Entre fotografia e cinema: o papel da imagem-arquivo fotográfica no cinema de não-ficção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/118072 |
Resumo: | Esta dissertação aborda diferentes estratégias cinematográficas de reutilização de imagens-arquivo fotográficas no cinema de não-ficção, procurando perceber de que forma estas transformam as fotografias pré-existentes e afetam a perceção do seu estatuto documental. O trabalho baseia-se numa revisão da literatura sobre a relação entre fotografia e cinema, e sobre a reutilização de imagens de arquivo no cinema, aqui aplicada ao uso de materiais fotográficos, tendo em vista identificar conceitos teóricos relevantes para a análise de três casos de estudo: Luz Obscura de Susana Sousa Dias, Sob Céus Estranhos, de Daniel Blaufuks e Ascent, de Fiona Tan. |
id |
RCAP_76904b6b3e48b5f5d8e641823c3a3d5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/118072 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entre fotografia e cinema: o papel da imagem-arquivo fotográfica no cinema de não-ficçãoFotografiaCinemaImagemArquivoMemóriaTempoMovimentoPhotographyCinemaArchiveMemoryTimeMovementDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoEsta dissertação aborda diferentes estratégias cinematográficas de reutilização de imagens-arquivo fotográficas no cinema de não-ficção, procurando perceber de que forma estas transformam as fotografias pré-existentes e afetam a perceção do seu estatuto documental. O trabalho baseia-se numa revisão da literatura sobre a relação entre fotografia e cinema, e sobre a reutilização de imagens de arquivo no cinema, aqui aplicada ao uso de materiais fotográficos, tendo em vista identificar conceitos teóricos relevantes para a análise de três casos de estudo: Luz Obscura de Susana Sousa Dias, Sob Céus Estranhos, de Daniel Blaufuks e Ascent, de Fiona Tan.This dissertation addresses different cinematographic strategies for the reuse of photographic archival images in non-fiction cinema, in order to understand how these transform pre-existing photographs and affect the perception of their documentary status. This work is based on a literary review on the relationship between photography and cinema, and on the reuse of archival images in cinema, applied here to the use of photographic materials, in order to identify relevant theoretical concepts for the analysis of three case studies: Luz Obscura by Susana Sousa Dias, Sob Céus Estranhos by Daniel Blaufuks and Ascent by Fiona Tan.Godinho, Maria MargaridaFlores, Maria TeresaRUNFilipe, Joana Sofia Teixeira Olhero Gonçalves2021-05-21T16:32:00Z2021-03-252020-05-202021-03-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/118072TID:202707792porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:01:05Zoai:run.unl.pt:10362/118072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:43:46.663011Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre fotografia e cinema: o papel da imagem-arquivo fotográfica no cinema de não-ficção |
title |
Entre fotografia e cinema: o papel da imagem-arquivo fotográfica no cinema de não-ficção |
spellingShingle |
Entre fotografia e cinema: o papel da imagem-arquivo fotográfica no cinema de não-ficção Filipe, Joana Sofia Teixeira Olhero Gonçalves Fotografia Cinema Imagem Arquivo Memória Tempo Movimento Photography Cinema Archive Memory Time Movement Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Entre fotografia e cinema: o papel da imagem-arquivo fotográfica no cinema de não-ficção |
title_full |
Entre fotografia e cinema: o papel da imagem-arquivo fotográfica no cinema de não-ficção |
title_fullStr |
Entre fotografia e cinema: o papel da imagem-arquivo fotográfica no cinema de não-ficção |
title_full_unstemmed |
Entre fotografia e cinema: o papel da imagem-arquivo fotográfica no cinema de não-ficção |
title_sort |
Entre fotografia e cinema: o papel da imagem-arquivo fotográfica no cinema de não-ficção |
author |
Filipe, Joana Sofia Teixeira Olhero Gonçalves |
author_facet |
Filipe, Joana Sofia Teixeira Olhero Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Godinho, Maria Margarida Flores, Maria Teresa RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipe, Joana Sofia Teixeira Olhero Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Cinema Imagem Arquivo Memória Tempo Movimento Photography Cinema Archive Memory Time Movement Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Fotografia Cinema Imagem Arquivo Memória Tempo Movimento Photography Cinema Archive Memory Time Movement Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Esta dissertação aborda diferentes estratégias cinematográficas de reutilização de imagens-arquivo fotográficas no cinema de não-ficção, procurando perceber de que forma estas transformam as fotografias pré-existentes e afetam a perceção do seu estatuto documental. O trabalho baseia-se numa revisão da literatura sobre a relação entre fotografia e cinema, e sobre a reutilização de imagens de arquivo no cinema, aqui aplicada ao uso de materiais fotográficos, tendo em vista identificar conceitos teóricos relevantes para a análise de três casos de estudo: Luz Obscura de Susana Sousa Dias, Sob Céus Estranhos, de Daniel Blaufuks e Ascent, de Fiona Tan. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-20 2021-05-21T16:32:00Z 2021-03-25 2021-03-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/118072 TID:202707792 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/118072 |
identifier_str_mv |
TID:202707792 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138046564630528 |