Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feliciano, Marisa Gaspar Condeça
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/10666
Resumo: A presente investigação, de caráter qualitativo, tem como título: “Dança Educativa no Jardim de Infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa” e surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisiondo do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve. A investigação teve como objetivo principal estudar a importância da dança educativa numa sala de jardim de infância. Para atingir este objetivo começámos por realizar uma entrevista a algumas crianças. Numa fase posterior planificamos e desenvolvemos um conjunto de sessões de dança educativa que foram alvo de observação, a partir de uma grelha criada para o efeito. De seguida, realizamos novas entrevistas às crianças tendo em vista a análise de dados, feita com base no quadro teórico que suporta o estudo. Por último procurou-se, ainda, a partir da globalidade do trabalho realizado, extrair algumas ilações educativas sobre a problemática versada no quadro da educação pré-escolar.
id RCAP_761a2cb7c2019d7bcdf0e22603c16371
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10666
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativaDança educativaCriatividadeMovimento expressivoCriançaPrática educativaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA presente investigação, de caráter qualitativo, tem como título: “Dança Educativa no Jardim de Infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa” e surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisiondo do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve. A investigação teve como objetivo principal estudar a importância da dança educativa numa sala de jardim de infância. Para atingir este objetivo começámos por realizar uma entrevista a algumas crianças. Numa fase posterior planificamos e desenvolvemos um conjunto de sessões de dança educativa que foram alvo de observação, a partir de uma grelha criada para o efeito. De seguida, realizamos novas entrevistas às crianças tendo em vista a análise de dados, feita com base no quadro teórico que suporta o estudo. Por último procurou-se, ainda, a partir da globalidade do trabalho realizado, extrair algumas ilações educativas sobre a problemática versada no quadro da educação pré-escolar.Sousa, Carolina Moreira da Silva de Fernandes deLudovico, Olga Maria Teixeira AmaralAnacieto, Ana Paula BaiãoSapientiaFeliciano, Marisa Gaspar Condeça2018-06-02T10:13:15Z20122012-05-312012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/10666porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:22:19Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/10666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:02:17.864246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa
title Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa
spellingShingle Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa
Feliciano, Marisa Gaspar Condeça
Dança educativa
Criatividade
Movimento expressivo
Criança
Prática educativa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa
title_full Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa
title_fullStr Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa
title_full_unstemmed Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa
title_sort Dança educativa no jardim de infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa
author Feliciano, Marisa Gaspar Condeça
author_facet Feliciano, Marisa Gaspar Condeça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Carolina Moreira da Silva de Fernandes de
Ludovico, Olga Maria Teixeira Amaral
Anacieto, Ana Paula Baião
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Feliciano, Marisa Gaspar Condeça
dc.subject.por.fl_str_mv Dança educativa
Criatividade
Movimento expressivo
Criança
Prática educativa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Dança educativa
Criatividade
Movimento expressivo
Criança
Prática educativa
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A presente investigação, de caráter qualitativo, tem como título: “Dança Educativa no Jardim de Infância: do vivido ao refletido em contexto de prática educativa” e surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisiondo do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Universidade do Algarve. A investigação teve como objetivo principal estudar a importância da dança educativa numa sala de jardim de infância. Para atingir este objetivo começámos por realizar uma entrevista a algumas crianças. Numa fase posterior planificamos e desenvolvemos um conjunto de sessões de dança educativa que foram alvo de observação, a partir de uma grelha criada para o efeito. De seguida, realizamos novas entrevistas às crianças tendo em vista a análise de dados, feita com base no quadro teórico que suporta o estudo. Por último procurou-se, ainda, a partir da globalidade do trabalho realizado, extrair algumas ilações educativas sobre a problemática versada no quadro da educação pré-escolar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-05-31
2012-01-01T00:00:00Z
2018-06-02T10:13:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/10666
url http://hdl.handle.net/10400.1/10666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133255711064064