Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/captar.v4i1.13609 |
Resumo: | Tendo presente o papel dos Equipamentos para a Educação Ambiental (EqEA) no campo da Educação Ambiental (EA) não formal, pretendeu-se diagnosticar iniciativas desenvolvidas por EqEA no distrito de Lisboa. Estas iniciativas foram observadas à luz dos modelos/correntes genéricos de EA e do critério “impacto social”, considerando os elementos-recursos de um EqEA (instalações; recursos metodológicos; recursos humanos; sistema de avaliação, projeto educativo) e os níveis de integração de aspetos socioculturais nos projetos educativos. Deteta-se uma prevalência por práticas de EA com tendência conservacionista/naturalista e atitudinal/comportamental, centrados em temáticas como conservação da natureza/biodiversidade, poluição, alterações climáticas e resíduos urbanos em detrimento de outras práticas de modelos bioregionalistas e sociocríticos. Nestes, as temáticas envolvem mais as questões sociais, a qualidade de vida, a própria atividade económica, a nossa relação com a natureza, num equilíbrio/sustentabilidade socioambiental local, regional e global. |
id |
RCAP_768ca8b3c3f2d973c1e88d6c7a416794 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/13609 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativosTendo presente o papel dos Equipamentos para a Educação Ambiental (EqEA) no campo da Educação Ambiental (EA) não formal, pretendeu-se diagnosticar iniciativas desenvolvidas por EqEA no distrito de Lisboa. Estas iniciativas foram observadas à luz dos modelos/correntes genéricos de EA e do critério “impacto social”, considerando os elementos-recursos de um EqEA (instalações; recursos metodológicos; recursos humanos; sistema de avaliação, projeto educativo) e os níveis de integração de aspetos socioculturais nos projetos educativos. Deteta-se uma prevalência por práticas de EA com tendência conservacionista/naturalista e atitudinal/comportamental, centrados em temáticas como conservação da natureza/biodiversidade, poluição, alterações climáticas e resíduos urbanos em detrimento de outras práticas de modelos bioregionalistas e sociocríticos. Nestes, as temáticas envolvem mais as questões sociais, a qualidade de vida, a própria atividade económica, a nossa relação com a natureza, num equilíbrio/sustentabilidade socioambiental local, regional e global.Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2013-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v4i1.13609oai:proa.ua.pt:article/13609Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 4 No 1 (2013); 72-91Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 4 n.º 1 (2013); 72-911647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13609https://doi.org/10.34624/captar.v4i1.13609https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13609/9129https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, JoséCarvalho, SaraMeira-Cartea, Pablo A.Azeiteiro, Ulisses Miranda2022-09-05T12:32:59Zoai:proa.ua.pt:article/13609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:27.518462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos |
title |
Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos |
spellingShingle |
Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos Alves, José |
title_short |
Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos |
title_full |
Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos |
title_fullStr |
Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos |
title_full_unstemmed |
Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos |
title_sort |
Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos |
author |
Alves, José |
author_facet |
Alves, José Carvalho, Sara Meira-Cartea, Pablo A. Azeiteiro, Ulisses Miranda |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Sara Meira-Cartea, Pablo A. Azeiteiro, Ulisses Miranda |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, José Carvalho, Sara Meira-Cartea, Pablo A. Azeiteiro, Ulisses Miranda |
description |
Tendo presente o papel dos Equipamentos para a Educação Ambiental (EqEA) no campo da Educação Ambiental (EA) não formal, pretendeu-se diagnosticar iniciativas desenvolvidas por EqEA no distrito de Lisboa. Estas iniciativas foram observadas à luz dos modelos/correntes genéricos de EA e do critério “impacto social”, considerando os elementos-recursos de um EqEA (instalações; recursos metodológicos; recursos humanos; sistema de avaliação, projeto educativo) e os níveis de integração de aspetos socioculturais nos projetos educativos. Deteta-se uma prevalência por práticas de EA com tendência conservacionista/naturalista e atitudinal/comportamental, centrados em temáticas como conservação da natureza/biodiversidade, poluição, alterações climáticas e resíduos urbanos em detrimento de outras práticas de modelos bioregionalistas e sociocríticos. Nestes, as temáticas envolvem mais as questões sociais, a qualidade de vida, a própria atividade económica, a nossa relação com a natureza, num equilíbrio/sustentabilidade socioambiental local, regional e global. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/captar.v4i1.13609 oai:proa.ua.pt:article/13609 |
url |
https://doi.org/10.34624/captar.v4i1.13609 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/13609 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13609 https://doi.org/10.34624/captar.v4i1.13609 https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13609/9129 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 4 No 1 (2013); 72-91 Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 4 n.º 1 (2013); 72-91 1647-323X reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129875082117120 |