Unveiling the mural art of Almada Negreiros at the Maritime Stations of Lisbon: diagnosis research of paint layers as a guide for its future

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cvetkovic, Mila
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29079
Resumo: Diagnostic research of the three mural paintings from Alcântara Maritime Station in Lisbon was conducted in order to understand the main decay phenomena and their dynamics, with respect for future conservation work. The analytical setup was composed of in-situ analyses by p-OM, spectro-colorimetry and h-EDXRF, followed by micro-sampling for a more profound analyses with OM, SEM-EDS, μ-XRD, FT-IR and py-GC-MS. Deterioration features identified include salts (salts efflorescence and sub efflorescence), flaking, lacunae, erosion and lack of cohesion of paint layers. Developed salts were classified as sulphates and their origin seems to be linked to polluted atmosphere and water infiltration into building materials. Greenish paint layer present in all three murals appears as the most deteriorated one, as it shows problems of severe flaking and lacunae; Resumo: Desvelando a arte mural de Almada Negreiros nas estações marítimas de Lisboa: Diagnóstico de pesquisa de camadas de pintura como guia para sua conservação futura Uma pesquisa diagnóstica das três pinturas murais da Estação Marítima de Alcântara, em Lisboa, foi realizada para entender os principais fenômenos de degradação e sua dinâmica com respeito a trabalhos futuros de conservação. A configuração analítica foi composta por análises in-situ com p-OM, espectro-colorimetria e h-EDXRF, seguida de micro-amostragem para análises mais profundas com OM, SEM-EDS, μ-XRD, FT-IR e py-GC-MS. As características de deterioração incluem sais (eflorescência e subflorescência), descamação, lacunas, erosão e falta de coesão. Os sais desenvolvidos foram classificados como sulfatos e sua origem parece estar ligada à atmosfera poluída e à infiltração de água em materiais de construção. A camada de tinta esverdeada presente nos três murais aparece como a mais deteriorada, pois apresenta severos problemas de descamação e lacunas.
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