Gestão pública na acessibilidade do idoso ao sistema de transporte público coletivo urbano : uma avaliação na Rodoviária Central de Brasília, a capital do Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10388 |
Resumo: | O envelhecimento populacional é uma realidade. O Brasil será, em breve, o sexto país em número de idosos no mundo. Dentre as iniciativas do poder público para atendimento dessa população crescente, destaca-se a gestão do transporte público urbano, cuja demanda aumenta proporcionalmente ao número de idosos, que se deslocam diariamente a trabalho ou lazer. Esta dissertação propôs-se a analisar a acessibilidade dos usuários idosos ao Sistema de Transporte Público Coletivo Urbano no Terminal Rodoviário do Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal. Pesquisa de campo foi realizada nesse terminal, por onde circulam, diariamente, cerca de um milhão de pessoas. Foram escolhidos pontos de maior concentração de usuários do transporte público rodoviário urbano do Distrito Federal, e em horários de maior movimento. A pesquisa mostrou que, para os usuários idosos, os principais problemas de acessibilidade foram referentes à falta de informação, atitude nem sempre amistosa de motoristas e funcionários do Terminal Rodoviário e a infraestrutura do local. Tais aspectos permitiram concluir que as políticas públicas voltadas à acessibilidade do idoso têm sido muito tímidas, fazendo-se necessária a implementação de ações que possam contribuir para a melhoria das condições de acessibilidade dos usuários idosos de transporte público no Terminal Rodoviário do Plano Piloto. |
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Gestão pública na acessibilidade do idoso ao sistema de transporte público coletivo urbano : uma avaliação na Rodoviária Central de Brasília, a capital do BrasilMESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESASGESTÃOGESTÃO DE EMPRESASTERCEIRA IDADEACESSIBILIDADETRANSPORTES COLETIVOSIDOSOSBRASILMANAGEMENTBUSINESS MANAGEMENTOLD AGECOLLECTIVE TRANSPORTACCESSIBILITYELDERLYBRAZILO envelhecimento populacional é uma realidade. O Brasil será, em breve, o sexto país em número de idosos no mundo. Dentre as iniciativas do poder público para atendimento dessa população crescente, destaca-se a gestão do transporte público urbano, cuja demanda aumenta proporcionalmente ao número de idosos, que se deslocam diariamente a trabalho ou lazer. Esta dissertação propôs-se a analisar a acessibilidade dos usuários idosos ao Sistema de Transporte Público Coletivo Urbano no Terminal Rodoviário do Plano Piloto de Brasília, Distrito Federal. Pesquisa de campo foi realizada nesse terminal, por onde circulam, diariamente, cerca de um milhão de pessoas. Foram escolhidos pontos de maior concentração de usuários do transporte público rodoviário urbano do Distrito Federal, e em horários de maior movimento. A pesquisa mostrou que, para os usuários idosos, os principais problemas de acessibilidade foram referentes à falta de informação, atitude nem sempre amistosa de motoristas e funcionários do Terminal Rodoviário e a infraestrutura do local. Tais aspectos permitiram concluir que as políticas públicas voltadas à acessibilidade do idoso têm sido muito tímidas, fazendo-se necessária a implementação de ações que possam contribuir para a melhoria das condições de acessibilidade dos usuários idosos de transporte público no Terminal Rodoviário do Plano Piloto.Population aging is a reality. Brazil will soon be the sixth country in number of elderlies in the world. Among the initiatives of the public agencies to serve this growing population, we highlight the management of urban public transport, whose demand increases proportionally to the number of elderlies, who commute for work or leisure. This dissertation aimed to analyze the accessibility of elderly users to the Urban Collective Public Transport System at the ‘Plano Piloto’ Bus Terminal in Brasília, Federal District. A field research was conducted at this terminal, where about one million people circulate daily. Were chosen points of greater concentration of users of urban road public transport of the Federal District, and at busy times. The survey showed that, for elderly users, the main accessibility problems were related to the lack of information, not always friendly attitude of drivers and employees of the bus station and the infrastructure of the site. These aspects led to the conclusion that public policies aimed at accessibility for the elderly have been very timid, and it is necessary to implement actions that can contribute to the improvement of accessibility conditions for elderly users of public transport at the Plano Piloto Bus Terminal.2020-08-06T10:50:25Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10388TID:202503577porSilva, Carlos Augusto Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:11:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:55.220584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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