Vivência do luto na gravidez precoce: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Maria da Luz
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Zangão, Otília
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/7028
Resumo: Identificar na literatura científica fatores determinantes na vivência do luto por perda de gravidez precoce. Metodologia: Revisão de literatura a partir da formulação de uma pergunta de partida que orientou a pesquisa. Foi realizada entre janeiro e fevereiro de 2012, nas bases de dados eletrónicas da Medline, Academic Search Complete, Google Académico, Biblioteca Virtual da Saúde. Critérios de inclusão: estudos publicados entre 2002 e 2012, disponíveis em texto completo, de acesso livre, foco na vivência da mulher na perda de uma gravidez precoce, usando como palavras-chave luto, aborto, perda, vivência. Encontraram-se 24 artigos, selecionados 17. Para análise, foram identificadas categorias. As categorias mais evidentes foram; doloroso e difícil acontecimento; experiência traumática; ambivalência; falta de sentido da perda; perda da fantasia; medo da infertilidade; dor física, dor emocional, colapso dos sonhos, falta de sentido da perda. Constata -se na revisão da literatura uma preocupação ainda pouco enraizada no nosso país em estudar este fenómeno, pois o aborto desde sempre tem estado sobre vestido de preconceitos, o que relega para segundo plano a assistência a estas mulheres ao nível da vivência do fenómeno, apenas havendo preocupação dos profissionais de saúde com os procedimentos técnicos. Concluímos que haverá necessidade de reflexão sobre o desempenho dos profissionais de saúde sobre este assunto e consequentemente contribuir para a melhoria dos cuidados prestados pelos enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstétrica.
id RCAP_75e9602b4b7e1cfa240a3d36fa4e5a97
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/7028
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Vivência do luto na gravidez precoce: revisão de literaturalutoabortoIdentificar na literatura científica fatores determinantes na vivência do luto por perda de gravidez precoce. Metodologia: Revisão de literatura a partir da formulação de uma pergunta de partida que orientou a pesquisa. Foi realizada entre janeiro e fevereiro de 2012, nas bases de dados eletrónicas da Medline, Academic Search Complete, Google Académico, Biblioteca Virtual da Saúde. Critérios de inclusão: estudos publicados entre 2002 e 2012, disponíveis em texto completo, de acesso livre, foco na vivência da mulher na perda de uma gravidez precoce, usando como palavras-chave luto, aborto, perda, vivência. Encontraram-se 24 artigos, selecionados 17. Para análise, foram identificadas categorias. As categorias mais evidentes foram; doloroso e difícil acontecimento; experiência traumática; ambivalência; falta de sentido da perda; perda da fantasia; medo da infertilidade; dor física, dor emocional, colapso dos sonhos, falta de sentido da perda. Constata -se na revisão da literatura uma preocupação ainda pouco enraizada no nosso país em estudar este fenómeno, pois o aborto desde sempre tem estado sobre vestido de preconceitos, o que relega para segundo plano a assistência a estas mulheres ao nível da vivência do fenómeno, apenas havendo preocupação dos profissionais de saúde com os procedimentos técnicos. Concluímos que haverá necessidade de reflexão sobre o desempenho dos profissionais de saúde sobre este assunto e consequentemente contribuir para a melhoria dos cuidados prestados pelos enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstétrica.Universidade de Aveiro2013-01-03T17:43:45Z2013-01-032012-05-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/7028http://hdl.handle.net/10174/7028porBarros, Mª da Luz; Zangão, Mª Otília Brites - Vivência do luto na gravidez precoce: revisão de literatura. Poster apresentado nas Jornadas “O luto em Portugal". Resumo publicado no livro de atas do referido congresso. Pág. 42-43. 4 – 5 de maio 2012.Aveiro:Universidade de Aveiro.2simnaosimmlb@uevora.ptotiliaz@uevora.pt744Barros, Maria da LuzZangão, Otíliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:46:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/7028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:01:38.795534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vivência do luto na gravidez precoce: revisão de literatura
title Vivência do luto na gravidez precoce: revisão de literatura
spellingShingle Vivência do luto na gravidez precoce: revisão de literatura
Barros, Maria da Luz
luto
aborto
title_short Vivência do luto na gravidez precoce: revisão de literatura
title_full Vivência do luto na gravidez precoce: revisão de literatura
title_fullStr Vivência do luto na gravidez precoce: revisão de literatura
title_full_unstemmed Vivência do luto na gravidez precoce: revisão de literatura
title_sort Vivência do luto na gravidez precoce: revisão de literatura
author Barros, Maria da Luz
author_facet Barros, Maria da Luz
Zangão, Otília
author_role author
author2 Zangão, Otília
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Maria da Luz
Zangão, Otília
dc.subject.por.fl_str_mv luto
aborto
topic luto
aborto
description Identificar na literatura científica fatores determinantes na vivência do luto por perda de gravidez precoce. Metodologia: Revisão de literatura a partir da formulação de uma pergunta de partida que orientou a pesquisa. Foi realizada entre janeiro e fevereiro de 2012, nas bases de dados eletrónicas da Medline, Academic Search Complete, Google Académico, Biblioteca Virtual da Saúde. Critérios de inclusão: estudos publicados entre 2002 e 2012, disponíveis em texto completo, de acesso livre, foco na vivência da mulher na perda de uma gravidez precoce, usando como palavras-chave luto, aborto, perda, vivência. Encontraram-se 24 artigos, selecionados 17. Para análise, foram identificadas categorias. As categorias mais evidentes foram; doloroso e difícil acontecimento; experiência traumática; ambivalência; falta de sentido da perda; perda da fantasia; medo da infertilidade; dor física, dor emocional, colapso dos sonhos, falta de sentido da perda. Constata -se na revisão da literatura uma preocupação ainda pouco enraizada no nosso país em estudar este fenómeno, pois o aborto desde sempre tem estado sobre vestido de preconceitos, o que relega para segundo plano a assistência a estas mulheres ao nível da vivência do fenómeno, apenas havendo preocupação dos profissionais de saúde com os procedimentos técnicos. Concluímos que haverá necessidade de reflexão sobre o desempenho dos profissionais de saúde sobre este assunto e consequentemente contribuir para a melhoria dos cuidados prestados pelos enfermeiros especialistas em enfermagem de saúde materna e obstétrica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-05T00:00:00Z
2013-01-03T17:43:45Z
2013-01-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/7028
http://hdl.handle.net/10174/7028
url http://hdl.handle.net/10174/7028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barros, Mª da Luz; Zangão, Mª Otília Brites - Vivência do luto na gravidez precoce: revisão de literatura. Poster apresentado nas Jornadas “O luto em Portugal". Resumo publicado no livro de atas do referido congresso. Pág. 42-43. 4 – 5 de maio 2012.Aveiro:Universidade de Aveiro.
2
sim
nao
sim
mlb@uevora.pt
otiliaz@uevora.pt
744
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136499860504576