Sistema de mineração de dados para apoiar a tomada de decisão em uma instituição de ensino superior: o problema da evasão escolar no IFTM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Eduardo de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13080
Resumo: Este trabalho visa buscar soluções para a tomada de decisão a respeito da problemática da evasão escolar no âmbito dos cursos de graduação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) no período de 2012 a 2016. O objetivo principal deste estudo teve como foco analisar se é possível descobrir a causa da evasão escolar através da mineração de dados na base de dados do Sistema de Controle Acadêmico do IFTM. Para isso, utilizamos a metodologia CRISP-DM, que permite implementar o processo Knowledge Discovery in Databases (KDD) para descoberta de conhecimento em base de dados e o programa WEKA (Waikato Environment for Knowledge Analysis) para fazer a mineração de dados e encontrar tendências e padrões. Os resultados deste trabalho foram adquiridos através da metodologia investigação-ação, que serviu de suporte à investigação. Conforme identificado durante a etapa de avaliação dos modelos, a maioria dos casos de evasão ocorre quando a frequência das aulas é baixa e a quantidade de disciplinas reprovadas por infrequência é alta, ou seja, a variável que totaliza a frequência está plenamente correlacionada com o sucesso do aluno em ser aprovado nas disciplinas. Dessa forma, o perfil do aluno com maiores e prováveis chances de abandono do curso é o aluno faltoso com alta reprovação por infrequência. De acordo com os resultados obtidos, comprova-se que o investigador promoveu alterações no ambiente organizacional ao introduzir, pela primeira vez, a participação direta das TICs nesta problemática e ao contribuir com um conjunto de ações contendo propostas de melhorias para a gestão administrativa reduzir a evasão escolar.
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