Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/10666 |
Resumo: | A presente investigação, de caráter qualitativo, tem como título: “Dança Educativa no Jardim de Infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa” e surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisiondo do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve. A investigação teve como objetivo principal estudar a importância da dança educativa numa sala de jardim de infância. Para atingir este objetivo começámos por realizar uma entrevista a algumas crianças. Numa fase posterior planificamos e desenvolvemos um conjunto de sessões de dança educativa que foram alvo de observação, a partir de uma grelha criada para o efeito. De seguida, realizamos novas entrevistas às crianças tendo em vista a análise de dados, feita com base no quadro teórico que suporta o estudo. Por último procurou-se, ainda, a partir da globalidade do trabalho realizado, extrair algumas ilações educativas sobre a problemática versada no quadro da educação pré-escolar. |
id |
RCAP_761a2cb7c2019d7bcdf0e22603c16371 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10666 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativaDança educativaCriatividadeMovimento expressivoCriançaPrática educativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente investigação, de caráter qualitativo, tem como título: “Dança Educativa no Jardim de Infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa” e surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisiondo do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve. A investigação teve como objetivo principal estudar a importância da dança educativa numa sala de jardim de infância. Para atingir este objetivo começámos por realizar uma entrevista a algumas crianças. Numa fase posterior planificamos e desenvolvemos um conjunto de sessões de dança educativa que foram alvo de observação, a partir de uma grelha criada para o efeito. De seguida, realizamos novas entrevistas às crianças tendo em vista a análise de dados, feita com base no quadro teórico que suporta o estudo. Por último procurou-se, ainda, a partir da globalidade do trabalho realizado, extrair algumas ilações educativas sobre a problemática versada no quadro da educação pré-escolar.Sousa, Carolina Moreira da Silva de Fernandes deLudovico, Olga Maria Teixeira AmaralAnacieto, Ana Paula BaiãoSapientiaFeliciano, Marisa Gaspar Condeça2018-06-02T10:13:15Z20122012-05-312012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10666porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:22:19Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:02:17.864246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa |
title |
Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa |
spellingShingle |
Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa Feliciano, Marisa Gaspar Condeça Dança educativa Criatividade Movimento expressivo Criança Prática educativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa |
title_full |
Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa |
title_fullStr |
Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa |
title_full_unstemmed |
Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa |
title_sort |
Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa |
author |
Feliciano, Marisa Gaspar Condeça |
author_facet |
Feliciano, Marisa Gaspar Condeça |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Carolina Moreira da Silva de Fernandes de Ludovico, Olga Maria Teixeira Amaral Anacieto, Ana Paula Baião Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feliciano, Marisa Gaspar Condeça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança educativa Criatividade Movimento expressivo Criança Prática educativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Dança educativa Criatividade Movimento expressivo Criança Prática educativa Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A presente investigação, de caráter qualitativo, tem como título: “Dança Educativa no Jardim de Infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa” e surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisiondo do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve. A investigação teve como objetivo principal estudar a importância da dança educativa numa sala de jardim de infância. Para atingir este objetivo começámos por realizar uma entrevista a algumas crianças. Numa fase posterior planificamos e desenvolvemos um conjunto de sessões de dança educativa que foram alvo de observação, a partir de uma grelha criada para o efeito. De seguida, realizamos novas entrevistas às crianças tendo em vista a análise de dados, feita com base no quadro teórico que suporta o estudo. Por último procurou-se, ainda, a partir da globalidade do trabalho realizado, extrair algumas ilações educativas sobre a problemática versada no quadro da educação pré-escolar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-05-31 2012-01-01T00:00:00Z 2018-06-02T10:13:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/10666 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/10666 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133255711064064 |