O supervisor e o desenvolvimento de uma prática pedagógica partilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Henriqueta Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/1454
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_7681d6fee7d85581033a5108f4424adc
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1454
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O supervisor e o desenvolvimento de uma prática pedagógica partilhadaEducaçãoFormação de professoresPedagogiaEstágiosSupervisãoOrientação pedagógica dos professoresPedagogical supervisionPedagogic internshipCooperating teacherShared pedagogical practiceReflexive practiceDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaA formação inicial é uma das principais etapas do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. Este estudo foi realizado no sentido de tentar compreender a partilha pedagógica que ocorre no ano de estágio e como esta pode estar relacionada com as acções conduzidas pelo orientador de escola. Nesta investigação identificamos características dos orientadores de escola e das práticas pedagógicas partilhadas que se desenvolveram, ao longo do ano lectivo, em cada um dos núcleos de estágio participantes. Pretendeu-se, igualmente, relacionar as características dos orientadores e as partilhas pedagógicas do núcleo tentando, deste modo, evidenciar a influência do orientador de escola nas práticas dos seus estagiários. De forma a compreender a realidade dos núcleos de estágio a decorrer no ano lectivo 2008/2009 na Região Autómona da Madeira, foram acompanhados pela investigadora, nesse ano, os trabalhos de estagiários e orientadores da escola. Numa investigação de carácter qualitativo, para a recolha de dados recorreu-se a entrevistas, observações, registo num diário de campo e questionários bem como a análise documental. Com este estudo conseguiu-se identificar diversos tipos de orientadores de acordo com as suas acções, nomeadamente através da forma de envolvimento no trabalho com os estagiários. Reconheceu-se a presença de orientadores do tipo colaborativo, directivo e não-directivo e distinguiram-se diversas formas de partilha pedagógica nos núcleos de estágio no que se refere à preparação de materiais e actividades e reflexão sobre as as práticas pedagógicas registando-se certas particularidades por grupo disciplinar e núcleo de estágio. A influência do orientador nas práticas do núcleo é notória sendo que, nos núcleos estudados, a partilha pedagógica dentro do núcleo está relacionada com o tipo de orientação conduzida pelo orientador de escola.Initial formation is one of the main steps of personal and professional development of teachers. This study is an attempt to understand the pedagogical sharing that happens in the teachers’ internship year and how it is related to the actions conducted by the cooperating teacher. In this study, we identify some of the characteristics of cooperating teachers and of the shared pedagogical practices that were developed, throughout the school year, in each of the internship groups. We also intend to relate the characteristics of the cooperating teachers to the shares in the group trying to establish the existence of an influence of the cooperating teacher in the practices of the trainee. In order to understand the reality of the internship groups in the school year of 2008/2009 in the Autonomous Region of Madeira, we accompanied the work of both cooperating teachers and trainees. In this qualitative investigation we resorted to interviews, observations and questionnairies to characterize cooperating teachers and the shared pedagogical practices in each internship group. We identified several types of cooperating teachers throught the characteristics of their actions and the way they were involved in the work with the trainees. We acknowledged the presence of collaborative, directive and non-directive cooperating teachers. We identified some pedagogical shares within the intership groups concerning preparation of materials and activities and reflection on them. We noted that the practices were not the same in every group and we identified singularities of some disciplinary groups or intership groups. The influence of the cooperating teacher in the groups’ practices was notorious and, in the studied groups, the pedagogical shares in the group were related to the type of supervision conducted by the cooperating teacher.Oliveira, IsolinaRepositório AbertoCosta, Henriqueta Silva2010-04-28T14:36:01Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/1454porCosta, Henriqueta Silva - O supervisor e o desenvolvimento de uma prática pedagógica partilhada [Em linha]. Funchal : [s.n.], 2009. 146, LXVI p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:14:04Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/1454Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:17.649238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O supervisor e o desenvolvimento de uma prática pedagógica partilhada
title O supervisor e o desenvolvimento de uma prática pedagógica partilhada
spellingShingle O supervisor e o desenvolvimento de uma prática pedagógica partilhada
Costa, Henriqueta Silva
Educação
Formação de professores
Pedagogia
Estágios
Supervisão
Orientação pedagógica dos professores
Pedagogical supervision
Pedagogic internship
Cooperating teacher
Shared pedagogical practice
Reflexive practice
title_short O supervisor e o desenvolvimento de uma prática pedagógica partilhada
title_full O supervisor e o desenvolvimento de uma prática pedagógica partilhada
title_fullStr O supervisor e o desenvolvimento de uma prática pedagógica partilhada
title_full_unstemmed O supervisor e o desenvolvimento de uma prática pedagógica partilhada
title_sort O supervisor e o desenvolvimento de uma prática pedagógica partilhada
author Costa, Henriqueta Silva
author_facet Costa, Henriqueta Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Isolina
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Henriqueta Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores
Pedagogia
Estágios
Supervisão
Orientação pedagógica dos professores
Pedagogical supervision
Pedagogic internship
Cooperating teacher
Shared pedagogical practice
Reflexive practice
topic Educação
Formação de professores
Pedagogia
Estágios
Supervisão
Orientação pedagógica dos professores
Pedagogical supervision
Pedagogic internship
Cooperating teacher
Shared pedagogical practice
Reflexive practice
description Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-04-28T14:36:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/1454
url http://hdl.handle.net/10400.2/1454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, Henriqueta Silva - O supervisor e o desenvolvimento de uma prática pedagógica partilhada [Em linha]. Funchal : [s.n.], 2009. 146, LXVI p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134999032627200