A subrepresentatividade das mulheres em áreas tipicamente masculinas: factores explicativos e pistas para a intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saavedra, Luísa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Taveira, Maria do Céu, Silva, Ana Daniela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11636
Resumo: Apesar de alguns progressos verifi cados em relação à igualdade de participação de mulheres e homens na educação e no trabalho, determinadas áreas de ensino e do mercado de trabalho continuam a ser altamente defi citárias na representação feminina. É o caso das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas. Esta constatação é de particular importância para a Psicologia Vocacional, pois interfere com o processo de tomada de decisão, planeamento e ajustamento de carreira de mulheres adolescentes e adultas. Este artigo começará por referir dados que exemplifi cam a extensão do problema para, posteriormente, se centrar em algumas das explicações encontradas para este fenómeno. Terminar-se-á com a apresentação de diversas propostas de intervenção, desde o plano micro até ao plano macrossistémico.
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spelling A subrepresentatividade das mulheres em áreas tipicamente masculinas: factores explicativos e pistas para a intervençãoThe underrepresentation of women in typically male areas: explanatory factors and paths for interventionLa escasa representatividad de las mujeres en áreas típicamente masculinas: factores explicativos y pistas para la intervenciónEscolha vocacionalGéneroMercado de trabalhoMudança socialCareer choiceGenderLabour marketSocial changeElección vocacionalMercado de trabajoCambio socialApesar de alguns progressos verifi cados em relação à igualdade de participação de mulheres e homens na educação e no trabalho, determinadas áreas de ensino e do mercado de trabalho continuam a ser altamente defi citárias na representação feminina. É o caso das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas. Esta constatação é de particular importância para a Psicologia Vocacional, pois interfere com o processo de tomada de decisão, planeamento e ajustamento de carreira de mulheres adolescentes e adultas. Este artigo começará por referir dados que exemplifi cam a extensão do problema para, posteriormente, se centrar em algumas das explicações encontradas para este fenómeno. Terminar-se-á com a apresentação de diversas propostas de intervenção, desde o plano micro até ao plano macrossistémico.Despite some advances regarding equality of participation of sexes in both education and work, certain areas of education and the labour market continue to be highly lacking in female representation. This is the case of Science, Technology, Engineering and Mathematics. This fact is of particular importance to vocational psychology because it interferes with the processes of decision making, career planning and career adjustment of girls and women. This article provides data that caracterize the problem and focuses on some of the explanations found for this phenomenon. Some suggestions are made for actions from both the micro and the macro-systems.A pesar de algunos progresos verificados con relación a la igualdad de participación de mujeres y hombres en la educación y en el trabajo determinadas áreas de la enseñanza y del mercado de trabajo continúan siendo muy defi citarias en la representación femenina. Es el caso de Ciencias, Tecnología, Ingeniería y Matemáticas. Esta constatación es de particular importancia para la Psicología Vocacional pues interfi ere en el proceso de toma de decisión, planeamiento y ajuste de carrera de mujeres adolescentes y adultas. Este artículo empezará por referir datos que ejemplifi can la extensión del problema para, posteriormente, centrarse en algunas de las explicaciones encontradas para este fenómeno. Se terminará con la presentación de diversas propuestas de intervención desde el plano micro hasta el plano macrosistémico.Universidade do MinhoSaavedra, LuísaTaveira, Maria do CéuSilva, Ana Daniela2010-012010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11636por"Revista Brasileira de Orientação Profissional". ISSN 1679-3390. 11:1 (2010) 49-59.1679-3390info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:31.714753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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