Diretrizes curriculares nacionais nos cursos de administração em Feira de Santana (BA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Katia Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9283
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de Administração, visando observar nessas Instituições de Ensino Superior (IES), a formação profissional do Administrador, direcionando tal estudo para três pilares temáticos principais: processo deadequação das DCN, o perfil profissional do Administrador e a formação do professor. Inicialmente, revisitamos os cursos de Administração e sua trajetória de implantação no Brasil, no Estado da Bahia, em especial no município de Feira de Santana, cidade do semiárido baiano. O trabalho desenvolve-se pautado no referencial teórico e pesquisa de campo, os quais possibilitaram reflexões importantes de como se dá a natureza prática das ações das IES quanto à adequação das DCN nos cursos de Administração do município, apontando mediante as análises dos resultados novas práticas e ações que possibilitem diminuir o distanciamento existente entre a condução dos projetos de cursos e práticaspedagógicas que possam vir a contribuir para a formação profissional do Administrador. Buscando proporcionar incentivos efetivos das IES no que diz respeito à formação pedagógica dos professores, e à condução de novas práticas e ações, que possibilitem um novo caminhar pautado na parceria indissociável entre as Instituições de Ensino Superior, os professores e os alunos.
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