicoterapia Cognitivo-Comportamental e Integrativa), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2019Introdução: A Perturbação do Espetro do Autismo é composta por 5 possíveis diagnósticos: Transtorno Autista (autismo clássico), Síndrome de Asperger, Perturbação Desintegrativa da Infância, Síndrome de Rett e o Perturbação Global do Desenvolvimento Sem Outra especificação. Esta perturbação identifica dificuldades ao nível da comunicação social, da interação social e padrões repetitivos e restritos de comportamento, atividades e interesses. Objetivo: Colocou-se como principal objetivo deste estudo averiguar o impacto que um diagnóstico desta natureza pode ter na saúde mental dos pais, no que diz respeito às variáveis de Resiliência, Estilos de Coping, Ansiedade, Depressão, Stresse e Bem-estar. Instrumentos: a) Escala de Resiliência CDRISC (Faria et al., 2008); b) Questionário de Estilos de Coping (Dinis, Pinto, Gouveia e Duarte, 2011); c) Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse (Pais-Ribeiro, Honrado e Leal, 2004); d) Índice de Bem-estar Pessoal (Neto, 1993). Participantes: Amostra Total (N=186). Pais de crianças com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo (N=86). Pais de crianças sem diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo (N=100) Resultados: As hipóteses desta investigação foram confirmadas, à exceção de uma hipótese. Foi possível verificar que os pais de crianças com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo mostram significativamente níveis mais elevados de Stresse, Ansiedade, Depressão e Estratégias de Coping diferentes quando comparados com os pais de crianças sem perturbação e níveis menos elevado de Resiliência e Bem-estar. Conclusões: A intervenção clínica não só com crianças com este diagnóstico, mas também com os pais das mesmas é fulcral, uma vez que um diagnóstico desta natureza tem impacto na sua saúde mental enquanto seus cuidadores.Introduction: The Autistic Spectrum Disorder is constituted by 5 possible diagnosis: Autistic Disorder (classic autism), Asperger Syndrome, Childhood Disintegrative Disorder, Rett Syndrome and Global Development Disorder with no Specification. This disorder highlights impediments in social communications, social interactions, and repetitive patterns, with restrictive behaviours, hobbies and interests. Purpose: This study entails, as a main goal, to understand the impact that a diagnosis of this nature can have in the family system, as well as, how it can affect the parent’s mental health in regard to Resilience variables, Coping Styles, Anxiety, Depression, Stress and Well-Being. Instruments: a) Resilience Scale (Faria et al., 2008); b) Coping Styles Questionnaire (Dinis, Pinto, Gouveia e Duarte, 2011); c) Depression Anxiety Stress Scales (PaisRibeiro, Honrado e Leal, 2004); d) Satisfaction with Life Scale (Neto, 1993) Participants: Total Sample (N= 186). Parents of children diagnosed with Autistic Spectrum Disorder (N= 186). Parents of children without a diagnosis for Autistic Spectrum Disorder (N= 100). Results: All the hypothesis of this study were confirmed, except for one. It was found that parents of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder significantly show higher levels of Stress, Anxiety, Depression and different Coping Strategies when compared to parents of non diagnosed children and lower levels of Resilience and Well-being. Conclusions: Clinical interventions are crucial not only for diagnosed children, but for their parents as well, considering the impact that a diagnosis of this nature can have over their mental health as care givers.Afonso, Maria João, 1964-Repositório da Universidade de LisboaConceição, Inês Sofia Bentes da2020-02-03T15:36:27Z20192019-10-072019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41532TID:202693872porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:02Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:46.942393Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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