Pedagogia social nas escolas: um olhar sobre a mediação e educação social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2012.1945 |
Resumo: | Socio-pedagogical mediation and social education are analysed as strategies to bring schools opened to the cultures of everydaylife, through the practice of social pedagogy, either by Teachers or by the Social Work Senior Professionals (SWSP). Because school is a microcosm of social life, social tensions are also an integral part of them. Th ese should be mediated either by Teachers or by SWSP in order to avoid confl ict between diff erent ways of life. Th is implies a vision and a practice not only just pedagogical but also socio-cultural of school. |
id |
RCAP_765bc8827a9ddb971967dff84cc513d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1945 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Pedagogia social nas escolas: um olhar sobre a mediação e educação socialSocio-pedagogical mediation and social education are analysed as strategies to bring schools opened to the cultures of everydaylife, through the practice of social pedagogy, either by Teachers or by the Social Work Senior Professionals (SWSP). Because school is a microcosm of social life, social tensions are also an integral part of them. Th ese should be mediated either by Teachers or by SWSP in order to avoid confl ict between diff erent ways of life. Th is implies a vision and a practice not only just pedagogical but also socio-cultural of school.A mediação sociopedagógica e a educação social são aqui perspetivadas como estratégias para aproximar as escolas às culturas dos quotidianos dos alunos, através da prática da pedagogia social, seja por professores, seja por Profi ssionais Superiores de Trabalho Social (PSTS). Porque a escola é um microcosmo da vida social, as tensões sociais são, também, parte integrante da mesma. Estas deverão ser mediadas quer pelos professores, quer pelos PSTS, por forma a evitar o confl ito do viver entre diferentes. Isto implica um olhar e uma prática não apenas pedagógica mas, também, sociocultural da própria escola.Universidade Católica Portuguesa2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2012.1945oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1945Cadernos de Pedagogia Social; n. 4 (2012); 9-261646-728010.34632/cpedagogiasocial.2012.n4reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1945https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2012.1945https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1945/1869Direitos de Autor (c) 2012 Ana Maria Vieirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Ana Maria2022-09-20T11:11:47Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:49:17.873277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia social nas escolas: um olhar sobre a mediação e educação social |
title |
Pedagogia social nas escolas: um olhar sobre a mediação e educação social |
spellingShingle |
Pedagogia social nas escolas: um olhar sobre a mediação e educação social Vieira, Ana Maria |
title_short |
Pedagogia social nas escolas: um olhar sobre a mediação e educação social |
title_full |
Pedagogia social nas escolas: um olhar sobre a mediação e educação social |
title_fullStr |
Pedagogia social nas escolas: um olhar sobre a mediação e educação social |
title_full_unstemmed |
Pedagogia social nas escolas: um olhar sobre a mediação e educação social |
title_sort |
Pedagogia social nas escolas: um olhar sobre a mediação e educação social |
author |
Vieira, Ana Maria |
author_facet |
Vieira, Ana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Ana Maria |
description |
Socio-pedagogical mediation and social education are analysed as strategies to bring schools opened to the cultures of everydaylife, through the practice of social pedagogy, either by Teachers or by the Social Work Senior Professionals (SWSP). Because school is a microcosm of social life, social tensions are also an integral part of them. Th ese should be mediated either by Teachers or by SWSP in order to avoid confl ict between diff erent ways of life. Th is implies a vision and a practice not only just pedagogical but also socio-cultural of school. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2012.1945 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1945 |
url |
https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2012.1945 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/1945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1945 https://doi.org/10.34632/cpedagogiasocial.2012.1945 https://revistas.ucp.pt/index.php/cpedagogiasocial/article/view/1945/1869 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2012 Ana Maria Vieira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2012 Ana Maria Vieira http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pedagogia Social; n. 4 (2012); 9-26 1646-7280 10.34632/cpedagogiasocial.2012.n4 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130357946122240 |