Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, José
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Carvalho, Sara, Meira-Cartea, Pablo A., Azeiteiro, Ulisses Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/captar.v4i1.13609
Resumo: Tendo presente o papel dos Equipamentos para a Educação Ambiental (EqEA) no campo da Educação Ambiental (EA) não formal, pretendeu-se diagnosticar iniciativas desenvolvidas por EqEA no distrito de Lisboa. Estas iniciativas foram observadas à luz dos modelos/correntes genéricos de EA e do critério “impacto social”, considerando os elementos-recursos de um EqEA (instalações; recursos metodológicos; recursos humanos; sistema de avaliação, projeto educativo) e os níveis de integração de aspetos socioculturais nos projetos educativos. Deteta-se uma prevalência por práticas de EA com tendência conservacionista/naturalista e atitudinal/comportamental, centrados em temáticas como conservação da natureza/biodiversidade, poluição, alterações climáticas e resíduos urbanos em detrimento de outras práticas de modelos bioregionalistas e sociocríticos. Nestes, as temáticas envolvem mais as questões sociais, a qualidade de vida, a própria atividade económica, a nossa relação com a natureza, num equilíbrio/sustentabilidade socioambiental local, regional e global.
id RCAP_768ca8b3c3f2d973c1e88d6c7a416794
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/13609
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativosTendo presente o papel dos Equipamentos para a Educação Ambiental (EqEA) no campo da Educação Ambiental (EA) não formal, pretendeu-se diagnosticar iniciativas desenvolvidas por EqEA no distrito de Lisboa. Estas iniciativas foram observadas à luz dos modelos/correntes genéricos de EA e do critério “impacto social”, considerando os elementos-recursos de um EqEA (instalações; recursos metodológicos; recursos humanos; sistema de avaliação, projeto educativo) e os níveis de integração de aspetos socioculturais nos projetos educativos. Deteta-se uma prevalência por práticas de EA com tendência conservacionista/naturalista e atitudinal/comportamental, centrados em temáticas como conservação da natureza/biodiversidade, poluição, alterações climáticas e resíduos urbanos em detrimento de outras práticas de modelos bioregionalistas e sociocríticos. Nestes, as temáticas envolvem mais as questões sociais, a qualidade de vida, a própria atividade económica, a nossa relação com a natureza, num equilíbrio/sustentabilidade socioambiental local, regional e global.Revista Captar: Ciência e Ambiente para TodosRevista Captar: Ciência e Ambiente para Todos2013-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/captar.v4i1.13609oai:proa.ua.pt:article/13609Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 4 No 1 (2013); 72-91Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 4 n.º 1 (2013); 72-911647-323Xreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13609https://doi.org/10.34624/captar.v4i1.13609https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13609/9129https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, JoséCarvalho, SaraMeira-Cartea, Pablo A.Azeiteiro, Ulisses Miranda2022-09-05T12:32:59Zoai:proa.ua.pt:article/13609Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:00:27.518462Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos
title Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos
spellingShingle Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos
Alves, José
title_short Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos
title_full Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos
title_fullStr Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos
title_full_unstemmed Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos
title_sort Diagnóstico sobre equipamentos para a Educação ambiental no Distrito de Lisboa. Aspectos biofísicos e socioculturais nos Projetos educativos
author Alves, José
author_facet Alves, José
Carvalho, Sara
Meira-Cartea, Pablo A.
Azeiteiro, Ulisses Miranda
author_role author
author2 Carvalho, Sara
Meira-Cartea, Pablo A.
Azeiteiro, Ulisses Miranda
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, José
Carvalho, Sara
Meira-Cartea, Pablo A.
Azeiteiro, Ulisses Miranda
description Tendo presente o papel dos Equipamentos para a Educação Ambiental (EqEA) no campo da Educação Ambiental (EA) não formal, pretendeu-se diagnosticar iniciativas desenvolvidas por EqEA no distrito de Lisboa. Estas iniciativas foram observadas à luz dos modelos/correntes genéricos de EA e do critério “impacto social”, considerando os elementos-recursos de um EqEA (instalações; recursos metodológicos; recursos humanos; sistema de avaliação, projeto educativo) e os níveis de integração de aspetos socioculturais nos projetos educativos. Deteta-se uma prevalência por práticas de EA com tendência conservacionista/naturalista e atitudinal/comportamental, centrados em temáticas como conservação da natureza/biodiversidade, poluição, alterações climáticas e resíduos urbanos em detrimento de outras práticas de modelos bioregionalistas e sociocríticos. Nestes, as temáticas envolvem mais as questões sociais, a qualidade de vida, a própria atividade económica, a nossa relação com a natureza, num equilíbrio/sustentabilidade socioambiental local, regional e global.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/captar.v4i1.13609
oai:proa.ua.pt:article/13609
url https://doi.org/10.34624/captar.v4i1.13609
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/13609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13609
https://doi.org/10.34624/captar.v4i1.13609
https://proa.ua.pt/index.php/captar/article/view/13609/9129
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
publisher.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; Vol 4 No 1 (2013); 72-91
Revista Captar: Ciência e Ambiente para Todos; vol. 4 n.º 1 (2013); 72-91
1647-323X
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129875082117120