Inspeção escolar e escrita pedagógica: o inquérito de 1875
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.7230 |
Resumo: | No decurso de Oitocentos, a escrita pedagógica esteve na base da instituição educativa moderna e até ao terceiro quartel do século XIX foi fundamentalmente um produto da inspeção escolar. Então ganhou amplitude e propriedade. A Educação passou a ser tomada como instituição e os planos de reforma tornaram-se objeto de amplos debates constitucionais. Também a escrita didática evoluiu no sentido da normalização, revestindo-se de técnica, especificidade e exclusividade. Os autores retomam a longa duração da escrita da inspeção escolar, distinguindo três ciclos: as Consultas, usuais nas primeiras décadas de Oitocentos; as Inspeções Extraordinárias, realizadas sob o signo conhecer para decidir; uma inspeção regular, devidamente formalizada, como sucedeu com o Inquérito de 1875. O estudo demonstra o significado histórico-pedagógico desta inspeção, como fonte para a história nacional e para a história municipal e local. |
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