Benefícios da musicoterapia no idoso com demência: revisão integrativa da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Cátia Duarte de Jesus
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: André, Rita, Sousa, Luís Manuel Mota, Oliveira, Isabel, Silveira, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/27427
Resumo: Introdução: Assistimos atualmente a um crescente envelhecimento da população e consequente aumento de doenças crónicas. Enquanto enfermeiros de reabilitação, devemos ser detentores de conhecimentos e técnicas que permitam acompanhar estas mudanças. As terapias integrativas e a enfermagem integrativa, surgem como uma estratégia de apoio à prática dos cuidados de enfermagem. Presente na Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC), a musicoterapia define-se como uma prática com múltiplos benefícios que pode ser associada a vários diagnósticos. Objetivo: Identificar quais os benefícios da musicoterapia na pessoa idosa com demência. Método: Revisão integrativa da literatura, com pesquisa na plataforma EBSCO que deu acesso a várias bases de dados. Foram validados os descritores na plataforma MeSH-NBCI e DeCS. Foi formulada a seguinte equação booleana: (Musicoterapia) AND (Idoso). Utilizada a estratégia PICO que contribuiu para a definição de critérios de inclusão e exclusão. Resultados: A musicoterapia pode ter efeitos benéficos no alívio ou redução dos principais sintomas associados à demência, nomeadamente, ao nível da agitação, ansiedade e depressão. Não se verifica um padrão no que concerne à frequência, duração e metodologia das intervenções. Conclusões: A familiaridade da música emerge como um fator importante para a obtenção de resultados positivos.
id RCAP_7670321940b077ce1ed21a7b0ff84b7e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/27427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Benefícios da musicoterapia no idoso com demência: revisão integrativa da literaturaBenefits of music therapy in the elderly with dementia: integrating review of literatureMusicoterapiaMusic therapyAgedIdosoEnfermagemNursingDemênciaIntrodução: Assistimos atualmente a um crescente envelhecimento da população e consequente aumento de doenças crónicas. Enquanto enfermeiros de reabilitação, devemos ser detentores de conhecimentos e técnicas que permitam acompanhar estas mudanças. As terapias integrativas e a enfermagem integrativa, surgem como uma estratégia de apoio à prática dos cuidados de enfermagem. Presente na Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC), a musicoterapia define-se como uma prática com múltiplos benefícios que pode ser associada a vários diagnósticos. Objetivo: Identificar quais os benefícios da musicoterapia na pessoa idosa com demência. Método: Revisão integrativa da literatura, com pesquisa na plataforma EBSCO que deu acesso a várias bases de dados. Foram validados os descritores na plataforma MeSH-NBCI e DeCS. Foi formulada a seguinte equação booleana: (Musicoterapia) AND (Idoso). Utilizada a estratégia PICO que contribuiu para a definição de critérios de inclusão e exclusão. Resultados: A musicoterapia pode ter efeitos benéficos no alívio ou redução dos principais sintomas associados à demência, nomeadamente, ao nível da agitação, ansiedade e depressão. Não se verifica um padrão no que concerne à frequência, duração e metodologia das intervenções. Conclusões: A familiaridade da música emerge como um fator importante para a obtenção de resultados positivos.Sinais Vitais2020-02-27T15:51:37Z2020-02-272019-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/27427http://hdl.handle.net/10174/27427porLopes, C. D.J., André, R., de Sousa, L. M. M., Oliveira, I., & Silveira, T. (2019). Benefícios da musicoterapia no idoso com demência: revisão integrativa da literatura. Revista Investigação Enfermagem, série II (26), 45-59.catiadjlopes@gmail.comritandre1984@gmail.comlmms@uevora.ptioliveira@esscvp.eutsilveira@esscvp.eu745Lopes, Cátia Duarte de JesusAndré, RitaSousa, Luís Manuel MotaOliveira, IsabelSilveira, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:22:52Zoai:dspace.uevora.pt:10174/27427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:30.322201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Benefícios da musicoterapia no idoso com demência: revisão integrativa da literatura
Benefits of music therapy in the elderly with dementia: integrating review of literature
title Benefícios da musicoterapia no idoso com demência: revisão integrativa da literatura
spellingShingle Benefícios da musicoterapia no idoso com demência: revisão integrativa da literatura
Lopes, Cátia Duarte de Jesus
Musicoterapia
Music therapy
Aged
Idoso
Enfermagem
Nursing
Demência
title_short Benefícios da musicoterapia no idoso com demência: revisão integrativa da literatura
title_full Benefícios da musicoterapia no idoso com demência: revisão integrativa da literatura
title_fullStr Benefícios da musicoterapia no idoso com demência: revisão integrativa da literatura
title_full_unstemmed Benefícios da musicoterapia no idoso com demência: revisão integrativa da literatura
title_sort Benefícios da musicoterapia no idoso com demência: revisão integrativa da literatura
author Lopes, Cátia Duarte de Jesus
author_facet Lopes, Cátia Duarte de Jesus
André, Rita
Sousa, Luís Manuel Mota
Oliveira, Isabel
Silveira, Teresa
author_role author
author2 André, Rita
Sousa, Luís Manuel Mota
Oliveira, Isabel
Silveira, Teresa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Cátia Duarte de Jesus
André, Rita
Sousa, Luís Manuel Mota
Oliveira, Isabel
Silveira, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Musicoterapia
Music therapy
Aged
Idoso
Enfermagem
Nursing
Demência
topic Musicoterapia
Music therapy
Aged
Idoso
Enfermagem
Nursing
Demência
description Introdução: Assistimos atualmente a um crescente envelhecimento da população e consequente aumento de doenças crónicas. Enquanto enfermeiros de reabilitação, devemos ser detentores de conhecimentos e técnicas que permitam acompanhar estas mudanças. As terapias integrativas e a enfermagem integrativa, surgem como uma estratégia de apoio à prática dos cuidados de enfermagem. Presente na Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC), a musicoterapia define-se como uma prática com múltiplos benefícios que pode ser associada a vários diagnósticos. Objetivo: Identificar quais os benefícios da musicoterapia na pessoa idosa com demência. Método: Revisão integrativa da literatura, com pesquisa na plataforma EBSCO que deu acesso a várias bases de dados. Foram validados os descritores na plataforma MeSH-NBCI e DeCS. Foi formulada a seguinte equação booleana: (Musicoterapia) AND (Idoso). Utilizada a estratégia PICO que contribuiu para a definição de critérios de inclusão e exclusão. Resultados: A musicoterapia pode ter efeitos benéficos no alívio ou redução dos principais sintomas associados à demência, nomeadamente, ao nível da agitação, ansiedade e depressão. Não se verifica um padrão no que concerne à frequência, duração e metodologia das intervenções. Conclusões: A familiaridade da música emerge como um fator importante para a obtenção de resultados positivos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-01T00:00:00Z
2020-02-27T15:51:37Z
2020-02-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/27427
http://hdl.handle.net/10174/27427
url http://hdl.handle.net/10174/27427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lopes, C. D.J., André, R., de Sousa, L. M. M., Oliveira, I., & Silveira, T. (2019). Benefícios da musicoterapia no idoso com demência: revisão integrativa da literatura. Revista Investigação Enfermagem, série II (26), 45-59.
catiadjlopes@gmail.com
ritandre1984@gmail.com
lmms@uevora.pt
ioliveira@esscvp.eu
tsilveira@esscvp.eu
745
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sinais Vitais
publisher.none.fl_str_mv Sinais Vitais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136657012686848