Cerâmica da Idade do Ferro da Alcáçova de Santarém

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Ana Margarida
Data de Publicação: 1982
Outros Autores: Catarino, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38541
Resumo: Uma escavação realizada em 1979 na Alcáçova de Santarém permitiu recolher abundante espólio arqueológico. Contactadas pelos responsáveis destes trabalhos, promovidos pela Associação para a Defesa e Investigação do Patr-imónio Histórico e Cultural de Santarém, iniciamos o estudo de um conjunto de materiais atribuíveis à Idade do Ferro, estudo esse que se integraria numa monografia sobre a totalidade do espólio e que reuniria os trabalhos parcelares. Dificuldades que nunca foram explicadas aos diversos autores protelaram indefinidamente a publicação desse trabalho global, tendo-se iniciado então a divulgação sectorial dos resultados. Tal foi o caso do material romano (Diogo, 1983). Chamamos desde já a atenção para o facto da sondagem de 1979, conforme verificámos, não ter atingido níveis arqueológicos preservados, sendo todo o espólio agora estudado proveniente de níveis de entulho e/ou revolvimento. Não possuímos qualquer indicação sobre a posição estratigráfica dos achados uma vez que não se dispõe de qualquer perfil desenhado que permita esclarecer tal posição, nem sequer de um registo individual com claras indicações de proveniência. A ausência de indicações estratigráficas, que possam enquadrar cronologicamente as cerâmicas agora estudadas, dificultou a sua integração cultural. Os resultados aqui apresentados têm evidentemente por base apenas observações de carácter tipológico, devendo ser consideradas como hipóteses de trabalho a serem ou não confirmadas em futuras escavações. Um primeiro lote de peças foi estudado pelas duas signatárias. O trabalho foi posteriormente completamente refundido, com a entrega de novos materiais, o que, tal como a redacção final, é da responsabilidade de A.M.A.
id RCAP_7600b16c014f8e60de3c8f2bc3feeaaf
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/38541
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cerâmica da Idade do Ferro da Alcáçova de SantarémUma escavação realizada em 1979 na Alcáçova de Santarém permitiu recolher abundante espólio arqueológico. Contactadas pelos responsáveis destes trabalhos, promovidos pela Associação para a Defesa e Investigação do Patr-imónio Histórico e Cultural de Santarém, iniciamos o estudo de um conjunto de materiais atribuíveis à Idade do Ferro, estudo esse que se integraria numa monografia sobre a totalidade do espólio e que reuniria os trabalhos parcelares. Dificuldades que nunca foram explicadas aos diversos autores protelaram indefinidamente a publicação desse trabalho global, tendo-se iniciado então a divulgação sectorial dos resultados. Tal foi o caso do material romano (Diogo, 1983). Chamamos desde já a atenção para o facto da sondagem de 1979, conforme verificámos, não ter atingido níveis arqueológicos preservados, sendo todo o espólio agora estudado proveniente de níveis de entulho e/ou revolvimento. Não possuímos qualquer indicação sobre a posição estratigráfica dos achados uma vez que não se dispõe de qualquer perfil desenhado que permita esclarecer tal posição, nem sequer de um registo individual com claras indicações de proveniência. A ausência de indicações estratigráficas, que possam enquadrar cronologicamente as cerâmicas agora estudadas, dificultou a sua integração cultural. Os resultados aqui apresentados têm evidentemente por base apenas observações de carácter tipológico, devendo ser consideradas como hipóteses de trabalho a serem ou não confirmadas em futuras escavações. Um primeiro lote de peças foi estudado pelas duas signatárias. O trabalho foi posteriormente completamente refundido, com a entrega de novos materiais, o que, tal como a redacção final, é da responsabilidade de A.M.A.instituto Nacional de Investigação CientíficaRepositório da Universidade de LisboaArruda, Ana MargaridaCatarino, Helena2019-06-08T15:47:24Z19821982-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38541porArruda, A. M., & Catarino, H. (1982). Cerâmica da Idade do Ferro da Alcáçova de Santarém. Clio: Revista do Centro de História da Universidade de Lisboa, 4 35-39.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:36:31Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:26.146405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cerâmica da Idade do Ferro da Alcáçova de Santarém
title Cerâmica da Idade do Ferro da Alcáçova de Santarém
spellingShingle Cerâmica da Idade do Ferro da Alcáçova de Santarém
Arruda, Ana Margarida
title_short Cerâmica da Idade do Ferro da Alcáçova de Santarém
title_full Cerâmica da Idade do Ferro da Alcáçova de Santarém
title_fullStr Cerâmica da Idade do Ferro da Alcáçova de Santarém
title_full_unstemmed Cerâmica da Idade do Ferro da Alcáçova de Santarém
title_sort Cerâmica da Idade do Ferro da Alcáçova de Santarém
author Arruda, Ana Margarida
author_facet Arruda, Ana Margarida
Catarino, Helena
author_role author
author2 Catarino, Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Ana Margarida
Catarino, Helena
description Uma escavação realizada em 1979 na Alcáçova de Santarém permitiu recolher abundante espólio arqueológico. Contactadas pelos responsáveis destes trabalhos, promovidos pela Associação para a Defesa e Investigação do Patr-imónio Histórico e Cultural de Santarém, iniciamos o estudo de um conjunto de materiais atribuíveis à Idade do Ferro, estudo esse que se integraria numa monografia sobre a totalidade do espólio e que reuniria os trabalhos parcelares. Dificuldades que nunca foram explicadas aos diversos autores protelaram indefinidamente a publicação desse trabalho global, tendo-se iniciado então a divulgação sectorial dos resultados. Tal foi o caso do material romano (Diogo, 1983). Chamamos desde já a atenção para o facto da sondagem de 1979, conforme verificámos, não ter atingido níveis arqueológicos preservados, sendo todo o espólio agora estudado proveniente de níveis de entulho e/ou revolvimento. Não possuímos qualquer indicação sobre a posição estratigráfica dos achados uma vez que não se dispõe de qualquer perfil desenhado que permita esclarecer tal posição, nem sequer de um registo individual com claras indicações de proveniência. A ausência de indicações estratigráficas, que possam enquadrar cronologicamente as cerâmicas agora estudadas, dificultou a sua integração cultural. Os resultados aqui apresentados têm evidentemente por base apenas observações de carácter tipológico, devendo ser consideradas como hipóteses de trabalho a serem ou não confirmadas em futuras escavações. Um primeiro lote de peças foi estudado pelas duas signatárias. O trabalho foi posteriormente completamente refundido, com a entrega de novos materiais, o que, tal como a redacção final, é da responsabilidade de A.M.A.
publishDate 1982
dc.date.none.fl_str_mv 1982
1982-01-01T00:00:00Z
2019-06-08T15:47:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/38541
url http://hdl.handle.net/10451/38541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Arruda, A. M., & Catarino, H. (1982). Cerâmica da Idade do Ferro da Alcáçova de Santarém. Clio: Revista do Centro de História da Universidade de Lisboa, 4 35-39.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv instituto Nacional de Investigação Científica
publisher.none.fl_str_mv instituto Nacional de Investigação Científica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134461294542848