A comunicação com o paciente crítico e sua família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/30676 |
Resumo: | O Curso de Mestrado em Enfermagem, com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEMC), do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, do Porto, tem como principal objetivo a aquisição de competências no âmbito da prestação de cuidados avançada ao paciente crítico. Desenvolvi o presente relatório com base no método descritivo e reflexivo, expondo e refletindo sobre as atividades desenvolvidas, decisões tomadas, e as competências que adquiri. Tal como preconiza o plano de estudos, desenvolvi três módulos de estágio, pela seguinte ordem cronológica: o módulo III, realizei numa unidade polivalente de cuidados intermédios de um hospital central do norte do país, o módulo II, numa unidade de cuidados intensivos polivalente da mesma instituição, e o módulo I, num serviço de urgência médico-cirúrgica, noutro hospital central do norte do país. Tanto o estágio de cuidados intensivos como o de serviço de urgência visam dar resposta a uma exigência curricular na área da EEMC. Escolhi realizá-los em hospitais centrais devido a uma elevada afluência de pacientes, com variados diagnósticos de saúde, existindo um leque diverso de aprendizagens a desenvolver, contribuindo para a aquisição de competências pessoais/ profissionais neste âmbito. Quanto ao estágio em cuidados intermédios, este constituiu a escolha como estágio opcional, visto que onde desenvolvo a minha atividade laboral, encontra-se em reestruturação uma unidade de cuidados intermédios, pelo que tive oportunidade de desenvolver conhecimentos direcionados para a prestação de cuidados a pacientes que necessitam de uma vigilância/monitorização contínua, assegurando uma intervenção precisa e eficiente em tempo útil. A Comunicação com o Paciente Crítico e Família é uma temática central e transversal aos três estágios, que me desperta bastante interesse, constituindo um foco de atuação de minha parte. No entanto, dei mais ênfase às vivências da família do paciente crítico, decorrente da minha análise critica e experiências vivenciadas em estágio, pelas necessidades que detetei junto das famílias através do estabelecimento da comunicação. Esta temática foi alvo de revisão da literatura, sendo crucial para a EEMC aprofundar e recolher contributos nesta área, resultando num melhor desempenho profissional como futura enfermeira especialista. Considero que este Curso contribuiu significativamente para a construção e aprofundamento dos meus conhecimentos teóricos e práticos, que fomentam as competências profissionais para uma prática avançada de cuidados de excelência. |
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Tal como preconiza o plano de estudos, desenvolvi três módulos de estágio, pela seguinte ordem cronológica: o módulo III, realizei numa unidade polivalente de cuidados intermédios de um hospital central do norte do país, o módulo II, numa unidade de cuidados intensivos polivalente da mesma instituição, e o módulo I, num serviço de urgência médico-cirúrgica, noutro hospital central do norte do país. Tanto o estágio de cuidados intensivos como o de serviço de urgência visam dar resposta a uma exigência curricular na área da EEMC. Escolhi realizá-los em hospitais centrais devido a uma elevada afluência de pacientes, com variados diagnósticos de saúde, existindo um leque diverso de aprendizagens a desenvolver, contribuindo para a aquisição de competências pessoais/ profissionais neste âmbito. Quanto ao estágio em cuidados intermédios, este constituiu a escolha como estágio opcional, visto que onde desenvolvo a minha atividade laboral, encontra-se em reestruturação uma unidade de cuidados intermédios, pelo que tive oportunidade de desenvolver conhecimentos direcionados para a prestação de cuidados a pacientes que necessitam de uma vigilância/monitorização contínua, assegurando uma intervenção precisa e eficiente em tempo útil. A Comunicação com o Paciente Crítico e Família é uma temática central e transversal aos três estágios, que me desperta bastante interesse, constituindo um foco de atuação de minha parte. No entanto, dei mais ênfase às vivências da família do paciente crítico, decorrente da minha análise critica e experiências vivenciadas em estágio, pelas necessidades que detetei junto das famílias através do estabelecimento da comunicação. Esta temática foi alvo de revisão da literatura, sendo crucial para a EEMC aprofundar e recolher contributos nesta área, resultando num melhor desempenho profissional como futura enfermeira especialista. Considero que este Curso contribuiu significativamente para a construção e aprofundamento dos meus conhecimentos teóricos e práticos, que fomentam as competências profissionais para uma prática avançada de cuidados de excelência.The Master Course in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing of Instituto de Ciências da Saúde, of Universidade Católica Portuguesa, Porto, has as main objective the acquisition of skills in the context of advanced care for critical patients. This report was developed based on the descriptive and reflexive method, exposing and reflecting about the developed activities, decisions taken, and acquired skills. As stated in the syllabus, three internship modules were developed by the following chronological order: module III, in a general intermediate care unit of a central hospital in the north of the country, module II, in a general intensive care unit of the same institution, and module I, developed in a emergency medical and surgical service, in another central hospital in the north of the country. Both internships, in intensive care and in emergency service, aim to respond to a curricular requirement in the area of Specialization in Nursing. I decided to do them in central hospitals due to a high number of patients, with different health diagnostics, which gives a lot of opportunities to learn, contributing therefore to the development of personal/ professional skills in this context. As for the internship in the intermediate care unit, that was my choice as an optional internship, due to the intermediate care unit that is being restructured in my hospital, that gave me the opportunity to develop the knowledge on providing care to patients who needs continuous surveillance/monitoring, ensuring timely and accurate intervention. Communication with the Critical Patient and his Family is a central and transversal theme to the three internships that have a particular interest to me, constituting a focus of action on my part. However, I have put more emphasis on the experiences of the critical patient’s family, due to my critical analysis and practical experiences on the internships, by the needs that I detected with the families through the establishment of communication. Thus, I have made a literature review about this theme, being crucial for the Specialization in Medical-Surgical Nursing to deepen and collect contributions in this area, resulting in a better professional performance as a future nurse specialist. I believe that this Course has contributed significantly to the construction and deepening of my theoretical and practical knowledge, which promotes professional skills for an advanced practice of excellence care.Coelho, Sílvia Patrícia FernandesVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRamos, Raquel Marlene Vieira2020-06-04T09:15:20Z2018-09-1020182018-09-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30676TID:202469514porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:39.467634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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