O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no 3º ciclo do ensino básico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contreiras, Mariana dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/9401
Resumo: Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_76126ee4b3933635dec9463af8c8a683
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/9401
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no 3º ciclo do ensino básico.AvaliaçãoclassificaçãoCritériosEducação físicaNormas de referênciaPNEFClassificationCriteriaEvaluationPhysical EducationReference standardsMestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioEste estudo pretende ser uma reflexão acerca do trabalho realizado na Escola Secundária Pedro Nunes. Nesta escola foram identificadas divergências entre os critérios de classificação anteriormente em vigor e as normas de referência dos PNEF, dado que os critérios de classificação da disciplina não estavam estabelecidos de forma objetiva e não tinham como referência os níveis de desempenho Introdutório, Elementar e Avançado. Foi então analisado o conhecimento dos alunos e a opinião dos professores acerca desses mesmos critérios. Verificámos que os alunos não identificavam os critérios de classificação e a maioria dos professores demonstrava uma necessidade de mudança nos mesmos. Face a estes resultados foi apresentada uma proposta de alteração aos critérios de classificação e, posteriormente, foram comparadas as classificações finais dos alunos utilizando os dois protocolos de avaliação sumativa. Concluiu-se existirem diferenças significativas nas classificações. Seis anos após a apresentação da referida proposta verificámos se esta se mantinha, se tinha sofrido alterações percebendo os motivos que as geraram, e procurámos determinar a sua importância para o grupo disciplinar. Segundo os professores, a proposta resultou num contributo bastante positivo para a prática da Educação Física na escola, tendo sofrido pequenos ajustes para melhor se adequar aos seus alunos.ABSTRACT : This study intends to be a reflection about the work carried out at Escola Secundária Pedro Nunes, where differences were identified between the classification criteria previously operative and the PNEF’s reference standards, since the classification criteria of the class were not established objectively and did not have as reference the performance levels: Introductory, Elementar and Advance. The students’ knowledge on the matter and the teachers’ opinions were then analyzed. We have noticed that students did not identify the classifications criteria and that the majority of teachers has a need for change as far as these criteria are concerned. Taking into consideration these results, a proposal was presented amending these classification criteria and, afterwards, the students’ final grades were compared using the two protocols of summative evaluation. It was concluded that there are no significant differences in the classification. Six years after the presentation of this proposal we checked if the latter was maintained or if it had changed and tried to realizeits reasons in order to determine its importance for the disciplinary group. According to the teachers, the proposal resulted in a very positive contribution to the Physical Education practice at school and has undergone minor adjustments to best suit the students.Diniz, José Manuel Fragoso AlvesRepositório da Universidade de LisboaContreiras, Mariana dos Santos2015-10-09T10:42:05Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/9401porContreiras, Mariana dos Santos (2014) - O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no 3º ciclo do ensino básico. Relatório de Estágio.Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:39:55Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/9401Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:10.925984Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no 3º ciclo do ensino básico.
title O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no 3º ciclo do ensino básico.
spellingShingle O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no 3º ciclo do ensino básico.
Contreiras, Mariana dos Santos
Avaliação
classificação
Critérios
Educação física
Normas de referência
PNEF
Classification
Criteria
Evaluation
Physical Education
Reference standards
title_short O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no 3º ciclo do ensino básico.
title_full O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no 3º ciclo do ensino básico.
title_fullStr O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no 3º ciclo do ensino básico.
title_full_unstemmed O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no 3º ciclo do ensino básico.
title_sort O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no 3º ciclo do ensino básico.
author Contreiras, Mariana dos Santos
author_facet Contreiras, Mariana dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Diniz, José Manuel Fragoso Alves
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Contreiras, Mariana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
classificação
Critérios
Educação física
Normas de referência
PNEF
Classification
Criteria
Evaluation
Physical Education
Reference standards
topic Avaliação
classificação
Critérios
Educação física
Normas de referência
PNEF
Classification
Criteria
Evaluation
Physical Education
Reference standards
description Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-10-09T10:42:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/9401
url http://hdl.handle.net/10400.5/9401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Contreiras, Mariana dos Santos (2014) - O estabelecimento de critérios de classificação em educação física no 3º ciclo do ensino básico. Relatório de Estágio.Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131044234919937