A emoção no design : educar para o uso da expressividade emocional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Jorge Cristiano Teixeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/16013
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e dá conta, quer da experiência profissional vivida na Prática Pedagógica Supervisionada iniciada em Setembro de 2012 na Escola Secundária Martins Sarmento, quer do estudo sobre o uso da expressividade emocional no design multimédia. Implementado na disciplina de Oficina de Multimédia B, do curso científico-humanístico de Artes Visuais, o estudo propõe, na unidade de ‘design’ desta disciplina, estratégias pedagógicas que contemplam a emoção como um dos seus atributos principais. Apresenta-se a emoção como desencadeadora da ação e fundamental para compreender as reais necessidades dos destinatários do design. Neste seguimento, propõe-se uma estratégia que, além de aproximar os alunos ao conceito do designer mediador entre a indústria e as expectativas do destinatário, contraria a visão que, não poucas vezes, apresenta o designer como um “criador de necessidades”, um técnico, ou um criador de produtos desprovidos de emoções. Pretende-se promover o design como a área criativa que concilia a arte, ciência e técnica e onde as vertentes técnicas e funcionais alternam-se com a profundidade do sentir artístico. O plano permite aos alunos não só aprenderem os mecanismos pelos quais a emoção tem um papel crítico na percepção das formas, como também permite o desenvolvimento de estratégias de aplicação das emoções na criação de obras de design. De forma a implementar esta estratégia pedagógica, foi proposto aos alunos um mesmo projeto implementado e operacionalizado sobre duas metodologias diferentes. A primeira, coerente com a metodologia normalmente proposta pela escola, e uma segunda que inseriu metodologicamente as emoções no processo criativo. No final, comparam-se e analisam-se os resultados e apresentam-se as conclusões da sua aplicação.
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